“Respeito é sem preconceito Voz, Lugar e Saber“ – Nosso lugar é aqui e agora! Protagonismo negro em ação” Esta inciativa visa propiciar à comunidade escolar e seu entorno, ações que promovam o protagonismo de pessoas negras e a reflexão acerca do racismo estrutural e sua manutenção, a partir de um pensamento crítico em relação a Branquitude.
Clique no link “Acessar” e garanta o seu ingresso pelo Sympla.
PROGRAMAÇÃO:
19h – Recepção dos convidados
19H15 – Mostra Artística: Poesia Falada – Jaque Alves
19h45 – Mesa-redonda – Debate: ”Branquitude, o que eu tenho a ver com isso?”
Visa propiciar à comunidade escolar e seu entorno ações para reflexão acerca do racismo estrutural e sua manutenção, a partir do debate: “Branquitude – O que eu tenho a ver com isso?”, um pensamento crítico em torno das pautas “O pacto narcísico da branquitude” e do “papel do branco na luta antirracista”.
Participantes:
Angelo Damas
Edvaldo dos Santos
Josemara Tourinho
Paola Prandini
21H45 – Desfiles: Será apresentado ao público as criações das estilistas Japhette Ozias e Scarllet – Akifira.
”Diáspora Atlânticas”‘ – por Japhette Ozias
”Resgate Ancestral” por Scarllet – Akifra
22H15 – Encerramento
Palestrantes
Jaque Alves.
Poeta, escritora, atriz, articuladora cultural, produtora cultural, mestre de cerimônia e formada em Serviço Social. Integra atualmente os Coletivos: Slam Laje, Coletivo Pilares, Éssa Compania de Teatro (Peça: Ensaio para Dois Perdidos) e o grupo PARDOnizadas; participa dos Processos na Companhia Mundu rodá com “Manifesto das Margens” e Companhia de Teatro Estopô Balaio com a montagem da peça “Reset Brasil”. Participou do Slam SP 2020. É coautora do livro Pilares: raízes espelhadas, publicado em 2019, e das antologias: O Livro Negro dos Sentidos, Teatro Íntimo: Monólogos Minimalistas e Sua Língua é o Seu Corpo. Faz a personagem “Raissa” da Webserie “Na Alcova da Deusa”.
Paola Prandini
Doutora e Mestra em Ciências da Comunicação, com especialização em Gestão da Comunicação, pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) e licenciada em Jornalismo. Pesquisadora-Visitante da Universidade Eduardo Mondlane, em Moçambique, e da University of the Witwatersrand, na África do Sul. Co-fundadora e diretora da empresa social AfroeducAÇÃO e da consultoria Afeto. Sócia-fundadora e Diretora Cultural da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), também faz parte do Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da USP. Autora dos livros “Cruz e Sousa”, publicado pela Selo Negro Edições (2011), “Carolinas”, em parceria com o fotógrafo Diego Balbino (2014) e “A cor na voz: identidade étnico-racial, educomunicação e histórias de vida”, editado pela Letramento (2018), além de coautora de “Eu sou Ilê” (2012) e cotradutora de “Batidas, rimas e vida escolar: Pedagogia Hip-Hop e as políticas de identidade”, publicado pela Editora Vozes (2014). Consultora da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, desde 2009, com foco na interface de Cinema, Educomunicação e Equidade Étnico-Racial. Directora de Comunicação do Cine-Teatro Scala, em Maputo, desde 2022.
Japhette Ozias
Japhette Ozias é uma Beninense que migrou para o Brasil em 2012, se formou em design, onde iniciou suas pesquisas a cerca da moda e das estamparias africanas. Ela procura por meio do vestuário e do têxtil, construir diálogos atlânticos negros, costurando linguagens vestíveis próprios aos pretos do continente africano e da diáspora brasileira onde ela atua desde 2014. A sua marca Madame M apresenta para a cena brasileira, um Lifestyle africano estabelecido na diáspora e enraizado no continente-mãe.
Scarllet
A estilista tem 25 anos, é moradora do Itaim Paulista, e sua marca Akifra nasceu de um sonho pessoal, de criar um império preto, fazendo o pretos se enxergarem no mundo, e poder se imaginar no futuro.
Josi Cuervo
Filmmaker e fotógrafa, trabalha em diferentes mídias nas plataformas digitais para criar, contar e recontar histórias. Sua trajetória no cinema inclui: curtas metragens, videoarte, videodança, videoclipes e internet. Dirigiu e roteirizou o premiado videoarte “LINHAS” 2022, que é uma reflexão visual/social sobre caminhos, histórias e vidas que se encontram lado a lado ocupando lugares dentro do vagão do metrô na cidade de São Paulo, que faz parte do catálogo “O tempo não para! Brasil 200 anos”, da Universidade de Coimbra/Art Veine. Artista no mês do HIP HOP em 2022, com a exposição virtual, HIP HOP POWER TOUR, idealizou a oficina fotográfica “Curva Atemporal” jornada do patrimônio 2022. Na fotografia, desenvolve trabalhos documentais, autorais e publicitários, com apreço pela fotografia de arquitetura e a fotografia de rua.
Angelo Damas
Bacharel em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero, e Mestre em Filosofia e Estudos da Paz Internacional pela Trinity College Dublin. Angelo teve sua mais recente assinação como especialista em educação e proteção à criança do UNICEF no Maranhão, Brasil, e somam-se experiências como oficial de educação e proteção à criança do UNICEF na Amazônia Legal Brasileira, e oficial em cooperação sul-sul e gênero do UNICEF no Brasil. Angelo tem experiência trabalhando com organizações como Geledés Instituto da Mulher Negra e Baobá Fundo para Equidade Racial no Brasil e a Organização Internacional para Migrações em Dublin, na Irlanda. Angelo é Fellow de Descendência Africana do Escritório do Alto Comissário de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, na Suíça, e atualmente se dedica a pesquisa da proteção de direitos e acesso e permanência em sistemas educacionais, como fator de construção de paz, na gestão de projetos e organizações complexas rumo ao sucesso.
Edvaldo Ferreira dos Santos
Ex-assessor Parlamentar da vereadora Claudete Alves, Servidor municipal por dez anos, Líder comunitário em Ferraz de Vasconcelos, Formado em Administração pela universidade Carlos Drummond de Andrade, Pós-graduado em Gestão Empresarial pelo SENAC – SP e Estudante de Mestrado pela EACH – USP de Gestão em Políticas Públicas (aluno em regime especial).
Mediador
Douglas Pereira
Educador, artista visual, fotógrafo e curador de artes visuais.
Links Relacionados