O Casa Aberta Senac é uma atividade gratuita para você explorar todo o universo de possibilidades profissionais que o Senac oferece. Abrimos as portas de nossas 63 unidades para um dia repleto de atividades inspiradoras, que vão desde workshops e palestras até atendimentos e oficinas. Participe!
🎨 Os participantes serão convidados a explorar ferramentas do Design Gráfico; como forma, textura, cor e composição, na criação de artes em recorte e colagem.✨
⏰Horários: 9h às 11h | 14h às 17h30
Tatiê é uma profissional multifacetada que transita entre o design, a fotografia e outras artes visuais. Com expertise em motion graphics e paixão por games 2D, cursou Publicidade e Propaganda em 2011 e, desde então, acumula mais de 13 anos de experiência como microempreendedora nas áreas de design gráfico e multimídia. Ex-aluna do Senac São Miguel Paulista, onde estudou os técnicos em fotografia e multimídia, hoje leciona este último. Amante da arte e da cultura, Tatiê também é atriz de teatro infantil e participou ativamente da cena artística paulistana, por meio de editais de incentivo à cultura periférica. Atualmente, divide seu tempo entre a docência e seu estúdio localizado no Kemel 2, bairro periférico onde cresceu.
Os participantes terão uma vivencia de 15 segundos em vídeo para passar uma mensagem com tema pré determinado.
⏰Horário: 10h às 12h | 15h às 18h30
Hall do Bloco B “Mural” – Térreo
É um educador experiente com 14 anos de dedicação ao Senac, onde compartilha seu conhecimento em Design Gráfico e Multimídia. Formado em Informática com ênfase em gestão de negócios pela Fatec e com especialização nas áreas de comunicação em mídias digitais e tecnologias e inovações web ele combina habilidades técnicas sólidas com uma visão estratégica para o desenvolvimento web. Além de lecionar, Jefferson é apaixonado pela criação de sites e pelo desenvolvimento de animação 2D e jogos web 2D, explorando novas formas de interação e aprendizado digital. Fora da sala de aula, ele encontra motivação em seus exercícios físicos e aprecia um bom café, que considera essencial para manter a energia criativa.
Por meio da experimentação prática com brinquedos ópticos, como o zootrópio, taumatrópio e flipbook, os participantes poderão compreender os princípios fundamentais que deram origem à animação, como a persistência da visão e a criação da ilusão de movimento.
⏰Horário: 10h às 12h | 15h às 18h30
Hall do Bloco B “Mural” – Térreo
É professora de design gráfico e multimídia no Senac, com uma paixão especial por desenhos animados, cartoons e quadrinhos. Possui pós-graduação em Direção de Arte pela Belas Artes e formação em Design Digital, além de ter concluído cursos de capacitação em fotografia no Instituto Internacional de Fotografia (IIF) e em desenho na Quanta Academia de Artes. Atualmente, Naele leciona Design e atua como ilustradora independente. Com 17 anos de experiência na área criativa, acumulou vivências variadas, incluindo empreendedorismo em estúdio fotográfico, direção de arte e implementação de gamificação em soluções web na Associação de Funcionários Públicos de São Paulo. Ela também colaborou na criação de marcas e campanhas na agência de comunicação ITBZ, além de ter atuado como designer de interfaces nas empresas Guia Mais e na agência Rabbit.
Imersão no universo digital através de óculos de realidade virtual e Exposição de projeção mapeada.
⏰Horário: 09h às 12h | 15h às 18h
Hall do Bloco C “Mural” – Térreo
Designer gráfico com mais de 20 anos de experiência, atuando como motion designer e docente no Senac São Miguel Paulista nas áreas de design, animação, ilustração e tecnologias criativas. Desenvolveu projetos de animação para a Disney Brasil e coordenou ilha de edição e QC para o Canal E! / Universal Plus. Também gerenciou produções voltadas a festivais de publicidade como o de Cannes, entre outros. É especialista em ferramentas Adobe como Photoshop, Illustrator, Premiere, After Effects, Blender, entre outras e possui certificação Autodesk 3DS Max. No momento, dedica-se à experimentação de novas linguagens no audiovisual, desenvolvendo experiências imersivas com vídeos 3D e 360 graus para realidade virtual e aumentada.
