O Casa Aberta Senac é um evento gratuito para você explorar todo o universo de possibilidades profissionais que o Senac oferece. Abrimos as portas de nossas 63 unidades para um dia repleto de atividades inspiradoras, que vão desde workshops, palestras, atendimentos até oficinas, jogos e apresentações artísticas. Participe!
Neste workshop, você vai mergulhar no mundo da serigrafia e aprender, na prática, a criar uma estampa. Guiaremos você pelas etapas, desde a preparação da arte até a impressão final em uma ecobag ou uma camiseta (os participantes poderão trazer uma peça: blusa ou ecobag para a oficina).
Não é preciso ter experiência. Você vai sair com uma peça única, estampada por você, explorando essa técnica artesanal incrível.
Local: Sala 111 (1º Andar)
Mestre em Educação e Tecnologias Digitais pela Universidade de Lisboa, especialista em Mídias Interativas, designer de multimídia e licenciada em Artes. Atua como docente nas áreas de design e multimídia, desenvolve cursos e trabalhos de ilustração, animação, peças impressas e digitais.
Fabio Christão, formado em Artes Plásticas e pós-graduado em Computação Gráfica 3D, e Design-Branding: estratégia de marcas. Com mais de dez anos de experiência em processo criativo e docência no Senac São Paulo. Trabalha como artista plástico e designer gráfico freelancer.
A Feira de Troca de Livros é uma iniciativa que valoriza o conhecimento, estimula a leitura e fortalece o senso de comunidade entre os participantes.
Observação: É possível trocar livros de literatura e gibis e a participação é por ordem de chegada. Em caso de dúvida entre em contato com a Biblioteca do Senac Lapa Scipião: lapascipiao.biblioteca@sp.senac.br
Local: Biblioteca (1º andar)
“Dois Garotos Que Se Afastaram Demais do Sol”, com direção de Lucélia Sergio e Cibele Appes. Emile (Sidney Santiago Kuanza) e Kid (Rodrigo de Odé) são dois garotos afro-caribenhos que foram para os EUA, à procura de mais oportunidades e acabaram se tornando campeões mundiais de boxe. No frio do Norte, numa luta sangrenta, eles vão usar seus punhos para conquistar o sonho de liberdade, mas a vitória de um depende do fracasso do outro.
Logo após a exibição do curta-metragem, realizaremos um bate-papo com os atores, que compartilharão suas experiências e reflexões sobre o Cinema Negro Brasileiro. Eles também comentarão suas participações em produções como Malês e Doutor Gama, obras de grande relevância para a história da cinematografia negra no Brasil.
Local: Sala 204 (2º Andar)
Multiartista, produtor e pesquisador, rodrigo de odé é doutor em filosofia e idealizador da Malta Teatro de Nação, um projeto político-pedagógico que estabelece a importância da capoeira angola e da filosofia africana na produção de uma poética para as artes negras contemporâneas. Em 2024, publicou a peça “Elegbára Beat: um comentário épico sobre o poder” e criou a residência artística “Afrocerimônias: a filosofia da cena no teatro de nação”. Em 2025, ministrou cursos e oficinas em São Paulo e escreveu e dirigiu o espetáculo “herdei meu corpo" no Rio de Janeiro. Desde 1999, sua trajetória no audiovisual inclui trabalhos como ator em longas, curtas, séries e novelas, como “Mulher”, TV Globo, 1999, “Filhos do Carnaval”, HBO, 2006, “O ano em que meus pais saíram de férias”, longa, 2006, “Cidade dos Homens”, longa, 2007, “Nosso Lar”, longa, 2010, “Passione”, TV Globo, 2010, “Negociador”, Amazon, 2023, “Amor Perfeito”, TV Globo, 2023, “Capoeiras”, Disney +, 2025, e “Malês”, longa, 2025.
Formado em Artes Dramáticas pela EAD/ECA/USP, é um ator premiado com sólida trajetória no cinema, teatro e televisão. Atualmente está em cartaz com dois espetáculos de grande destaque: “A Solidão do Feio”, um mergulho sensível na vida e obra de Lima Barreto, pelo qual foi indicado ao Prêmio Shell de Teatro 2024 na categoria Melhor Ator; e “Ray, Você Não Me Conhece”, peça vencedora do Prêmio APCA de Melhor Espetáculo. Na televisão, integrou o elenco da aclamada série “Rensga Hits”, da TV Globo. No cinema, participou de três produções lançadas em 2024: “Meu Sangue Ferve por Você”, “Saudosa Maloca”, “Doutor Gama", “13 Sentimentos”. Em 2023, foi premiado como Melhor Ator no LABRFF (Los Angeles Brazilian Film Festival) por sua atuação no longa “O Novelo”. É protagonista de diversos filmes de destaque, como “Lima Barreto ao Terceiro Dia”, “Sequestro Relâmpago”, “Mundo Deserto de Almas Negras” e “Os 12 Trabalhos” – este último lhe rendeu os prêmios de Melhor Ator no Festival do Rio e no Cine PE. Seu currículo inclui ainda participações em novelas e séries exibidas pela TV Globo, Record, TV Cultura, Netflix, entre outras emissoras e plataformas.
