Novas formas de co-criar – abertura da exposição Aqui e Agora
Como fluir Metaverso e Arte Generativa?
A ideia inicial foi pautada na série Mycelium Studies, experimentos em Arte Generativa, desenvolvidos por meio do modelo reação-difusão, também conhecido como “padrões de Turing”, que permite simular uma série de fenômenos naturais.
A exposição conta com NFTs, publicados em 2021, na plataforma Hic Et Nunc, da blockchain Tezos. As imagens remetem ao Micélio, a massa vegetativa ramificada de um fungo ou colônia bacteriana, responsável por carregar nutrientes e pelos processos de simbiose com outras espécies.
As simulações orgânicas são geradas a partir de imagens sementes, representações simbólicas inspiradas na numerologia do livro Quadrivium. Entre elas estão: o número 4, representado pelo plano cartesiano, mais especificamente a cartografia; o número 5, que simboliza a vida, é representado por uma mão humana.
A interpretação livre desses números carregam o interesse pessoal do artista nas simbioses possíveis entre o orgânico e eletrônico, passado e futuro, objetividade e subjetividade.
A instalação é um videomapping imersivo que pretende fluir imagens e espaços.
A palestra ‘Novas formas de co-criar’ fará a abertura da exposição Aqui e Agora, que estará disponível no Senac Lapa Scipião até o dia 10/02/2023.
Nesta palestra, o artista descreve sua trajetória como designer, artista visual e tecnólogo. Depois introduz o tema da co-criação em diferentes aspectos: arte generativa e inteligência artificial; programação visual em tempo real; criação colaborativa no metaverso.
Ficha técnica da exposição
Artista: Marlus Araujo @sulram
Produção: Mauricio Borges @maur.ci.b.rges
Coordenação: Carol Martin @carol.stmartin
Curadoria: Sandra Tucci @sandracltucci
Design gráfico: Kacili Zuchinali e Renan Vieira Andrade