Sandro Freitas
Sandro Freitas nasceu em Zé Doca e cresceu em Santa Luzia do Paruá, interior do Maranhão. Desde os 11 anos, ele já demonstrava interesse por empreendedorismo e moda:lia livros de administração e, aos 14, começou a fazer croquis inspirados em sua irmã.
Aos 15 anos, mudou-se para São Paulo com o objetivo de estudar moda. Concluiu o ensino médio e, aos 18, ingressou no curso de Estilismo e Coordenação de Moda pelo Senac.
Durante a formação, trabalhou em várias funções para se sustentar, inclusive como ajudante de cozinha, enquanto desenhava seu caminho profissional .
Em 2018, lançou sua marca Berimbau Brasil.Que busca, por meio da moda e das suas raízes culturais, criar e compartilhar novas perspectivas para uma moda afro-futurista brasileira com inspiração afro-indígenas. A Berimbau carrega o DNA de uma moda democrática, autoral e sustentável.
Desde 2021 a Berimbau faz parte do line-up da semana de moda Casa de Criadores, onde apresenta suas coleções duas vezes ao ano. Sandro,também atua como arte‑educador, ministrando oficinas como de corte e costura e processos criativos em locais como; unidades do Sesc, Casas de Cultura e no Museu da Diversidade Sexual.
Sandro Freitas com 30 anos, é atualmente Diretor Criativo da Berimbau Brasil, e foi o primeiro estilista maranhense a aparecer na capa da Vogue Brasil, consolidando-se como referência nacional de moda inclusiva, afrofuturista e culturalmente engajada.