Os estudantes do Ensino Médio Técnico farão um desfile de personagens cinematográficos, como personagens de filme e Cosplay e atividade contará com a apreciação do público e votação para escolher as produções mais criativas e inovadoras.
Local: Palco Hall Galeria (Pátio)
Rádio interna com operação feita por ex-alunos cobrindo todo o evento
Local: Estúdio 5 (Térreo)
Uma palestra sobre como as ferramentas de IA podem ser usadas para potencializar a imaginação e ajudar a contar históricas únicas.
Local: Estúdio de foto 01 (Térreo)
Pedro Garcia é um dos mais reconhecidos artistas visuais brasileiros trabalhando com geração de imagens através inteligência artificial, criador do projeto "Carnavais Artificiais" com seus fantásticos carnavais imaginários. Pedro também está por trás do fotógrafo-flâneur "Cartiê Bressão"; é escritor finalista do prêmio Jabuti, apresentador do podcast sobre criatividade "Emoção Criativa" na Revista Bravo!; co-fundador da plataforma de shows Queremos! e premiado criativo publicitário com carreira internacional.
Ex-alunos em equipes montadas pelos professores gravando e editando reportagens da cobertura das atividades do casa aberta.
Local: Estudio 2 (Térreo)
Num cenário marcado por sobrecarga de informações, inteligência artificial generativa e manipulações visuais cada vez mais sofisticadas, o fotojornalismo enfrenta desafios sem precedentes. Esta palestra convida o público a refletir sobre a importância da imagem jornalística autêntica — comprometida com a verdade, a ética e a responsabilidade social.
Mais do que registrar fatos, o fotojornalista profissional atua como guardião da realidade, revelando o que muitos tentam esconder e contribuindo para a construção de uma sociedade mais informada, crítica e democrática. Em um século tomado pela desinformação, defender o fotojornalismo é defender a própria democracia.
Local: Sala 204 (2º andar)
Fotógrafo Independente. Natural de São Paulo, nascido em setembro de 1965 Graduado em Economia e Jornalismo pela Unesp Pós-graduação em fotografia no Centro Universitário SENAC Pós-graduado em História da Arte pela Fundação Casper Líbero. Durante dezessete anos trabalhou no jornal Folha de S.Paulo, como fotojornalista, editor assistente, adjunto e editor de pautas especiais. Entre 2006 e 2010, editor-chefe de fotografia do jornal Folha de S.Paulo. Entre 2014 e 2016 desenvolveu documentação fotográfica na China, prestando trabalho para vários jornais do mundo, desenvolvendo também projetos pessoais em fotografia e vídeo. 2018 foi premiado com bolsa do Centro Europeu de Jornalismo para documentar professoras trans na América Latina. Atualmente segue com projetos pessoais de documentação e atende veículos de comunicação da Europa e dedica-se a capitação de imagens aéreas com drones. Desde 2020 está na presidência da ARFOC (Associação de Repórteres fotográficos no Estado de São Paulo) “Na minha fotografia procuro chegar às minhas gavetas interiores em suas emoções mais secretas, um verdadeiro caleidoscópio de sentimentos inerentes ao ver e ao viver. O prazer de contar histórias por meio de imagens é a grande motivação da minha vida.”
Banda Almanak tocando ao vivo clássicos de trilhas sonoras de cinema, quem acertar qual o filme, ganha um brinde.
Local: Palco Hall Galeria (Pátio)
A Almanak é uma banda formada em 1998. Nesses anos de carreira, a banda mudou o cenário do Rock paulistano, sendo a primeira banda a ter um vocal feminino interpretando os maiores sucessos do rock. Inclusive cantando as músicas que, originalmente, foram gravadas por vozes masculinas. Esse diferencial destacou a banda no cenário e criou um legado, resultando em uma carreira consolidada com uma agenda agitada, chegando normalmente à quase 200 shows por ano. A banda e seus integrantes tiveram momentos incríveis tocando com grandes nomes do rock nacional, entre eles: Andreas Kisser (Sepultura), Edgar ScandurraIRA!), Digão (Raimundos), Clemente (Inocentes), Marcelo Nova (Camisa de Venus), Egypcio (Tihuana/Charlie Brown Jr). A banda também é solicitada com frequência em matérias de grandes emissoras representando o rock. A banda é formada por 5 integrantes: Ellen Cristinne (vocal), Ricardo Guerra (vocal e guitarra), Paulinho Roveri (guitarra e vocais), JB Neto, (baixo) e JP Silvestre (bateria).
