Rene Wakim
Paisagista e engenheiro agrônomo, Rene Wakim é conhecido como o “Veterinário do Mato” por suas habilidades de diagnosticar e cuidar das plantas com profundidade técnica e sensibilidade. À frente da Pólen Paisagismo, ele se destaca por aplicar técnicas agrícolas avançadas que fazem com que os jardins alcancem seu máximo potencial genético.
Especialista em solos e nutrição de plantas pela ESALQ-USP, Rene desenvolve experimentos próprios e já demonstrou, por exemplo, que a combinação de farinha de osso com bokashi aumenta significativamente o fósforo disponível no solo, favorecendo o crescimento saudável de algumas espécies vegetais.
Sua trajetória inclui uma temporada em Minnesota (EUA), onde trabalhou na Gertens Greenhouse & Garden Center, a maior produtora de flores do norte dos Estados Unidos. De volta ao Brasil, fundou a Pólen Paisagismo, empresa que há mais de 10 anos é referência no cuidado técnico com jardins. A sede da Pólen é chamada por ele de “Galeria do Agro”, um espaço interativo com exposições e experimentos que traduzem conceitos complexos da agronomia para o público geral. Um dos destaques é um baú de madeira esculpido e posicionado na entrada da sua sala, representando a Lei do Mínimo (ou Lei de Liebig) — um dos princípios mais importantes da nutrição vegetal.
Na Pólen, Rene lidera um verdadeiro esquadrão da nutrição vegetal. Todos os jardineiros passam por capacitações presenciais com certificação, assegurando atendimento técnico e especializado para os mais de 100 empreendimentos atendidos atualmente. Só em 2024, foram aplicadas mais de 51 toneladas de adubos e substratos, além de cerca de 120 mil litros de soluções nutritivas pulverizadas. Esse compromisso com a longevidade e beleza dos jardins também conquistou arquitetos que procuram um parceiro de confiança para implantar projetos paisagísticos. Para atendê-los com excelência, Rene criou o Arq.Agro, um núcleo exclusivo voltado à tradução dos projetos em jardins vigorosos, com garantia técnica no pós-plantio. “A ideia é transformar os desenhos em jardins perfeitos, usando a agricultura como aliada. Sem dores de cabeça, sem perdas – só resultados impecáveis”, afirma.