Docente no Senac dos cursos de Comunicação e Eventos, Mídias Digitais, Design Gráfico, Maker e Arte e Cultura. Proprietária e Fundadora da Ação solidaria, Actionheartway – De iniciativa própria, o caminho do coração.
Arquiteta, Artista e Educadora. Sócia Diretora da îagûatá | arte, arquitetura e paisagem, atua na elaboração e coordenação de projetos e na gestão de projetos em BIM. Doutoranda, Mestra e Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade São Judas Tadeu. Pós Graduada em Arquitetura, Educação e Sociedade pela Escola da Cidade. Graduada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Atualmente é docente na área de Computação Gráfica, no curso técnico em Computação Gráfica e nos cursos de qualificação profissional de AutoCAD e BIM-Revit no Senac SP. Foi docente nos cursos técnicos em Edificações e Desenho da Construção Civil e no curso técnico integrado ao Ensino Médio em Edificações no Centro Paula Souza (Etec Aristóteles Ferreira, Santos, SP). Foi professora assistente do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola da Cidade e educadora no SESC SP.
Feira de Negócios do Projeto Empreendedorismo de Quebrada, com empreendedores locais.
⏰Horário: 10h às 18h
Hall do Bloco A – Térreo
⏰Horário: 10h às 18h
Entrada do Bloco A
Oficina prática de croqui de arquitetura e interiores à mão livre, com foco em desenho de observação e expressão gráfica rápida. Os participantes irão explorar técnicas básicas de proporção, enquadramento e luz e sombra, utilizando materiais simples. A proposta é desenvolver o olhar analítico e a síntese visual, registrando espaços e elementos arquitetônicos de forma direta, sem uso de régua ou instrumentos técnicos. Indicado para iniciantes e interessados em aprimorar a percepção e a representação do espaço construído.
⏰Horário: 14h às 16h
Espaço Maker – Biblioteca – Térreo
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, licenciatura em Artes Visuais e as seguintes especializações: MBA em Gestão de Projetos, Gestão e Normas Educacionais, Arquitetura de Interiores e Lighting Design e Docência na Educação Profissional Técnica e Profissionalizante. Atua na docência e gestão da educação profissional e tecnológica, com experiência como docente e coordenador em cursos técnicos de Design de Interiores, cursos livres e de especialização em Arquitetura.
⏰Horário: 14h às 16h
Jardim – Térreo
Discussão com o autor do livro, Henrique Carneiro, professor de história moderna na USP sobre sua obra ‘Comida e Sociedade’ e a relação de Poder e Comida ao longo da história e nos dias atuais.
⏰Horário: 13h45 às 15h45
Biblioteca – Térreo
Professor de gastronomia, jornalista e produtor cultural especialista em Gastronomia: História e Cultura pelo Senac. Mestrando em Estudos Culturais pela EACH-USP. Docente da área de Gastronomia e Sala, Bar e Restaurante do Senac São Miguel Paulista. Pesquisador de educação alimentar, comida vegetariana, jornalismo gastronômico e cultura e história da gastronomia. Foi coautor e coordenador do Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP, vencedor do Prêmio Jabuti 2021.
Formação técnica em Segurança e Saúde do Trabalho na ETEC, Graduada em Gastronomia pela UNIMEP - Piracicaba, realizou um curso de aperfeiçoamento de Educação em sistemas prisionais na FEUSP. Pós-graduada em Panificação e Confeitaria pelo Senac, por 10 anos atuou em diferentes segmentos do ramo de alimentação, buffets, cafés, restaurantes, eventos e consultorias e desde 2015 na área da educação, em projetos sociais de capacitação de mão-de-obra para o mercado de trabalho no área de alimentos em 2018, ingressou como docente no Senac e desde 2022, atua como docente do Curso Técnico em Panificação no Senac São Miguel Paulista.
