Casa Aberta Senac

Casa Aberta Senac

  • Data: | às
  • Local do evento: Senac Nações Unidas
  • Endereço: Av. Engenheiro Eusébio Stevaux, 823 - Santo Amaro - Santo Amaro - São Paulo - SP, 04696-000
  • Ticket: gratuito
  • Inclua o evento no seu calendário
Atividade encerrada

Programação Casa Aberta – Senac Nações Unidas

Atividade cujo objetivo é trabalhar os conceitos de matemática financeira como regime de capitalização, sistemas de amortização e educação financeira, por meio de um desafio baseado na construção de um plano de negócios por meio de suas estratégias.

Um jogo de aventura e suspense em que os participantes precisam desvendar uma série de enigmas e quebra cabeças para escapar de um ambiente fechado dentro de um tempo limitado de 30 minutos. Os jogadores devem trabalhar em equipe utilizando raciocínio lógico, observando detalhes e pistas para avançar no jogo, as dinâmicas do jogo acontecem interações com temas assoados da empreendedorismo e finanças.

Marketing de experiência é uma estratégia que busca criar interações intensamente envolventes entre marcas e consumidores, usando emoções para atrair, engajar e fidelizar clientes. Essa abordagem se concentra em criar estímulos que geram respostas emocionais positivas durante a visitação, tornando a experiência memorável. No contexto educacional, isso se traduz em mostrar de forma impactante o que nossos alunos estudam e desenvolvem nas aulas, integrando todas as áreas do conhecimento. A oficina terá como objetivo trazer habilidades e estratégias para criar experiências envolventes e memoráveis para o público, focando na integração emocional e no engajamento.

A atividade consiste na exibição do Doc-Estudo, produzido em parceria com a SOS Mata Atlântica, seguido de um debate conduzido pelos estudantes. O documentário aborda a preservação e os impactos ambientais na Mata Atlântica, incluindo a regeneração e a presença desse bioma no campus do Senac. Após assistir ao documentário, os alunos e a comunidade local participará de um debate sobre os temas abordados, discutindo questões contemporâneas relacionadas à conservação ambiental. A atividade visa ampliar o repertório cultural dos estudantes e comunidade, desenvolver o senso crítico e promover discussões coletivas, conectando conceitos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

São propostas seis estações de trabalho, idealizadas no formato de circuito, nas quais cada estação vai articular uma atividade para contextualizar com os pilares da sustentabilidade: 5 “R’s “, repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

Nessa oficina, vamos aprender a programar e usar o raciocínio lógico utilizando robôs virtuais em uma corrida contra o tempo.

Será uma oficina onde os participantes poderão vivenciar uma experiência imersiva de compra no metaverso.
Com o avanço das tecnologias digitais, a administração e o metaverso estão cada vez mais conectados. As empresas estão explorando esse espaço virtual interativo para criar experiências imersivas de marca, eventos e lojas digitais, alcançando novos públicos e inovando na jornada do cliente. Além disso, o metaverso oferece insights valiosos para decisões estratégicas e personalizadas.
Essa transformação exige que a administração adote novas habilidades e abordagens para aproveitar ao máximo as oportunidades e enfrentar os desafios dessas

Demonstrar quais são as atribuições do profissional que trabalha com suporte técnico de TI em empresas e ou como empreendedor.

Despertar o interesse pela ciência e astronomia por meio da construção de foguetes de papel.

Interação com painel de Internet das Coisas

Na oficina “Cabo de Guerra de Robôs com LEGO”, os participantes vão construir e programar robôs usando kits LEGO, como o LEGO  SPIKE Prime. Primeiro, cada equipe monta seu robô, pensando em como deixá-lo forte e equilibrado. Depois, programam o robô para puxar o adversário numa competição de cabo de guerra. Na competição, dois robôs se enfrentam, e o objetivo é puxar o outro para além de uma linha central. A oficina é divertida e ensina conceitos de robótica, incentivando o trabalho em equipe e a criatividade.

Cada grupo receberá postites que representarão valores em dinheiro específicos para cada classe, representando uma quantidade desigual de recursos, que os participantes deverão distribuir entre as principais necessidades e direitos sociais (educação, saúde, cultura, transporte, saneamento, lazer, etc). Na segunda etapa da oficina, os grupos organizam-se em uma pirâmide social, representando a estrutura hierárquica da sociedade, onde a classe alta ocupa o topo, a classe média fica no meio e a classe baixa na base. Essa configuração inicial serve como ponto de partida para a dinâmica, onde os participantes terão que lidar com a distribuição desigual de recursos para enfrentar desafios que serão postos pelos docentes e investir neles para a sua sobrevivência e na busca de uma vida satisfatória. Durante a atividade, são distribuídos “cartões de benefícios e desvantagens como “Acesso à saúde”, “Educação de qualidade”, “Desemprego” e “Moradia precária”, que os grupos podem adquirir ou evitar conforme seus recursos disponíveis. Além disso, os facilitadores introduzem cenários hipotéticos, como crises econômicas ou novas políticas sociais, incentivando uma reflexão sobre as realidades distintas vivenciadas pelas classes.

Apresentar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS’s) forma lúdica através de um jogo e debater o assunto.

Atividade prática de animação, onde qualquer pessoa poderá entender e fazer os princípios fundamentais da animação, compreendendo de forma fácil como criar movimento com desenhos. Será desenvolvida em laboratório de informática com software de animação ANIMATE. Simulado simples do primeiro dia de aula no curso de animação que os próprios alunos recebem no segundo ano.

Nesta oficina, vamos explorar a criação de histórias de forma prática e interativa. Começaremos com uma provocação: “Somos todos contadores de histórias?”. A partir dessa ideia, os participantes trabalharão juntos para criar uma história coletiva guiada pelos temas propostos, inovação, sustentabilidade e empreendedorismo.

Demonstração de trabalho desenvolvidas pelos alunos do EMED utilizando atitude empreendedora e inovação.

Os participantes descobrem outras possibilidades da Educação Física. As competências e habilidades que trabalhamos nas aulas de linguagens seguem as recomendações da BNCC e se diferenciam ganhando destaque em relação ao que estávamos habituados da tradicional Educação Física. Nesta oficina de forma divertida e simples os participantes vivenciam o corpo através das expressões e linguagem corporal ampliando a autopercepção.

Bate papo interativo sobre a proposta do EMED.