O Casa Aberta Senac é um evento gratuito para você explorar todo o universo de possibilidades profissionais que o Senac oferece. Abrimos as portas de nossas 63 unidades para um dia repleto de atividades inspiradoras, que vão desde workshops, palestras, atendimentos até oficinas, jogos e apresentações artísticas. Participe!
Descubra uma forma divertida e empolgante de aprender Ciências! Participe da nossa oficina e construa seu próprio foguete de papel, desafiando a gravidade e explorando os princípios físicos na prática. Surpreenda-se com a ciência por trás dos foguetes e confira até onde o seu pode chegar.
Local: Acadêmico 2 | Sala G305
Vivencie experiências imersivas com realidade virtual e descubra
como a tecnologia pode expandir os sentidos e a imaginação.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 339
Vamos aprender a programa e usar o raciocínio lógico utilizando robôs virtuais em uma corrida contra o tempo.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 341
Uma oficina prática e divertida onde exploramos conceitos de eletricidade e robótica montando circuitos simples e robôs criativos com materiais acessíveis.
Os participantes irão aprender a produzir sabonete líquido esfoliante, aliado ao bem-estar e à consciência ambiental.
Local: Acadêmico 1 | Salas: C133 e C135
Atividades de marketing sensorial, ligação cognitiva com marcas trabalhadas em Branding.
Local: Acadêmico 1 | Salas: A 214
A oficina propõe a fusão entre canto coral e percussão corporal.
Local: Acadêmico 1 | Sala C256
Desenvolver o raciocínio lógico, a resolução de problemas e o trabalho em equipe por meio de uma dinâmica estilo escape room em conjunto com uma caça ao tesouro com desafios matemáticos contextualizados.
Local: Acadêmico 1 | Sala C 137
Participantes desenvolverão um projeto de fichário ou álbum, do início ao fim, desde a criação do projeto, até a montagem e finalização.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 307
A oficina propõe a criação de personagens de papel, conhecidos como paper toys, personalizados a partir de modelos-base que serão ilustrados, dobrados, cortados e montados pelos próprios participantes.
A atividade envolverá uma introdução ao universo dos paper toys, apresentação de referências visuais, explicação técnica dos modelos e etapas práticas de criação.
Local: Acadêmico 2 | Sala G308
A oficina “Luz, Ciência e Proteção ao Câncer de Pele” tem como objetivo conscientizar o público sobre a prevenção ao câncer de pele, por meio de um circuito com seis estações interativas. As atividades abordarão temas como a relação entre cultura e exposição solar, conceitos de luz e radiação, funcionamento dos protetores solares e o significado do FPS. A proposta integra saberes de Química, Física e Biologia, promovendo a educação científica de forma dinâmica e acessível.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 338
Proporcionar aos participantes uma compreensão prática e integrada das ciências naturais aplicadas à investigação criminal, por meio de experimentos laboratoriais que simulam cenários reais de perícia.
Local: Acadêmico 1 | Laboratório de Química | Sala C 135
Mostrar aos participantes como algumas ilusões são criadas, misturando imagens estáticas de maneira que o cérebro as perceba como movimento.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 328
Oficina de imersão na língua inglesa, oportunizando a revisão de
conteúdos estudados de forma lúdica através de brincadeiras.
Local: Acadêmico 2 | Sala H 321 e H 323
Todos os participantes terão instrumentos na oficina, que apresentará ritmos populares brasileiros, como samba, forró e côco. A atividade incluirá uma breve introdução histórica, demonstrações práticas e momentos para os participantes experimentarem e tocarem os diferentes ritmos.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 329
Desenvolvimento de velas aromáticas livres de derivados de parafina, à base de alecrim, gerânio, lavanda e lemon pepper, com o intuito de auxiliar pessoas em quadros psicossomáticos.
Local: acadêmico 1 | Sala C131
A Simulação da ONU – Conselho de Segurança terá como tema “Regulamentação do uso de Inteligência Artificial em contextos de guerra” e contará com a participação de 15 países-membros, representados em duplas, totalizando 30 estudantes como delegados.
A dinâmica será conduzida nos moldes reais de uma sessão do Conselho de Segurança da ONU, com abertura oficial, discursos iniciais, blocos de negociação e elaboração de resoluções. O objetivo é promover a vivência diplomática, o debate crítico e a reflexão sobre os impactos da Inteligência Artificial em conflitos armados, dentro de um ambiente educativo e colaborativo.