Nesta edição do Casa Aberta, será realizada, pela primeira vez, uma importante Ação Social voltada à Comunidade de São Miguel Paulista. A iniciativa surge com o propósito de aproximar a população local a serviços essenciais, promovendo inclusão, cidadania e acesso a recursos que contribuem para o bem-estar social.
A ação tem como principal objetivo reunir, em um único espaço, diversos serviços sociais, orientações e atendimentos oferecidos por diferentes instituições parceiras. Dessa forma, busca-se reduzir barreiras de acesso, fortalecendo o vínculo entre a comunidade e os serviços disponíveis na região.
⏰Horário: 10h às 18h
Auditório – Térreo
Atividade do curso de bombeiro, com foco em identificar e orientar sobre riscos de acidentes domésticos, promovendo a cultura da prevenção, alinhada à atuação de bombeiros civis/militares.
⏰Horário: 09h às 17h
Sala 1 – Térreo
Profissional com trajetória nas áreas de segurança, meio ambiente e gestão integrada, com mais de 28 anos de experiência no Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo, onde atuou como Major, especializado em gerenciamento de emergências tecnológicas, combate a incêndios urbanos, florestais e atendimento a acidentes com produtos perigosos. Mestre em Cidades Inteligentes e Sustentáveis (UNINOVE), é pós-graduado em Sistemas Integrados de Gestão e Auditoria (Senac), MBA em Gestão Integrada em Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança na Indústria do Petróleo, além de formação em Fisioterapia, Educação Física e Gestão Ambiental e de Segurança do Trabalho.
Profissional Técnico em Segurança do Trabalho e Graduado em Gestão Ambiental pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro. Pós-graduado em Docência para o Ensino Técnico, Médio e Superior. Desde 2022, atua como Docente no curso Técnico em Segurança do Trabalho no Senac São Miguel Paulista. Possui 7 anos de experiência na área de SST, com vivência nos setores da indústria, construção civil, hospitais e indústria automotiva. Tem formação complementar em teatro, turismo e cursos como bombeiro civil, NR-10, trabalho em altura, espaço confinado e empilhadeira. Perfil multidisciplinar, com foco em educação, segurança e desenvolvimento humano.
Nessa oficina serão discutidos os fundamentos do cultivo e a correta destinação de nossos resíduos. Como prática cada participante irá transformar uma garrafa PET em um vaso auto irrigado, realizando o cultivo de uma suculenta no próprio vaso.
⏰Horário: 10h às 12h
Sala 3 – Térreo
Arquiteto e Urbanista graduado pela FAUUSP, Paisagista, Maker e Jardineiro, pesquisa tecnologias e infraestruturas ecológicas e sustentáveis. Desenvolve projetos utilizando princípios da permacultura e agricultura sintrópica para desenvolver paisagem produtivas e gerar renda. Atua em cursos de Educação Profissional desde 2015, Docente no Senac desde 2023.
Uma experiência sensorial e participativa que convida o público a explorar a relação entre corpo, espaço e natureza por meio do toque, da memória e da materialidade. A atividade propõe uma imersão em elementos naturais como terra, fibras, folhas, tecidos e pigmentos, estimulando os participantes a criarem composições visuais inspiradas em sensações, lembranças e percepções sobre os ambientes que habitam.
A proposta busca ampliar o olhar sobre arquitetura e design, destacando como os espaços influenciam emoções, conforto, pertencimento e qualidade de vida.
⏰Horário: 15h às 18h
Sala 3 – Térreo
Arquiteta e urbanista, especialista em meio ambiente, desenvolvimento e sustentabilidade. Atua como docente nos cursos Técnico em Design de Interiores no Senac São Miguel Paulista, onde conduz processos formativos que integram teoria, prática e sentido. Fundadora do Cedro Rosa Arquitetura, seu trabalho é guiado por uma visão regenerativa da arquitetura, unindo design biofílico, saberes vernaculares e respeito às culturas locais. Nascida no interior do sudoeste baiano, carrega em sua trajetória o compromisso com uma arquitetura humanizada, enraizada na terra e voltada para o bem viver.
