Mesa Redonda – Saúde da Mama: Prevenção e Diagnóstico Ao compartilhar informações e promover a conscientização da população sobre o câncer de mama, podemos assegurar que o autoconhecimento, prevenção, a mamografia e o diagnóstico precoce tornam-se ferramentas indispensáveis para o aumento de chances de cura e a redução da mortalidade. Segundo o Instituto Nacional de Câncer – INCA, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, sendo o segundo tipo mais frequente no mundo, a estimativa no Brasil para cada ano do biênio de 2020-2022, é de 66.280 novos casos de câncer de mama, com um risco estimado de 43,74 casos a cada 100 mil mulheres(INCA,2019a).
Nesta mesa redonda, os profissionais convidados falarão sobre Prevenção e Diagnóstico e haverá espaço para perguntas e respostas.
Palestrantes
Evelin de Moraes Scarelli
Fisioterapeuta, coordenadora de projetos e voluntariado no Oncoguia, ONG de apoio, informação e defesa de direitos dos pacientes com câncer.Diagnosticada com câncer de mama aos 23 anos e autora dos Blogs Lenço cor de rosa e Minha vida pós-câncer, se tornou uma das primeiras pacientes a falar abertamente sobre sua mutação de BRCA e os desafios como paciente mutada. Eleita pela Revista Veja “Paulistana nota 10”, premiada pela CIESP/FIESP como “Excelência Mulher”, Embaixadora Pfizer (Coletivo Pink) e eleita uma das “10 mulheres mais influentes” por sua cidade natal. Em 2022, recebeu o Prêmio de desenvolvimento pela Revista Ideias da Sul, Voto de júbilo pela Câmara Municipal de São Paulo e se tornou a única brasileira participante de um estudo global para mulheres mutadas para BRCA.
Angelina Helena Francisco
MBA Executivo em Gestão de Saúde. Enfermeira, especialização em Enfermagem Médico Cirúrgica. Administradora Hospitalar e Serviços de Saúde. Diretora da Clínica CRYA.
Dr.ª Maria Isabela B. A. Caldas Sawada
Graduação em medicina (Universidade do Estado do RJ). Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (Hospital Universitário Pedro Ernesto, UERJ). Estágio em Mastologia (Hospital Pérola Byington). Título de especialista em Ginecologia, Obstetrícia e Mastologia (SBM, FEBRASGO, Associação Médica Brasileira). Certificado de área de atuação em mamografia (Colégio Brasileiro de Radiologia, FEBRASGO e SBM). MBA em Gestão Pública (FGV). Doutorado em Ciências da Saúde (Uninove). Atuou como Chefe da seção de lesão não-palpáveis (biópsias mamárias) no Hospital Pérola Byington até 07/2022. Chefe da Seção de Mastologia do Hospital de Força Aérea de São Paulo até 2019; Chefe da Divisão de Ensino e Pesquisa do Hospital de Força Aérea de São Paulo (2021). Co-autora do livro “Mamografia: posicionamento e controle de qualidade” (ed. Senac, 2021) e atualmente Chefe da Divisão Médica do Hospital de Força Aérea de São Paulo (Diretora Técnica).
Dr. Alexandre Jin Bok Audi Chang
Médico formado pela Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (USP) em 2007. Internato com equivalência na Harvard Medical School (HMS), Boston, em Clínica Médica no Brigham and Women´s Hospital. Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) Microcirurgia e Reconstrução Mamária no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP) Doutor em Ciências da Saúde pela Unversidade Nove de Julho em junho de 2021. Atualmente trabalha em seu consultório de Cirurgia Plástica em São Paulo.
Mediador
Daniela Rodrigues
Técnica em Radiologia Médica. Tecnóloga em Radiologia Médica. Pós-graduada: Docência no Ensino Superior, Pós-graduada: Gestão em qualidade em serviços de saúde e hospitalar, MamografiaDocência em ensino médio, técnico e superior na área da saúde, Tomografia e Ressonância Magnética Nuclear. Consultora Especialista – Senac São Paulo. Docente nos cursos: Técnico em Radiologia, Especialização Técnica em Mamografia, Cursos livres – Senac Tiradentes/SP. Experiência em Mamografia, Procedimentos Invasivos e Densitometria Óssea. Co-autora do livro Mamografia: posicionamento e controle de qualidade da Editora Senac São Paulo.
Links Relacionados