Os estudantes do Ensino Médio Técnico farão um desfile de personagens cinematográficos, como personagens de filme e Cosplay e atividade contará com a apreciação do público e votação para escolher as produções mais criativas e inovadoras.
Local: Palco Hall Galeria (Pátio)
Vera Hambuger fala sobre seu Livro “Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro”.
O cinema é uma arte complexa que envolve diversos elementos visuais, como cenário, figurino e iluminação. E nesse contexto, a direção de arte é essencial, pois é responsável por criar a atmosfera do filme. Sendo assim, neste livro, Vera Hamburger explora essa função por meio de reflexões e entrevistas com profissionais da área, além de reunir um rico acervo iconográfico que ilustra a evolução da profissão no Brasil.
Serão sorteados alguns exemplares do livro.
Local: Sala 204 (2º Andar)
Vera Hamburger é diretora de arte, autora, curadora, pesquisadora e educadora. Atua como Diretora de arte e Cenógrafa desde 1985 em cinema, teatro, dança, ópera e exposições, além de intensa atividade de pesquisa e ensino sobre a matéria. Arquiteta formada pela FAU USP, Mestre em Artes Cênicas e Doutora em Arquitetura, é autora do livro Arte em cena, a direção de arte no cinema brasileiro, SENAC/SESC, 2014 - Prêmio Jabuti 2015, e curadora do site sobre a obra do arquiteto, cenógrafo e artista visual Flávio Império. Reúne premiações nacionais em todas as áreas em que atuou, além de reconhecimento internacional. É sócia da ABC – Associação Brasileira de Cinematografia e da AMPAS - Academy of Motion Picture Arts and Sciences.
Este curso apresenta o fotolivro como um poderoso meio de expressão autoral, explorando suas possibilidades narrativas e visuais. A partir de referências nacionais e internacionais, os participantes irão compreender o que caracteriza um fotolivro e como estruturar uma sequência que dê sentido e força à história contada por imagens. Serão abordadas estratégias para criar narrativas visuais envolventes, além de caminhos práticos para transformar ideias em zines, fotolivros e outros formatos editoriais independentes.
Local: Biblioteca (1º andar)
Edilson Rodrigues, nascido em Barueri-SP, em 1965, é encadernador, fotógrafo e editor independente. É um dos criadores do Projeto Mosca, que consiste em uma revista de artista e um fotolivro, além de outros trabalhos de arte coletiva. Apaixonado pelo universo do livro, utiliza-se de sua memória afetiva para criar seus trabalhos.
Dods Martinelli vive e trabalha em São Paulo, produtor cultural, artista crocheteiro, pesquisa temas ligados ao próprio corpo como ansiedade, acúmulos e como corpos gordos são invisibilizados, estigmatizados e muitas vezes transformados em apenas massas gordas sem identidade. É um dos idealizadores do projeto Mosca, que consiste em uma revista de artista, fotolivro e outros projetos futuros.
A diretora compartilhará os bastidores do processo criativo e técnico de uma produção audiovisual, da ideia inicial até o lançamento nas telas.
Local: Auditório (Térreo)
Cineasta brasileira, diretora da série Senna ( Netflix) e De Pernas Pro Ar 3.
Neste workshop, você vai mergulhar no mundo da serigrafia e aprender, na prática, a criar uma estampa. Guiaremos você pelas etapas, desde a preparação da arte até a impressão final em uma ecobag ou uma camiseta (os participantes poderão trazer uma peça: blusa ou ecobag para a oficina).
Não é preciso ter experiência. Você vai sair com uma peça única, estampada por você, explorando essa técnica artesanal incrível.
Local: Sala 111 (1º Andar)
Evandro Capelasso é MEP - monitor de educação profissional nos cursos técnicos em Design Gráfico e Publicidade da unidade Senac Lapa Scipião.
Mestre em Comunicação, Pós-graduado em Design Gráfico, Tecnologia e Produção, Bacharel em Administração ênfase em Marketing. Professor acadêmico nos cursos de (PMK, Jornalismo e Design Gráfico) e Docente técnico nos cursos de Design Gráfico e cursos livres Senac, atuação na indústria gráfica, produção e projetos gráficos, design editorial e Infografia.