Nesta oficina, você aprenderá técnicas essenciais de caracterização, efeitos e leitura estética.
Com abordagem prática, exploramos desde o básico até criações mais elaboradas.
Ideal para iniciantes e artistas que desejam potencializar sua presença cênica.
⏰Horário: 14h às 16h
Sala 10 – 1º andar
Nascida e criada no extremo leste da cidade de São Paulo, no bairro de Itaquera, Brenda Rebeka é atriz, maquiadora artística, produtora cultural no coletivo teatral Zózima Trupe e arte-educadora formada pela Universidade Anhembi Morumbi. Desde 2015, realiza atuações de comédia popular e utiliza suas próprias características físicas como principal foco de pesquisa teatral: o corpo da mulher negra e periférica em cena. Além dos palcos, há 8 anos, a artista também atua na criação de caracterizações cênicas, se transformando em animais, seres místicos, personagens e muito mais! Em 2024, ministrou a unidade curricular de caracterização cênica para a turma 11 de teatro, no Senac São Miguel Paulista.
A câmera escura está na base da invenção da fotografia, tanto é que se tornou um dos princípios da formação da imagem. Nesta oficina, aprenderemos a construir este objeto cujo aprimoramento permitiu que hoje tenhamos câmeras digitais e fotografias na palma de nossas mãos.
⏰Horário: 09h30 às 11h30 | 13h às 15h
Sala 11 – 1º andar
Formada em Artes Visuais pela Universidade Cruzeiro do Sul. Técnica em Processos Fotográficos pelo Senac e Pós Graduação em Comunicação e Produção de Moda pela Universidade Anhembi Morumbi. Além de docente no Senac São Miguel Paulista, atua nas áreas de fotografia publicitária, moda e retratos.
Apresentaremos várias situações onde o fundo verde do estúdio é substituído por cenários inusitados.
⏰Horário: 09h às 11h
Sala 12 – 1º andar
Nilson Ueti ou simplesmente “Nilson Nil” como é conhecido no meio radiofônico é atualmente docente da área de comunicação da unidade São Miguel Paulista, esteve presente no início das primeiras rádios pela internet dentre elas alguns projetos icônicos como a Rádio Banzai e Rádio Fenix, transmitida de São Paulo para ouvintes brasileiros no Japão onde atuou como diretor artístico e locutor. Como último trabalho na área foi locutor da Rede Transamérica de Rádio.
Apresentar ao público inúmeros acessórios e filmes feitos com o celular afim de democratizar o audiovisual.
⏰Horário: 13h às 15h
Sala 12 – 1º andar
<span data-teams="true">Carolina Oliveira é doutoranda em Multimeios pela Unicamp, mestra em Comunicação Audiovisual, especialista em História da Arte e Ensino EAD e bacharel em Rádio e TV. É professora, produtora, roteirista, colunista da Revista Especular e crítica de cinema (ABRACCINE).</span>
Apresentar e trabalhar os estilos de apresentação, conhecer técnicas e referências, para atuar profissionalmente no seu mercado de trabalho.
⏰Horário: 16h às 18h
Sala 12 – 1º andar
Doutoranda em Multimeios na Unicamp, mestra em Comunicação Audiovisual, especialista em História da Arte e Ensino EAD e bacharel em Rádio e TV. É produtora, roteirista, colunista da Revista Espetacular e crítica de cinema (ABRACCINE).
Locuções em diferentes estilos de rádio, com noções de Operação de Mesa de Som.
⏰Horário: 09h às 11h
Sala 13 – 1º andar
Docente de Sonoplastia no Senac São Miguel Paulista. Experiência como Sonoplasta das rádios Eldorado FM e Nova Brasil FM. Músico e produtor musical.
Apresentar e trabalhar os estilos de locução, conhecer técnicas e referências, para atuar profissionalmente no seu mercado de trabalho.