A oficina visa compreender a história e a diversidade nordestina considerando os discursos plurais que constroem um imaginário discursivo sobre o Nordeste e sua relação com São Paulo, em específico, enquanto proporciona acesso a produções canônicas literárias das culturas populares nordestinas, da experimentação do processo da produção da xilogravura, da recriação literária em diálogo com as identidades dos estudantes.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 336 e I 342
É uma oficina colaborativa que convida a comunidade a explorar a moda como forma de expressão cultural, identidade periférica e valorização da ancestralidade afro-brasileira. Por meio da reutilização e customização de roupas, os participantes criam novas peças com significado, estimulando a criatividade, a sustentabilidade e o protagonismo juvenil em um ambiente coletivo, artístico e acolhedor.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 306
Um escape room virtual interativo no PowerPoint, com o tema imersivo “O Mistério da Pirâmide”.
Nele, os estudantes assumem o papel de arqueólogos presos em uma câmara secreta, e o desafio é escapar decifrando uma série de enigmas e quebra-cabeças que integram conceitos de matemática e lógica — habilidades cruciais para a área de Matemática e suas Tecnologias.
Local: Acadêmico 2 | Laboratório I 331
Nesta oficina, os participantes construirão seus próprios terrários — pequenos ecossistemas em recipientes de vidro. A atividade combina criatividade, consciência ambiental e noções de ecologia, permitindo que cada pessoa leve para casa uma “natureza de bolso” viva e personalizada.
Local: Acadêmico 1 | Laboratório C 132
Será uma versão pública das oficinas que realizamos semanalmente com estudantes do ensino médio, nas quais são exibidos filmes e discutidos temas relacionados aos dilemas da juventude. Durante o Casa Aberta, serão realizadas sessões abertas do cineclube, em horários pré-definidos — cada uma com exibição seguida de debate.
Os estudantes que participam da oficina colaborarão na curadoria de obras de curta e média-metragem e promoverão, após cada exibição, debates com o público, a partir de suas próprias percepções e reflexões sobre o cinema e a filosofia.
Local: Acadêmico 1 | Salas C 137 e C 139
Esta oficina prática ensinará os participantes a levitar fitas plásticas por meio da eletricidade estática. O desafio será mantê-las no ar pelo maior tempo possível. Divertida e educativa, a atividade ilustra princípios da física de forma lúdica e acessível.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 301
O objetivo desta oficina é discutir, por meio de um jogo de tabuleiro, os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável segundo a ONU.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 316
Ao confeccionar essa mandala, os participantes podem refletir criticamente sobre os conhecimentos ancestrais e contribuir para a desconstrução de narrativas coloniais que invisibilizam a complexidade e a riqueza cultural da América Antiga.
Local: Área externa – Praça 1
O cinema vai além de personagens e enredos. Vamos analisar algumas cenas icônicas de produções cinematográficas e perceber como o imaginário simbólico dentro das imagens e dos sons contribuem para os significados.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 345
Vivenciar jogos e brincadeiras de infância, objetivando a integração com os demais colegas e o divertimento.
Local: Quadra Interna 2
O objetivo é construir uma ponte com macarrão espaguete, utilizando uma quantidade específica de material, para ser posicionada sobre um vão determinado e capaz de sustentar uma carga.
A ponte que suportar a maior carga por um curto período de tempo será a vencedora.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 309
Estimular a escrita criativa e promover a reflexão sobre temas do universo adolescente.
Local: Acadêmico 2 | Sala I 343
Oficina investigativa e interativa em que os participantes assumem o papel de cientistas/detetives para solucionar um “crime escolar” usando experimentos científicos simples. As atividades envolvem identificação de impressões digitais, cromatografia, reações químicas com mudança de cor, liberação de gases e ilusões ópticas.
Local: Acadêmico 2 | Sala G 311
Oficina de karaokê somente com canções em língua inglesa, estimulando os participantes a praticarem sua pronúncia e fluência do idioma através da música.
Local: Acadêmico 2 | Sala J 473
A oficina tem como objetivo integrar os conhecimentos de Linguagens (Português) com as ferramentas de Multimídia, incentivando a criatividade dos estudantes na construção de narrativas que combinam texto e recursos visuais. A atividade abordará conceitos de escrita criativa, tipografia, psicologia das cores e elementos visuais, utilizando ferramentas como o Canva e o Photoshop.
Local: Acadêmico 1 | Laboratório A 105