CineSolarzinho

Exibição de Curtas CineSolarzinho no Senac Campinas

Atividade encerrada

Exibição de Filmes e Curtas CineSolarzinho

O evento é em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. A 4ª edição do CineSolarzinho é viabilizada pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com apoio do Senac Campinas e do Programa Ecofalante Universidades, e é realizada pela Brazucah Produções, pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

O evento é gratuito e aberto ao público em geral sem necessidade de inscrição. Pipoca de graça e visita ao furgão do CineSolar.

Neste Circuito do CineSolarzinho, a curadoria foi realizada por Luiza Lins, idealizadora e realizadora da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Os curtas-metragens abordam temas como os princípios do cooperativismo, solidariedade, união, coletividade, inclusão, diversidade e sustentabilidade, que garantem muita diversão e reflexão para as crianças e para toda a família!

Através do Senac Campinas e do Programa Ecofalante Universidades, a mostra visa sensibilizar e conscientizar o público sobre as questões ambientais urgentes, através da linguagem cinematográfica. A seleção de curtas-metragens e de filmes apresenta variedade de tópicos relacionados ao meio ambiente como conservação da natureza, povos indígenas, água, entre outros.

1ª Sessão: 19:00

O Caminho dos Gigantes – Direção: Alois Di Leo, Animação, Brasil/2016 – 12 min. Uma busca poética pela razão e o propósito da vida. Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá, uma menina indígena de seis anos, vai desafiar seu destino e entender o ciclo da vida. O filme explora as forças da natureza e a nossa conexão com a terra e seus elementos. Povos tradicionais. ODS 11 e 15

Volume Vivo – De onde vem a água? – Direção: Caio Silva Ferraz – 23 minutos O filme mostra como o uso e a ocupação do solo no Brasil, marcados fortemente pelo desmatamento, não consideram os biomas locais e seus serviços ecossistêmicos. Por meio de entrevistas com especialistas, o documentário explica como o ritmo da água vem se alterando e impactando os ciclos de chuvas locais e a fixação da água no continente. ODS 6, 7 e 13.

Meu nome é Maalum – Direção: Luísa Copetti, Animação, Brasil/2021 – 8 min. Maalum é uma menina negra brasileira que nasce e cresce em um lar rodeado de amor e de referências afrocentradas. Logo que sai do seio de sua casa, ela se depara com os desafios impostos pelos discursos e pelas práticas de uma sociedade racista. Assim que chega na escola, todos riem dela. Maalum não entende o porquê e, com ajuda da sua família, vai descobrir o significado do seu nome e transformar a tristeza em orgulho por sua ancestralidade. ODS 16

2ª Sessão: 20:00

Napo – Direção: Gustavo Ribeiro – PR – Animação/2020 – 16 min João, incapaz de entender a doença que leva seu avô entre estados passados e presentes, tropeça em um velho álbum cheio de fotografias e deixa as imagens guiarem sua imaginação, transformando as memórias de seu avô em interpretações desenhadas. Desenhos que moldam seu relacionamento em uma história de lembrança e construção de memória.

Verde Chorume – Direção: Roberta Bonoldi – Brasil/2015 – 12 minutos Um dia que começa com o comércio numa rua popular e termina num aterro não muito longe dali. Vendedores, carroceiros, consumidores e garis são alguns dos agentes da epopeia que acontece entre o consumo e o descarte. ODS 12

Batchan – Direção: Ester Harumi Kawai – SP – Animação/2020 – 5min21s “Como você descreveria uma voz… que nunca foi ouvida?”. Baseado na vida da autora, Batchan conta a história tocante de uma garotinha nipo-brasileira que tenta aprender a conversar com sua avó surda.

Fábula de Vó Ita – Direção: Joyce Prado e Thallita Oshiro – SP – Ficção/2016 – 5 min Gisa tem um cabelo cheio de vida e personalidade, mas seus colegas da escola vivem debochando dela por conta disso. Nesta fábula de fantasia e realidade contada entre panos e tecidos, Vó Ita envolve sua netinha Gisele para lhe mostrar a beleza das diferenças e o valor de sua própria identidade.

Sobre:

CINESOLAR – Saiba mais acessando: CineSolar

Lançado pela Brazucah Produções, há 11 anos o CineSolar transforma espaços públicos e abertos em salas de cinema e já realizou cerca de 2300 sessões (com exibição de 220 filmes) e 690 oficinas para 341 mil pessoas de 700 cidades, de 23 estados e do Distrito Federal. O projeto, que cumpre 10 dos 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), já percorreu – com seus furgões Mahura e Tupã – mais de 302 mil quilômetros pelo país e atua com o objetivo de democratizar o acesso às produções audiovisuais (principalmente as nacionais), promover ações e práticas sustentáveis, a inclusão social e difundir a tecnologia da geração de energia solar. O CineSolar integra a Solar World Cinema, uma rede internacional de cinemas itinerantes movidos a energia solar, conta com o patrocínio institucional da Mercedes-Benz – Cars & Vans Brasil, patrocínio solar da Clarios – com a bateria Heliar e a Freedom Estacionária e parceria solar da EnergySeg Engenharia. O projeto também promove ações em conjunto com a Unesco Representação Brasil e a Unipaz (Universidade Internacional da Paz), e realiza compensação de carbono em parceria com a Ecooar (262 árvores já foram plantadas em área de manancial, em Garça/SP).

Sobre o furgão – Uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz, é o protagonista responsável pela magia do CineSolarzinho, que é a versão infantil do CineSolar. O veículo é adaptado com as placas fotovoltaicas no teto e carrega todo o cinema: as cadeiras e banquetas, os sistemas de conversão de energia e armazenamento, de som e projeção, incluindo a tela. Suas luzes coloridas, a decoração de material reciclado e os objetos com princípios de magnetismo e eletricidade (laser e bola de plasma) ensinam, de forma lúdica, como a luz do sol se transforma em energia elétrica.

ECOFALANTE – Saiba mais acessando: Plataforma Ecofalante

O Programa Ecofalante Universidades é uma parceria com universidades iniciada em 2013, com filmes e debates em campi da Capital e do interior paulista. A partir do interesse de professores das instituições, a Ecofalante firma um convênio com a Universidade e auxilia diferentes projetos a serem realizados. Os filmes disponíveis para esse trabalho estão organizados a partir das ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A Ecofalante acredita na importância do trabalho de disseminação da informação que esses filmes tão atuais e pertinentes podem trazer a instituições formativas.

Programa Ecoeficência do Senac São Paulo – Clique aqui e conheça o programa

O programa está presente em toda a rede Senac com a finalidade de evidenciar a importância da preservação ambiental, desenvolvendo ações de educação ambiental e sustentabilidade. Assim, sensibiliza as comunidades interna e externa sobre o tema, ajuda a instituição a atender à legislação do setor e contribui para construir um mundo melhor para você, toda a sociedade e as gerações futuras. O Programa Ecoeficiência, criado em 2002, e o Sistema Senac de Gestão Ambiental (SGA), que surgiu em 2005, guiam toda nossa rede de ensino na implementação, realização e certificação das atividades de ecoeficiência e de gestão ambiental. As ações ligadas ao programa permeiam assuntos como resíduos, recursos naturais, sustentabilidade, alimentação saudável, biodiversidade, consumo consciente, mudanças climáticas, eficiência energética, entre outros, e fazem parte do dia a dia das unidades.

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *