Espaço de Acessibilidade: celebrando a jornada rumo à inclusão – presencial Nessa roda de conversa, contaremos com a mediação de Paulo Venâncio e a participação dos convidados e convidadas Claudia Sofia, Carlos Alberto Santana, David Farias, Marcia de Oliveira e Ivan Sampaio, para discutir o direito e o acesso à educação e o papel da educação numa sociedade mais acessível e inclusiva.
Participe conosco!
Palestrantes
Ivanildo Sampaio
Atua como auxiliar de documentação técnica na Biblioteca do Senac Aclimação.
Graduado em Sistemas de Informação pela FIP – Faculdades Integradas Paulista, em Biblioteconomia e Ciência da Informação pela FESPSP – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo e Técnico em Massoterapia pelo Senac Aclimação.
Integra o Comitê de Voluntariado e Comitê de Inclusão e Diversidade no Senac Aclimação.
Cláudia Sofia Indalécio Pereira
Presidente do Grupo Brasil de Apoio à Pessoa Surdocega e com Deficiência Múltipla Sensorial. Coordenadora do curso de guia-intérprete e representante internacional da comunidade surdocega.
Márcia de Oliveira Freitas Ramalho de Sousa
Fluente em leitura e escrita braille, estou responsável pelo Setor Braille, na Biblioteca da Prefeitura de Santo André desde 2005.
Carlos Alberto Santana
Formação técnica em Massoterapia pela Oniki, de 2008 a 2009 e também pelo SENAC de 2017 a 2018. Atuo como massoterapeuta há 16 anos trabalhando para levar bem-estar e qualidade de vida às pessoas de quaisquer idades. Sou uma pessoa surdocega e utilizo principalmente a Libras Tátil para me comunicar, também utilizo o Sistema Braille para navegar nas redes sociais e informar-me do que acontece pelo mundo. Sou simpático e aberto para interagir socialmente.
David Farias Costa
Formado em Pedagogia, foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC) e campeão brasileiro na modalidade de Futebol de 5 em 1995. Entre 2011 e 2014, atuou no setor de Para Desporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo. De 2014 a 2018, trabalhou como professor no programa de aprendizagem do SENAC-SP. Atualmente, é responsável pela coordenação do programa de Educação Paralímpica do Comitê Paralímpico Brasileiro.
Mediador
Paulo César Bueno Venâncio
Bacharel em Direito e MBA em gestão empresarial, é docente de cursos na área de Tecnologias e Desenvolvimento Social no Senac Tatuapé, vice-presidente na ADEVIBEL (Associação dos Deficientes Visuais de Belo Horizonte), vice-presidente e instrutor de curso de Braille no CAIDI (Centro de Integração das Pessoas com deficiência de Itajubá), fundador da Frente Sulmineira de Inclusão das Pessoas com Deficiência. Fundador e presidente da ADEVALE (Associação das pessoas com Deficiência do Vale da Eletrônica).