⏰Horário: 15h às 17h
Sala 13 – 1º andar
Radialista profissional, com passagens por grandes emissoras de São Paulo, como a Rádio Gazeta e a Antena 1. Atuou como técnico de áudio, produtor e também à frente de projetos de rádio, eventos e podcasts. Realiza produção de conteúdos sonoros e experiências no universo da comunicação. Formado em Publicidade e Propaganda, é docente no Senac São Paulo, com atuação nas unidades de Ribeirão Preto e São Miguel Paulista, onde compartilha sua vivência no rádio com futuros profissionais da área.
Apresentar técnicas básicas de organização de ambientes residenciais, destacando a atuação do Personal Organizer como oportunidade profissional e possibilidade de geração de renda.
⏰Horário: 10h às 12h
Sala 14 – 1º andar
Arquiteta e Urbanista com especialização em Arquitetura Comercial e Docência no Ensino Superior. Possui sólida experiência na área, com forte afinidade e atuação em projetos de interiores, tanto residenciais quanto comerciais. Atualmente, é docente no curso técnico em Design de Interiores do Senac São Miguel Paulista.
A oficina Luminária tem como objetivo abordar o Upcycling na Prática ao introduzir conceitos básicos de iluminação aplicados ao design de interiores, aliando criatividade e reutilização de materiais. Os participantes terão a oportunidade de conhecer noções básicas sobre o uso da iluminação na composição de ambientes e em seguida, irão desenvolver uma peça autoral por meio do upcycling, transformando um vaso de plantas em uma luminária pendente decorativa.
⏰Horário: 14h às 16h
Sala 14 – 1º andar
Mestra em Design, Arquiteta e Urbanista, especialização em Gestão de projetos de Arquitetura e Docência no Ensino Superior. Experiência em escritórios de arquitetura e design de interiores com projetos residenciais, comerciais e escolares além de projetos bancários da rede Itaú, fazendo a gestão, compatibilização e vistorias. Atua como Docente nos Cursos Técnicos de Design de Interiores na Instituição Senac.
A oficina propõe a ilustração de croquis de moda utilizando materiais não convencionais, como papel reciclado, embalagens, revistas e elementos tridimensionais.
A proposta é transformar o desenho em um espaço de experimentação sensorial, onde matéria, forma e narrativa visual se encontram.
⏰Horário: 10h às 12h
Sala 15 – 1º andar
Doutoranda e mestra em Design pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM), com pesquisas em inteligência artificial e nanotecnologia aplicadas à moda. Atua como docente da área de moda no Senac São Paulo, em que realiza mediação de conteúdos, desenvolvimento e coordenação estratégica de projetos da área, tutoria de vivências educacionais no São Paulo Fashion Week (SPFW) e na Semana de Moda de São Miguel Paulista (SMSMP), além de orientação de projetos como membro ativo do Comitê Empreenda Senac, do Cria Senac e do GTMT – Pacto Global – Rede Brasil.
A oficina Criando Moda com Memórias Afetivas é um convite sensível e criativo para mergulhar nas próprias histórias e transformá-las em expressão visual. Partindo da ideia de que a moda vai além da estética e se conecta profundamente com identidade, memória e emoção, os participantes são estimulados a revisitar lembranças pessoais (sejam elas marcantes, sutis, alegres ou nostálgicas) e utilizá-las como matéria-prima para a criação.
Uma experiência que costura passado e presente, imaginação e identidade, criando possibilidades singulares de expressão.
Designer de moda, docente e Pós-graduado em Comunicação de Moda. Possui Graduação em moda, Artes Visuais e um olhar atento às intersecções entre moda, arte e design. com vasta experiência na indústria, é atualmente docente de moda no Senac São Miguel Paulista e produtor de moda, especializado em curadoria de conteúdo para eventos e redes sociais. Ao longo de sua carreira, trabalhou com diversas marcas nacionais e participou de grandes eventos como SPFW, Minas Trend, franca mais moda, Design Vision, Focus Fashion Summit, Br Eco Fashion e Fashion Revolution. Seu trabalho abrange uma variedade de áreas, incluindo curadoria de moda, criação de conteúdo, styling, produção de moda, direção criativa, design de moda e pesquisa de tendências.