Povos da Amazonia

Exposição Povos da Amazônia, guardiões do presente e do futuro

Sem necessidade de inscrição

Abertura da Exposição e Visita Guiada com o Artista Renato Soares

A Galeria do Senac Lapa Scipião abre 2025 com a exposição fotográfica “Povos da Amazônia, guardiões do presente e do futuro”, de Renato Soares, com curadoria de João Kulcsár.

A mostra, composta por 30 fotografias, revela a riqueza e a importância dos povos originários da Amazônia, destacando sua conexão profunda com a natureza e sua importância na construção do futuro. Com um olhar que reflete mais de 30 anos de convivência do fotógrafo com os indígenas, a exposição nos transporta para um universo único e fascinante, onde a fotografia resgata a cultura ancestral e preserva um dos maiores legados da humanidade.

Para marcar o início da exposição, convidamos você a participar da visita guiada no dia 04/02 às 19h, onde o próprio Renato Soares compartilhará sua experiência e os detalhes por trás de suas impressionantes imagens. A mostra fica em cartaz até 30 de abril de 2025. Não perca essa oportunidade de mergulhar na alma da Amazônia!

Sobre o artista

Soares iniciou sua carreira na fotografia em 1986 e, desde então, realiza viagens para retratar as diferentes formas de expressão cultural dos grupos étnicos brasileiros. A identificação com o universo indígena vem desde a infância e se consolidou logo nos primeiros contatos com tribos em áreas remotas do Amazonas, além da profunda amizade que manteve com o sertanista Orlando Villas Bôas.

Sua obra fotográfica já participou de mais de 30 exposições, entre elas “O Último Kuarup” – MASP/2006 e a mostra itinerante “A Última Viagem de Orlando Villas Bôas”, que percorreu 12 capitais brasileiras e a Caixa Cultural. Seu talento também é reconhecido no exterior.

Em 2025, Renato comemora 30 anos da sua exposição no Senac e o lançamento do seu primeiro livro, Krahô, os Filhos da Terra, de 1996, pela editora Senac. Depois vieram muitos outros, entre eles Pavilhão da Criatividade (1999), Sondagem na Alma do Povo – Acervo de Arte Popular Brasileira do Museu Edison Carneiro (2005, RJ), em parceria com Maureen Bisilliat; Mar de Minas (2008); Universo Amazônico (2012, SP); e Minas Além das Gerais (2012, MG).

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *