100 Anos do Rádio no Brasil

100 anos do rádio no Brasil

até

Evento presencial gratuito

Esse veículo veio para ficar. Esteve sempre presente nas casas das pessoas, com notícias, música e até educação. Foi o meio que o Senac utilizou para formar muita gente. É sobre história, mercado de trabalho, carreira e formação que tratarão as palestras e workshops realizados em 14 unidades para homenagear o centenário do rádio. É totalmente presencial. Confira!

Selecione a unidade
Atividade encerrada

SINTONIZE-SE: 100 ANOS DO RÁDIO NO BRASIL

A Unidade Lapa Scipião receberá locutores e coordenadores das principais Rádios de São Paulo, para um debate sobre o momento atual do Rádio e as principais tendências de mercado no país.


Palestrantes

Vanessa Rabello

Graduada em jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo e locutora pela Radioficina.

Com passagem por assessoria de imprensa, atua em rádio há quase 10 anos, tendo passagens por reportagem de rua na Rádio SulAmérica Trânsito e reportagem aérea para as rádios do Grupo Bandeirantes.

Atualmente é locutora e jornalista na Rádio Alpha FM.

Toninho

Locutor e coordenador da Rádio Mundial

Roberto Hais

Coordenador da Rádio Transamérica


Mediação

Alexandre Gomes

É jornalista e radialista formado pela Faculdade Unicsul.
Passou pelas principais rádios de São Paulo e hoje comanda programa Wake up na Rádio Kiss FM, e é docente de locução no Senac Lapa Scipião.

Cristiane Alcalá

Jornalista, pós-graduada em Comunicação Jornalística e Mestre em
Jornalismo Profissional. É apresentadora de tv, locutora, repórter e editora de texto com
passagem por várias emissoras de rádio e televisão como Rádio CBN/Globo, TV Cultura,
Canal Rural, Canal Terraviva e Bandnewstv. É mestre de cerimônias em eventos sociais e
corporativos e professora dos cursos da área de Audiovisual do Senac Lapa-Scipião.


Atividade encerrada

Sintonize-se! 100 anos da Rádio no Brasil

Exposição de rádios antigos e um bate-papo com profissionais da Comunicação:

Anderson Luan – Case Senac
Dirceu Camargo – Início do rádio em Votuporanga
Fábio Ferreira – Locução esportiva
Juninho Mazzei – O rádio na região
Meg Monteiro – A
voz feminina no rádio
Orlando Ribeiro – Mediador
Alexandre “Lobão” – Mediador

*Abertura e fechamento com o radialista e DJ Lukinha
Participações especiais: Moacyr Vezzani Neto, Técnico de Desenvolvimento Profissional, responsável pelas áreas de Comunicação e Artes – Cinema, Vídeo, Rádio e TV / Comunicação Social do Senac São Paulo, Marisa Mariotto, docente e dos estudantes do curso de Radialista – Setor Locução 2022.


Palestrantes

Meg Monteiro

Formada em Radialista pelo Senac Votuporanga -setor locução e sonoplasta. Graduando Jornalismo pela Universidade Paulista-Unip. Em 2000 iniciou como sonoplasta na Rádio Cidade de Votuporanga, trabalhou também na Rádio Comunitária Nossa FM 87,9 e hoje é Apresentadora e Locutora na Rádio e Tv Unifev, onde apresenta programas jornalísticos e de entretenimento.
É proprietária da Rádio Gospel Adonai Web e há mais de 15 anos atua também como Locutora Publicitária.

Dirceu Liévana de Camargo

Publicitário, formado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing. Fundador da primeira Agência de Publicidade de Votuporanga, em 1982, ACDC Agência Clube Diário de Comunicações. Em 1998 assumiu na cidade de Manaus a agência Oana de Publicidade. Em 2003 assumiu a gerência comercial do Diário de Votuporanga e da Clube FM, empresa que pertence a sua família, onde administra até a presente data.

DJ Lukinha

Lucas Ney Alonso mais conhecido como Dj Lukinha, 47 anos e 22 anos de carreira, começou como Dj influenciado por um amigo nos anos 90 na cidade de São Paulo. Hoje é uma referência pra toda a região! Atua também como locutor, operador e humorista há 20 anos, na Rádio Clube FM.

Fábio Ferreira

Radialista e Jornalista formado pela Faculdade Metodista de São Paulo e Universidade do Algarve, de Portugal. Trabalhou com Esportes na TV Cultura e no Diário Lance! Participou da cobertura das Olimpíadas de Londres 2012 e da Copa do Mundo do Brasil 2014. Acompanha os jogos do Clube Atlético Votuporanguense junto com a equipe esportiva da Rádio Cidade FM desde a fundação do clube, em 2009. É diretor da Rádio Cidade FM e apresentador de programas de Esporte e Jornalismo na emissora.

Anderson Luan

Formado em Radialista pelo Senac Votuporanga – setor locução e sonoplasta. Em 2013 ingressou na rádio Transamérica em Estrela d’Oeste. Em 2017, começou a fazer parte da equipe da rádio Alvorada FM 95,3, com estúdio no Shopping Center Fernandópolis, como locutor e operador. Foi então que recebeu o convite para assumir a direção geral da emissora, onde atua até hoje e se orgulha em dizer que faz parte de uma das maiores rádio do Noroeste Paulista.

Juninho Mazzei

João de Altayr Domingues Junior (Junior Mazzei). Formado em Rádio e TV pela Unifev. Em 1988 começou em Pereira Barreto, na já extinta Veneza FM, trabalhou na Rádio Uni FM (Unifev hoje) em Votuporanga por 10 anos e hoje é proprietário da Rádio 94 FM de General Salgado exercendo o cargo de Diretor Geral.


Mediação

Alexandre “Lobão”

Formado em Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo pela Unifev. Iniciou sua carreira na rádio Clube AM (hoje rádio Líder FM) como aprendiz de sonoplasta em 1987. Em 1996 começou a atuar como locutor e coordenador da Rádio Unifev. Em 2003 iniciou sua carreira como docente dos cursos de Radialista no Senac. Em 2010 até o atual momento, é diretor artístico e locutor das Rádios 98.1 e Clube 92 FM.

Orlando Ribeiro

Radialista profissional, com passagens por várias emissoras de rádio e TV. Atuou como Diretor Artístico na Clube AM/FM de Votuporanga, entre outras. Locutor comercial com trabalhos para emissoras de televisão (Globo, Record, Band etc.). Narrador de documentários e roteirista. Formado em Letras, habilitação Português/Espanhol e Pós-graduado em Linguística e Produção de Texto. Atualmente, é Chefe da Divisão de Ensino Profissionalizante do CTMO (Prefeitura de Votuporanga) e articulista do Diário de Votuporanga.


Atividade encerrada

A voz que vende

Comemorando os 100 anos do Rádio, o Senac Araraquara traz uma conversa sobre a voz na locução comercial, desde seus projetos até as novas plataformas audiovisuais e internet. Você vivenciará um podcast com profissionais da área do rádio e plateia participativa ao vivo. Essa conversa vai abordar tudo que você precisa saber sobre interpretação, tipos de locução que vendem e os bastidores do mercado de trabalho.


Palestrante

Odair Donizete Cardoso da Silva

Odair Donizete Cardoso da Silva, é biólogo formado pela universidade Federal De São Carlos. Radialista desde os 15 anos de idade, é apresentador locutor comercial de várias empresas e emissoras brasileiras, tem sua produtora sediada na cidade de Araraquara onde também faz trabalho em língua espanhola. Uma curiosidade, já gravou mais de 10 mil comerciais de TV, divulgado marcas e produtos pelo Brasil.


Mediação

Wagner Aparecido Olegario

Com nome artístico Wagner Luiz, quando iniciou no rádio, em 1983, na Rádio Comunicação FM Stero (FM 94 de Bauru) ganhou o pseudônimo do diretor artístico pela sonoridade do nome.
Em 1985 foi convidado a assumir os microfones da Rádio Morada do Sol FM e da Rádio Morada do Sol AM. Também fez parte da equipe da TV Morada do Sol por vários anos, depois Rede Mulher de Televisão, que hoje é a Record News.
Nesse grupo de comunicação, foi diretor artístico por cerca de duas décadas, período que teve sob sua responsabilidade a programação das emissoras. Desde a década de 1980 atua na área jornalística (repórter, apresentador, diretor de jornalismo).
Ingressou no Senac Araraquara no fim dos anos 1990 e desde então ministra o curso de Radialista Setor Locução, tendo contribuído para a formação de grandes talentos regionais, que hoje atuam no rádio de Araraquara e de outras localidades.
Nos anos 2000, integrou a equipe da Rádio Cultura de Araraquara, como comunicador e diretor artístico das emissoras de AM e FM.
Hoje, ocupa as funções de radialista e jornalista na Rádio Brasil FM e na comunicação da Câmara Municipal de Araraquara.
Graduado em Marketing Digital e pós-graduado em Jornalismo.

Paulo da Silva Neto

Conhecido como “Paulo Neto” – Pós graduado em Teologia pela Faculdade FSBRJ, Radialista formado pelo Senac Araraquara em 2022, compositor, escritor e orador.


Atividade encerrada

100 Anos do Rádio no Brasil: O Poder de Transmitir e Transformar.

A unidade Franca-SP foi selecionada para fazer a realização de um evento em homenagem aos 100 anos da rádio. O nome do evento será: 100 Anos do Rádio no Brasil: O Poder de Transmitir e Transformar. 


Palestrantes

Gilberto Luis Veríssimo

Gilberto Luis Veríssimo – (Beto Spigga)

Francano, começou a carreira de radialista em 1993, trabalhou em algumas casas noturnas, em 1995  trabalhou na Hertz FM, ficou por nove meses, quando recebeu o convite para compor a equipe 100.5 da Clube FM de Ribeirão Preto, onde está até hoje em primeiro lugar de audiência no programa Bom Dia Clube. Realiza propagandas na TV e tem um podcast, o Spigga Show.

José Gregorutti Neto

José Gregorutti Neto

É Mestre em Educação; Bacharelado e licenciatura em  História (PUC-SP); coordenou o curso de Radialista do Senac Franca.

 


Mediação

Jayde Campos Junior

Docente Senac Franca há mais de 20 anos é radialista, locutor, produtor executivo e tem em sua cartela mais de 400 alunos e alunas formados.


Atividade encerrada

Encontro de Gerações do Rádio

Comemorando os 100 anos do Rádio, o Senac Araraquara realizará um encontro de gerações de radialistas da cidade, uma mesa composta por locutores desde a era dos serviços de alto-falantes até os profissionais recém formados que já fazem sucesso no mercado de trabalho. Você vivenciará um podcast ao vivo com plateia, uma conversa cheia de histórias e experiências que vai fazer você viajar no tempo. Essa bate-papo vai abordar tudo sobre as técnicas e vivencias das duas gerações do rádio, além de abordar dicas para quem tem interesse de trabalhar na área e as ferramentas das novas tecnologias.


Palestrantes

Adilson Telarolli

Professor, radialista e jornalista, exerceu diversas funções em sua carreira como técnico de som, discotecário programador, diretor artístico, noticiarista e comentarista esportivo. Como redator, passou pelos jornais “O Diário”, “Folha da Cidade” e “O Imparcial”. Começou sua carreira aos 15 anos de idade, no serviço de alto-falantes “Araraquara Repórter”. Atuou nas emissoras: A Voz Araraquarense, Morada do Sol e Cultura. Como diretor artístico, revelou vários nomes para o rádio local. Foi um dos fundadores da equipe esportiva “Campeões da Bola” e âncora do “Jornal da Cidade”. Hoje atua na área esportiva com sua equipe “Titulares do Esporte”.

Gabriel Surian

Formado nos cursos de Rádio – Setor Locução e Operador de Áudio no Senac São Carlos, atualmente é estudante de jornalismo na faculdade Estácio de Sá. Começou sua carreira como comediante de Stand Up, hoje é apresentador na Rádio Morada FM de Araraquara.

Rodrigo Sotrati

Graduado em psicologia, especialização em Psicologia do Esporte e formado em Radialista – Setor Locução no Senac Araraquara. Atua como comentarista esportivo e locutor-apresentador no grupo Roberto Montoro de Comunicação.

Caius Julius Cesar Domingos

Teve sua primeira experiência em 1981 na rádio Vanguarda de Sorocaba, cidade natal, com breve passagem na AM. Em 1982 ingressou na Cacique FM (Sorocaba) atuando até meados de 1985. Cursou Técnico de Radialista, durante um ano na Faculdade Anhembi-Morumbi/São Paulo e em 1985 chegou em Araraquara e atuou nas seguintes emissoras: Cultura FM, com breve passagem na AM, Morada FM e atualmente em atividade na Brasil FM.

Daiane Luciano

Locutora na Rádio Cultura FM de Araraquara SP, é formada em Radialismo Setor Locução pelo Senac em 2010. Graduada em Jornalismo pela Uniara em 2015. Daiane Luciano é apaixonada pela comunicação e através do rádio leva informação, entretenimento e muita alegria para os seus ouvintes.


Mediação

Wagner Aparecido Olegario

Com nome artístico Wagner Luiz, quando iniciou no rádio, em 1983, na Rádio Comunicação FM Stero (FM 94 de Bauru) ganhou o pseudônimo do diretor artístico pela sonoridade do nome.
Em 1985 foi convidado a assumir os microfones da Rádio Morada do Sol FM e da Rádio Morada do Sol AM. Também fez parte da equipe da TV Morada do Sol por vários anos, depois Rede Mulher de Televisão, que hoje é a Record News.
Nesse grupo de comunicação, foi diretor artístico por cerca de duas décadas, período que teve sob sua responsabilidade a programação das emissoras. Desde a década de 1980 atua na área jornalística (repórter, apresentador, diretor de jornalismo).
Ingressou no Senac Araraquara no fim dos anos 1990 e desde então ministra o curso de Radialista Setor Locução, tendo contribuído para a formação de grandes talentos regionais, que hoje atuam no rádio de Araraquara e de outras localidades.
Nos anos 2000, integrou a equipe da Rádio Cultura de Araraquara, como comunicador e diretor artístico das emissoras de AM e FM.
Hoje, ocupa as funções de radialista e jornalista na Rádio Brasil FM e na comunicação da Câmara Municipal de Araraquara.
Graduado em Marketing Digital e pós-graduado em Jornalismo.

Paulo da Silva Neto

Conhecido como “Paulo Neto” – Pós graduado em Teologia pela Faculdade FSBRJ, Radialista formado pelo Senac Araraquara em 2022, compositor, escritor e orador.


Atividade encerrada

Das produções, o passado, o presente e o futuro do rádio em Piracicaba

Em 100 anos de rádio as emissoras passaram por muitos momentos e tem muitas histórias para contar. Nesse contexto trazemos convidados atuantes na cena do rádio em Piracicaba para traçar essa linha do tempo num bate-papo bastante descontraído.
Momentos históricos, desafios da rádio no interior, as rádios hoje e as projeções para o futuro, a internet evidenciando cada vez mais a capacidade do rádio em se reinventar e em se adaptar às tendências serão alguns dos temas discutidos, com a mediação do docente de rádio do Senac Daniel Vieira Rogero.


Palestrantes

Vinicius Savoi

Vinícius Savoi

Diretor artístico da Rádio Onda Livre FM de Piracicaba.

Andréa Soave

Andréa Soave

Sócia proprietária da Rádio Difusora de Piracicaba.


Mediação

Daniel Rogero

Daniel Rogero

Jornalista, radialista, produtor artístico na Rádio 95.1 FM, assessor parlamentar na prefeitura de Saltinho e, desde 2013, é docente dos cursos de comunicação do Senac.


Atividade encerrada

Exposição: A evolução dos aparelhos de Comunicação – Luciano Mendes

Através da exposição de peças garimpadas junto a colecionadores, será possível verificar a evolução dos equipamentos e das mídias de comunicação através dos tempos. A Exposição recebe o nome Luciano Mendes em homenagem ao docente da área de segurança do trabalho, amigo e colaborador da equipe de rádio, colecionador de rádios antigos e que nos deixou precocemente em abril de 2021.


Atividade encerrada

Diálogos: o que o rádio pode aprender com o podcast? E o que o podcast deve aprender com o rádio?

Por meio de um debate entre um especialista da área de produção de podcasts e outro da área de rádio, pretendemos gerar reflexões sobre estes dois fazeres profissionais tão intimamente ligados. A mediação será realizada pelos docentes da área Rádio.


Palestrantes

Djefferson Barbosa

Jornalista, especialista em audiocomunicação, atua com desenvolvimento de projetos e operações na área do áudio, voltados para broadcast, entretenimento e comunicação em geral. Foi responsável pelo desenvolvimento da área de podcasts do portal UOL.

Rodrigo Campos

Radialista, locutor da rádio Metropolitana FM de São Paulo, atua também como sonoplasta na mesma emissora. Foi aluno do Senac nas formações Setor Locução e Sonoplastia em 2002.


Mediação

Marcelo Nascimento

Docente do Senac São Bernardo do Campo, pós-graduado em Neurociência do Consumidor pela ESPM, graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista e em Artes Cênicas pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e pós-graduado em Marketing também pela Metodista, atua como mediamaker.

Eduardo Moraes

Docente de Comunicação e Artes do Senac São Bernardo do Campo, locutor e sonoplasta profissional, graduado em Letras e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão.


Atividade encerrada

Oficina – Revivendo a Era das Radionovelas

Nascidas da dramatização do gênero literário novela, as radionovelas eram um tipo de drama radiofônico no formato de uma narrativa folhetinesca sonora. Hoje, diferentemente da forma como eram produzidas na era de ouro do rádio, as plataformas de streaming as modernizaram, chamando de audiosséries.

 


Palestrante

Eduardo Moraes

Docente de Comunicação e Artes do Senac São Bernardo do Campo, locutor e sonoplasta profissional, graduado em Letras e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão.


Atividade encerrada

Rádio AO VIVO

Programa de Rádio com transmissão para os espaços da unidade direto do Laboratório de Rádio com a participação dos alunos no Saguão da Unidade durante o Intervalo.


Atividade encerrada

Encontro: Revivendo as turmas de rádio!

Encontro de ex-estudantes das turmas do Radialista – setor locução. O objetivo, além de matar a saudade é discutir os caminhos profissionais percorridos ao longo dos anos, as conquistas e desafios, a importância da formação técnica no mercado e o futuro da atuação profissional.
O público terá a oportunidade de saber mais sobre o dia a dia do profissional do Rádio.


Mediação

Daniel Rogero

Daniel Rogero

Jornalista, radialista, produtor artístico na Rádio 95.1 FM, assessor parlamentar na prefeitura de Saltinho e, desde 2013, é docente dos cursos de comunicação do Senac.


Atividade encerrada

O rádio não morreu, nem o locutor!

Quais foram as transformações sofridas pelo rádio ao longo tempo? Como a internet transformou nosso consumo de música e conteúdo? Você sabia que o Brasil é o terceiro país que mais consome podcast no mundo?

A partir dessas questões o bate-papo abordará as potências e desafio da atuação do profissional de locução diante do mercado atual e tendências do futuro.


Palestrantes

Paulo Mauricio de Oliveira

Com 34 anos de rádio, passou por emissoras como, Manchete FM,  Nova Difusora Osasco, Rádio Central AM. Atualmente, atua na 105 FM e na rádio Cidade Jundiaí apresentando o programa Show e Cia e âncora o jornal Ação e informação, em paralelo desenvolve Voice over e ministra workshop de locução na TVTEC Jundiaí.

Daniela Rocha

Formada em Comunicação Social pela Universidade de São Paulo, Daniela Rocha é artista de voz, comunicadora, escritora e empreendedora. Trabalhou no mercado de impressos como editora e designer. Empreendeu na área de sustentabilidade com a criação da marca Paninhos, atuando em atividades como gestão de marca, desenvolvimento de produto, marketing e conteúdo para redes sociais. Hoje atua dando voz a peças publicitárias, institucionais, entre outras. Acredita que a voz é um caminho de conexão entre marcas e pessoas.

Tainan Franco

Produtora cultural, diretora da MOV8; sócia da ERATIVA Cultura e Comunicação; apresentadora do Programa Francamente, na Rádio Difusora Jundiaí-SP e Youtube; e chefe de Divisão na Secretaria de Cultura e Eventos de Louveira-SP.


Mediação

Guto Chignolli

Docente da área de locução do Senac Jundiaí, trabalhou nas rádios Dumont FM, Antena 1 e 98 FM, atualmente é gerente de comunicação da Re9inove, empresa de rádios indoor que atende o varejo e eventos especializados.


Atividade encerrada

Palestra de 100 anos do Rádio

Nessa palestra, Pedro Vaz nos levará por uma rápida viagem pelo mundo do rádio desde as priscas eras (antigamente), até os dias atuais. A mediação será realizada pelos docentes da área Rádio.

Exposição: 100 anos do Rádio com aparelhos de rádios antigos
Integrantes do acervo do pesquisador, os aparelhos de rádio ajudam a contar a história desse maravilhoso meio de comunicação durante os últimos 100 anos.


Palestrante

Pedro Vaz

Jornalista, radialista, professor universitário e pesquisador.


Mediação

Marcelo Nascimento

Docente do Senac São Bernardo do Campo, pós-graduado em Neurociência do Consumidor pela ESPM, graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista e em Artes Cênicas pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e pós-graduado em Marketing também pela Metodista, atua como mediamaker.

Eduardo Moraes

Docente de Comunicação e Artes do Senac São Bernardo do Campo, locutor e sonoplasta profissional, graduado em Letras e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Causos do Rádio: o que só eles viram e nem todo mundo ouviu

Por meio de uma roda de conversa, relembraremos causos cômicos e trágicos que acontecem diariamente nos bastidores dos estúdios de rádio. São as histórias que só quem trabalha no meio conhece. A mediação será realizada pelos docentes da área Rádio.


Palestrantes

Marcel Naves

Jornalista, com vasta atuação no mercado de rádio em SP, acumula conhecimento nas rádios CBN, Jovem Pan, Eldorado e Bandeirantes. Cobriu eventos importantes como diversas eleições.

Wagner Ferraz

Radialista, locutor da rádio Play FM de São Paulo. Acumula atuações nas rádios Mix FM, Jovem Pan, Americansat e Band FM. Locutor associado ao Clube da Voz e proprietário da empresa Marca Inteligente, especializada em rádio indoor.

Greg Fernandes

Jornalista, acumula atuações nas rádios em São Paulo e nas Rádio Estadão e Rádio 2 Comunicação. Cobriu o governo do Estado de São Paulo e possui muitas histórias e bastidores do trabalho no ambiente político.


Mediação

Marcelo Nascimento

Docente do Senac São Bernardo do Campo, pós-graduado em Neurociência do Consumidor pela ESPM, graduado em Comunicação Social pela Universidade Metodista e em Artes Cênicas pela Fundação das Artes de São Caetano do Sul, e pós-graduado em Marketing também pela Metodista, atua como mediamaker.

Eduardo Moraes

Docente de Comunicação e Artes do Senac São Bernardo do Campo, locutor e sonoplasta profissional, graduado em Letras e especialista em Gestão de Empresas de Radiodifusão.


Atividade encerrada

Encontro com ouvintes e locutores

Num mundo cada vez mais digital e onde o acesso as músicas não depende mais das emissoras de rádio, o que mantem o rádio vivo? Entre streamings e plataformas digitais é o contato humano definido pela relação de locutores e ouvintes o que diferencia o rádio tornando-o especialmente afetivo. Nesse encontro entre locutores e ouvintes vamos compartilhar experiências e resgatar as verdadeiras razões para continuarmos fazendo e ouvindo rádio.


Mediação

Luiz Fernando Dias Ventura

Luiz Fernando Dias Ventura

Locutor, Publicitário, Mestre de Cerimônias, docente nos cursos de Rádio e Publicidade do Senac São Carlos.

Verônica Lobo

Verônica Lobo

Locutora, Atriz, Professora, docente nos cursos de Rádio e Teatro do Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Rádio AO VIVO

Programa de Rádio com transmissão para os espaços da unidade direto do Laboratório de Rádio com a participação dos alunos no Saguão da Unidade durante o Intervalo.


Atividade encerrada

Game: “Esporte no Rádio“

Vamos abrir as cortinas do gramado virtual, a bola vai rolar e várias equipes se enfrentarão no primeiro campeonato de locução esportiva do Senac São Carlos. Quem vai levar o título de Equipe Campeã?


Mediação

Gabriel Surian

Formado nos cursos de Rádio – Setor Locução e Operador de Áudio no Senac São Carlos, atualmente é estudante de jornalismo na faculdade Estácio de Sá. Começou sua carreira como comediante de Stand Up, hoje é apresentador na Rádio Morada FM de Araraquara.


Atividade encerrada

Rádio: Democrático e Popular de São Miguel Paulista para o mundo!

Painel de debate entre os participantes, onde serão abordados temas comuns a carreira um locutor e, principalmente, a experiência partindo de São Miguel Paulista para o mundo.


Palestrantes

Juliana Molino

Sua carreira como locutora teve início em 2004, na Rede Transamérica, em São Paulo. No mesmo ano, também entrou para o time de locutores da Rádio Nova Brasil FM e comandou o programa Radar por quase 15 anos, entrevistando os grandes nomes da MPB. Em 2010, participou da estréia da Rádio Disney no Brasil e fez parte da equipe até 2013. Neste mesmo ano, se tornou a voz feminina da Rede Mix de Rádio, onde está até hoje no dial de SP em 106,3. Voz de URA’s e esperas telefônicas de grandes empresas (Cartórios de Registro de Imóveis de São Paulo, Ajinomoto, HDI Seguros, Grupo Agis, entre outros). Além de gravar spots comerciais para rádio e televisão, voice over e chamadas institucionais, sua voz faz parte de rádios indoor de importantes estabelecimentos, como Drogasil, Leroy Merlin e Preçolandia. Nas mídias sociais, Instagram é o seu carro chefe! Nos últimos 10 anos, fez a cobertura de festivais como Rock in Rio, Lollapalooza, Festival Nova Brasil e The Town. Também está no mundo duas rodas e, por dois anos seguidos, faz a cobertura do Festival Duas Rodas de Interlagos. Fez campanhas para a Fisk, até hoje sendo veiculada, e Nutella, no Insta e YouTube. Suas principais características são improviso e naturalidade, combo necessário pra uma boa comunicação nas redes sociais.

Diego Barone

Morador de São Miguel Paulista, Diego Barone tem vasta experiência no FM de São Paulo. Trabalhou nas Rádio Transamérica e Rádio Fênix (online).
Foi destaque na Rádio Mix FM, apresentando o programa Mix Tudo por 4 anos e, também, foi docente de locução no Senac Lapa Scipião de 2007 a 2010.
Em 2019 iniciou na Rádio Disney e, recentemente, voltou a Rádio Mix aos finais de semana.

Reni Luiz

Natural de Muçum, no RS, Reni Luiz é diretor da Rádio Integração FM, a maior rádio comunitária de São Miguel Paulista, existente desde 2010. Formado pelo Senac Guarulhos, iniciou sua trajetória no rádio em 1988 na Rádio Transcontinental FM. Em 1990 iniciou na Rádio Metropolitana, ficando lá por 04 anos.
Na Rádio Integração, é também o apresentador do “Programa da Manhã”, com uma programação popular voltada as necessidades dos moradores do bairro, além de dar oportunidade a novos locutores formados pelo curso de Locução da unidade São Miguel Paulista.


Mediação

Nilson Massayoshi Ueti

Nilson Ueti ou simplesmente “Nilson Nil” como é conhecido no meio radiofônico é atualmente docente da área de comunicação da unidade São Miguel Paulista, esteve presente no início das primeiras rádios pela internet dentre elas alguns projetos icônicos como a Rádio Banzai e Rádio Fenix, transmitida de São Paulo para ouvintes brasileiros no Japão onde atuou como diretor artístico e locutor. Como último trabalho na área foi locutor da Rede Transamérica de Rádio.


Atividade encerrada

O futuro do rádio nos próximos 100 anos

A produtora e programadora musical Luciene Calegari vai bater um papo conosco para falarmos sobre o futuro do rádio para os próximos 100 anos.


Palestrante

Luciene Calegari

Formada em Rádio e TV e Pós Graduada em Marketing pela Universidade Metodista de São Paulo, atua há 23 anos no Rádio. Trabalhou nas áreas de Promoção, Marketing, Produção e principalmente, Programação Musical. Neste tempo dedicado ao meio, passou pelas emissoras: Cidade/Sucesso FM, Band FM, Alpha FM. Desde 2007, na Rede Antena 1 é, atualmente, Coordenadora de Programação e Curadora Musical.


Mediação

Ugo Di Giuseppe

Formado em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Metodista, atuo há 24 anos no meio rádio.
Durante esse tempo, passei pelas emissoras MIX FM, Rede Nossa Rádio e Antena 1, com foco no trabalho nas áreas de promoção, expansão de rede e principalmente na área artística.


Atividade encerrada

Workshop – Locutor por um dia

Atividade para o público interno do Senac São Miguel Paulista.

Venha experimentar o mundo mágico da locução.


Mediação

Carlos Valério Santos

Docente de Sonoplastia no senac São Miguel Paulista. Experiência como Sonoplasta das rádios Eldorado FM e Nova Brasil FM. Músico e produtor musical.


Atividade encerrada

Rádio Teatro

O Rádio Teatro no Brasil prosperou durante toda década de 30 em programas como o Grande Teatro TUPI (Rádio Tupi de São Paulo), o Teatro pelos Ares (Rádio Mayrinque Veiga do Rio de Janeiro) e o Teatro em Casa (Rádio Nacional do Rio de Janeiro).

Em 1941 o Rádio Brasileiro ganhou sua primeira radionovela, “Fatalidade”. Elas atravessaram toda a década de 40 e metade dos anos 50 como gênero de maior sucesso do rádio brasileiro.

Para esse resgate histórico os alunos do curso Técnico em Teatro sob a direção de Verônica Lobo apresentarão em formato de rádio teatro sua versão da peça “Coração Materno”.


Mediação

Verônica Lobo

Verônica Lobo

Locutora, Atriz, Professora, docente nos cursos de Rádio e Teatro do Senac São Carlos.


Atividade encerrada

Rádio: de volta para o futuro?

Em homenagem aos 100 anos do Rádio no Brasil, a programação do Senac Campinas revisitará o passado, trazendo pílulas da história que dialogam com os movimentos presentes, para pensar sobre os avanços, as perspectivas e as tendência da mensagem e dos formatos no futuro do rádio.

Diante da história do Rádio pelo olhar formativo do Senac Campinas, o encontro com convidados abordará: as tendências futuras do desenvolvimento tecnológico no campo do Radialismo, as transformações da mensagem e dos veículos de transmissão circulando entre o passado, o presente e o futuro do rádio, o envolvimento e o alcance do público por meio das rádios alternativas e a experiência da rádio tradicional.


Mediação

Amanda Moreira

Amanda Moreira

Atriz, dubladora, diretora de dublagem e professora da área de Comunicação e Artes no Senac Campinas. Formada em Artes Cênicas pela Unicamp e Mestre em Artes pela Unesp. É pesquisadora da voz e dublagem há 10 anos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Painel “História e a transformação do rádio nestes 100 anos”

De 7 de setembro de 1922 para cá muita coisa mudou nesse meio de comunicação. Com a PRA-7, Ribeirão Preto foi protagonista nas transmissões mais importantes dessa época via rádio no Brasil. Renomados profissionais da área como Lima Duarte, Rogério Cardoso e Silveira Lima ocuparam o palco do multicolorido auditório. Celebrar essas histórias e relembrar a força desse meio no interior do país, será o enredo da prosa desta atividade com grandes nomes que marcaram época na vida de muitos ouvintes.


Palestrantes

André Rezende

Jornalista com especializações em Gestão de Marketing, Comunicação Organizacional e Eventos, e em História, Cultura e Sociedade. Atuou no jornalismo de diversos veículos de comunicação como TV Clube/Band, EPTV/Globo e SBT, além de emissoras de rádio e veículos impressos. É vencedor do XXV Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog (2003). No Grupo Thathi, desenvolveu e implantou o conceito de Multiplataforma. É co-autor do livro “PRA-7: a primeira rádio do interior do Brasil” e foi curador da exposição “90 anos do Rádio”, em Ribeirão Preto (2014). Atualmente é CEO do Núcleo 360 – Grupo de Comunicação e Marketing, e Head de Comunicação, Marketing, Relações Institucionais e Projetos, de SINCOVARP e CDL RP.

Rafael Pizani

Diretor Comercial do Sistema Clube de Comunicação. Graduado pela Universidade Mackenzie em Propaganda e Marketing e com MBA em Marketing, Empreendedorismo e Finanças pela Case Western Reserve University – EUA.Teve Passagens em multinacionais como Global One Comunications (SP), DIVEO do Brasil (atualmente UOL/ DIVEO) e IBM – EUA. Iniciou sua carreira no Sistema Clube de Comunicação em 2004 como diretor de marketing e diretor de geração e transmissão. Desde 2014, lidera a equipe comercial do Sistema Clube de Comunicação.

Marcelo Machado

Atua na Coordenação artística, desenvolvimento promocional e musical das rádios: Mega Fm 92.3 – Conquista Fm 97.7 – Diário Fm 99.7, ambas em Ribeirão Preto – SP.


Mediação

Matheus Souza

Nascido no meio da comunicação, filho de radialista, trabalha desde pequeno com o que mais gosta, o rádio. Formado em produção audiovisual, pós graduado em cinema, atua como docente no Senac Ribeirão nos cursos de radialista setor locução, radialista sonoplastia, aprendizagem comercial e outros cursos de comunicação. Além disso, é DJ profissional e a mais de 15 anos atua no mercado de shows e eventos.


Atividade encerrada

Painel “Inovação e Publicidade no Rádio”

Dividido em dois momentos, o Painel se inicia com um bate-papo sobre a estrutura e equipamentos mais utilizados no rádio atual, nos estúdios e também na rádio multiplataforma. Na segunda parte, falaremos sobre o ramo publicitário, com enfoque nas ideias e inovações de áudio para Propaganda.


Palestrantes

Ricardo Salviano de Paula

Quando nasci o estúdio Decson era no fundo da casa dos meus pais e sempre tive contato com as produções de spots e jingles. Em 1983 comecei a trabalhar, era o engenheiro de som do estúdio principal de músicas e jingles. Por volta dos anos 2.000 passei a administrar o estúdio onde sou proprietário com meu irmão Eduardo de sócio.

André Luiz (Bodão)

Começou no rádio aos 15 anos, trabalhou como operador de áudio, sonoplasta, DJ e técnico de som. Atuou como sonoplasta e operador de áudio nas emissoras de TV Record e SBT. Técnico de laboratório de rádio na universidade Barão de Mauá, onde conquistou alguns prêmios junto aos alunos e corpo docente. Sua caminhada no rádio, tv e universidade somam mais de 38 anos. Hoje aposentado, trabalha o seu talento com a arte e sustentabilidade em sua empresa Disco Riscado onde já expôs suas obras no Ribeirão Shopping e Shopping Santa Úrsula

Eduardo Loja

É produtor musical, arranjador, técnico de mixagem e masterização, iniciou sua carreira em 1987 como guitarrista e passou por diversas bandas e artistas. Traz na bagagem como produtor, mais de 300 artistas produzidos, dos mais variados estilos e gêneros, que vão do rock ao sertanejo, do samba ao blues. Essa versatilidade aliada a sua incansável busca por novas tendências e tecnologias trouxeram aos artistas que produziu sensacionais resultados nos mais diferentes tipos de veículos (rádio, TV e digital). Tem trabalhos que estão entre os mais executados do país e músicas tema de novela. Além dos resultados, o reconhecimento em forma de mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, como participação em Cannes, prêmio GPR Brasil, profissionais do ano e Globo internacional Japão. Em 2004 fundou a Toka Produtora. Um espaço moderno e considerado um dos maiores estúdios do interior do país, com 7 salas de gravação e equipamentos de última geração, onde realiza todas as suas produções.


Mediação

Eduardo Vicente Soares

Eduardo Vicente Soares

Publicitário, jornalista e professor Mestre em Desenvolvimento. Coordena o curso de Pós-graduação em Marketing Digital e E-commerce no Senac Ribeirão. É presidente da APP Ribeirão. Colunista na rádio CBN Ribeirão e Co-Founder e Head de Relacionamento da Agência Anexo Group.


Atividade encerrada

Painel “O Rádio Jornalismo”

Pensando na importância do Rádio Jornalismo como ferramenta de informação para os ouvintes de forma rápida, precisa e confiável, o painel conta com jornalistas-locutores de diversas áreas, trazendo suas experiências, vivências e perspectivas dentro da área.


Palestrantes

César Caparelli

Radialista desde os 14 anos, jornalista assessor de imprensa pós graduado em mkt digital. Trabalhei em várias emissoras de rádio e TV. Influenciado pelo pai e pelo irmão que também são radialistas. Há 7 anos no grupo thathi. Desde 2020 no thathi repórter. Apresentei o programa conectado por 4 anos. Acompanhei essa transição do rádio para multiplataforma. Fui chefe de jornalismo por 3 anos.

Réger Sena

Fez rádio no Senac Franca
Formado em Comunicação Social – jornalismo Na Barão de Mauá RP
Cursos de Marketing político Eleitoral, pesquisa e Mestre de Cerimônia
HÁ 8 anos, é repórter e apresentador na rádio CBN Ribeirão do grupo EP

Cesar Rosa

Começou no rádio em São Joaquim da Barra, no interior paulista. Estudou Publicidade e Propaganda na UNAERP e trabalhou na Rádio Renascença em Ribeirão Preto, vem pra Rádio Excelsior no Sistema Globo em São Paulo. Nos anos 1980 ao lado da equipe da Rádio Cidade inaugurou um novo estilo de apresentador de FM. Fez muito sucesso com o programa São Paulo by Night na Jovem Pan 2. De volta ao interior de São Paulo, coordenou a Clube FM de Ribeirão Preto e dirigiu a Band Fm de Araraquara. Mais tarde na Band FM deu sequência ao gênero romântico contemporâneo com o Sweet Love, também alcançando o primeiro lugar. Reviveu o estilo em Lisboa, com igual sucesso na capital portuguesa, apresentando Cidade by Night, na Rádio Cidade FM.
Foi locutor do programa Jornal da Manhã da Jovem Pan maior audiência em radiojornalismo do Brasil e atualmente é apresentador na RTL 91.7, Litoral FM em Santos
Tem a sua voz em vinhetas e chamadas em várias emissoras do país. Faz parte do Clube da Voz, emprestando sua versatilidade para uma infinidade de clientes e marcas.


Mediação

Eduardo Vicente Soares

Eduardo Vicente Soares

Publicitário, jornalista e professor Mestre em Desenvolvimento. Coordena o curso de Pós-graduação em Marketing Digital e E-commerce no Senac Ribeirão. É presidente da APP Ribeirão. Colunista na rádio CBN Ribeirão e Co-Founder e Head de Relacionamento da Agência Anexo Group.


Atividade encerrada

Painel “Comunicadores do rádio”

O papel do comunicador do rádio vem se transformando ao longo do tempo. Acompanhar as mudanças e a evolução dessa mídia é fundamental, não basta mais apenas colocar músicas no ar, atender ouvintes pelo telefone, é preciso levar entretenimento de qualidade e de forma interativa, valorizando patrocinadores e ouvintes que querem fazer parte de cada programa, muitas vezes, em tempo real. Neste bate-papo, nossos convidados vão revelar seus segredos para conquistar cada vez mais públicos diversos.


Palestrantes

Valmir Moreira (Valmirão)

Tem 50 anos de idade e 35 de comunicação. Jornalista, Publicitário e bacharel em Direito. Iniciou na comunicação aos 15 anos na Rádio São Joaquim em São Joaquim da Barra. Passou pela Transamérica FM de RP e SP. Foi funcionário da Rádio e TV Bandeirantes (onde ficou por 14 anos). Fundador em 2008 da TV Circulando de Araraquara e em 2018 da agência VSM Mídias Sociais. Tem pós-graduação em MKT Político e já fez 9 campanhas políticas regionais e nacionais. Foi foca do Estadão em 1993 e ganhou o prêmio microfone de bronze naquele ano. Tem 10 prêmios TOP OFF Mind de seus programas de rádio e TV. Redator, apresentador, diretor de Rádio e TV, voltou para Ribeirão Preto há 2 anos e desenvolve vários projetos no Grupo Thathi de Comunicação. Atualmente está à frente do programa Circulando Difusora, revista eletrônica que vai ao ar de segunda a sexta das 12 às 14h.

Cacau Muniz

Iniciei no mundo do rádio, sendo secretária, e posteriormente como locutora, na extinta Cajuru AM 1440 KHZ no ano de 2007/2008. Em 2009 iniciei o Curso de Locutora no Senac. Voltei ao ar, pela comunitária Cajuru FM 87,9 no ano de 2013. Em 2016, surgiu a oportunidade de integrar a equipe da Rádio Mega, onde permaneço no ar de segunda a sexta das 22:00 às 2:00. Já fazendo parte do Mega Sistema de Comunicação, fiz o curso de operador de áudio.

Beto Spigga

Francano, começou a carreira de radialista em 1993, trabalhou em algumas casas noturnas, em 1995 trabalhou na Hertz FM, ficou por nove meses, quando recebeu o convite para compor a equipe 100.5 da Clube FM de Ribeirão Preto, onde está até hoje em primeiro lugar de audiência no programa Bom Dia Clube. Realiza propagandas na TV e tem um podcast, o Spigga Show.


Mediação

Tavinho Junior

Locutor publicitário, roteirista e audiodescritor da Empresa Auditiva Comunicações e professor de locução e sonoplastia do Senac Ribeirão. Ex-radialista tendo trabalhado em várias emissoras de cidades do Estado de São Paulo e as principais de Ribeirão preto, como Megasistema de Com e Sistema Clube de Com e Antiga Emissoras Regionais de R.P.


Atividade encerrada

Talk Show “Gigantes da voz”

A proposta da programação, principalmente, foi a de desenvolver a autonomia dos alunos e alunas dos cursos técnicos Radialista, Locução e Sonoplastia do Senac Ribeirão Preto e oferecer ao público presente uma experiência e vivência da história do rádio brasileiro.
Além disso, a diversidade das atividades proporciona também à comunidade escolar o conhecimento sobre essa ferramenta de comunicação tão importante que faz parte da história do nosso país.


Palestrantes

José Geraldo (Gera)

Radialista, jornalista, publicitário e ator. Iniciou em 1972 na O.R.C. em Orlândia SP. Em Ribeirão Preto passou pelas rádios Diário FM e Conquista FM na década de 80. Locutor voz Padrão SBT na regional Ribeirão Preto desde 1988 desde a inauguração da emissora local e SBT MS (Campo Grande) É também criador, fundador e presidente da Artvoice Brasil Comunicação, empresa que disponibiliza mestres de cerimônia ao mercado de eventos em todo o Brasil e exterior e produz conteúdo para emissoras de rádio e TV abertas e corporativas (In-door) com geração de conteúdo para mais de 40 emissoras.

Rodrigo Leone

Rodrigo Leone, 52 anos, jornalista e locutor, voz padrão Discovery Brasil. Produtor de conteúdo e Filmmaker na Octopod Digital e autor das áudio séries Mentes Mortais, Hashtag CODE – Perigo nas Redes, que estarão disponíveis nas plataformas de áudio a partir de Fevereiro de 2023.


Mediação

Andre Luiz Costa

É radialista, formado pelo Senac Franca, e também jornalista. Atuou como repórter nas rádios Difusora e Imperador AM, ambas em Franca. Em 2014 foi contratado como repórter pela TV Clube, afiliada da Rede Bandeirantes. Desde 2021 é também apresentador titular do Jornal da Clube 1ª edição, noticiário que é transmitido para mais de 70 municípios da macrorregião de Ribeirão Preto.


Atividade encerrada

Pocket Show “Marina Dagher”

No fechamento do evento, receberemos grandes vozes que são referência na Comunicação, compartilhando sobre suas trajetórias, num formato descontraído. Encerramento com Pocket Show da Marina Dagher e participação da DJ Carol e Gali Galó, artistas locais e estudantes do Curso de Locução Senac Ribeirão.


Palestrantes

Marina Dagher

Marina Dagher é cantora, compositora e instrumentista e teve sua carreira musical consolidada em Ribeirão Preto.Com uma voz potente e um violão marcante leva um repertório
com versões “grooveadas” da Música Popular Brasileira Reggae e Forró,

DJ Karol Sanpereira

DJ Karol SanPereira é aluna do curso de Radialismo – Setor Locução na unidade Senac e DJ Open Format em Ribeirão Preto e Região desde 2018. Colorida como um arco-íris, a intenção dessa garota camaleoa é tornar cada evento em um momento único e especial.

Gali Galó

Gali Galó é artista não binárie transmasculine, cantore e compositore de Queernejo. Vencedore do Prêmio POC Awards da gayblog.com na categoria Música Poc Brasileira 2021, canta sobre sua narrativa LGBTQIAP+, sexualidade e identidade de gênero.


Atividade encerrada

100 anos do Rádio no Brasil: história, evolução e futuro da radiodifusão no Brasil.

A história, evolução tecnológica do rádio e a expectativa de futuro da radiodifusão no Brasil numa roda de conversa repleta de conhecimento e experiência.


Palestrantes

Fernando Negrão

Fernando Negrão

Cursou Rádio no Senac Sorocaba em 1987. Começou jornalismo em 1988.

Foi colaborador na Primeira emissora Rádio Brasil do Sistema Globo de Rádio em Campinas, sendo coordenador do Curso de Rádio Senac Sorocaba.

Em Sorocaba foi responsável pela implantação do Jornal da Cruzeiro FM e Jornal da Band Sorocaba.

Primeiro Coordenador do curso de Jornalismo da Uniso. Professor desde 1996.

Murillo Huada

Diretor Artístico da Rádio Band FM no Grupo Bandeirantes de Comunicação, formado pela Universidade Católica de Santos.

Formado no curso de Rádio do Senac Sorocaba – turma de 1989.

Bruno Rochel

É locutor da GLOBO (Canal OFF), Grupo Bandeirante (voz Padrão da Rádio NATIVA FM) e deu voz a grandes marcas como: McDonald’s, Santander, Posto Ipiranga, Nubank, Preservativos Prudence, Fisk idiomas entre outros.

Começou sua carreira como locutor em 2005 após  finalizar o curso de rádio no Senac Sorocaba.  Passou por grandes Rádios como: FM Vale verde, Tupi FM, Dumont FM, REDE Sara Brasil, Rádio Paradiso e Mix FM São Paulo.

Jose Desidério

José Desidério da Silva

É radialista, um dos gigantes do rádio Sorocabano. Atua há 58 anos naquilo que era a sua paixão desde a infância: o rádio.

Começou sua carreira na Rádio Vanguarda e passou por grandes emissoras como Cacique, Rádio Brasil Campinas, CBN Campinas, Rádio Gazeta, Boa Nova, Cruzeiro Fm, Ipanema e JovemPan.


Mediação

Adriana Fratini

Comunicadora há 30 anos, formada pelo Senac Sorocaba e pela Universidade de Sorocaba, atuou na Rádio Unimep em Piracicaba, participou da implantação da Jovem Pan Itapetininga.
Há 25 anos é radialista na Band FM Sorocaba onde nos últimos 12 anos atua como moto repórter do Jornal da Band. Desde 2004, docente do Senac Sorocaba.


Atividade encerrada

Exposição comemorativa: a história do rádio

A exposição aberta ao público apresentará alguns objetos de época que contam a história da evolução do Rádio no Brasil.


Atividade encerrada

Da locução à edição, do ao vivo ao podcast: a busca do profissional de rádio pela conexão com o ouvinte.

Conversa sobre a multiplicidade de atuações do profissional do rádio e a busca pela conexão genuína com o ouvinte, com Nadedja Calado.

  • Produção à ancoragem;
  • Locução à operação;
  • Ao vivo ao podcast

Palestrante

Nadedja Calado

Repórter, apresentadora e produtora de podcasts da Rádio CBN em São Paulo após passagem pela praça do Rio de Janeiro, com inserções também na GloboNews e na Rádio Globo. Graduada em Comunicação Social e habilitada em Jornalismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, e cursando graduação em Direito pela Estácio de Sá, também passou pelas redações cariocas da Rádio BandNews FM, jornais O Dia e Meia Hora, Canal Futura e Observatório de Favelas.


Atividade encerrada

Conectando o ouvinte do Rádio ao Podcast

Você já parou para pensar que o podcast que escutamos hoje não é exatamente algo novo?

Nesse bate-papo com o locutor Fernando Alves, será traçado um paralelo de como eram apresentadas as histórias e notícias no rádio e atualmente nos podcasts na conexão com o ouvinte.


Palestrantes

Fernando Alves

Atualmente Fernando Alves é apresentador da Rádio Gazeta FM de São Paulo e docente da área de rádio do Senac Santana. Já trabalhou em emissoras como Rádio Cidade, sistema Globo de rádio, SBT, TV Clima Tempo dentre outras. Também foi consultor da NHK do Japão através da WRN broadcasting do Reino Unido e é sócio-diretor da empresa Allmídia Digital que produz áudio e vídeo para rádio, TV e internet.

Roberto Vilela Junior

Graduado em Rádio, TV e Internet pela Faculdade Cásper Líbero, trabalha com rádio desde 1992, passando por emissoras como Atual AM, Record AM, Ômega FM, Metropolitana FM, Rádio América AM, Rádio Capital AM e atualmente é supervisor de operações da Rádio Gazeta. Diretor de conteúdos de podcast da rádio web Rede Blitz e docente da área de rádio do Senac Santana


Atividade encerrada

Videocast com Dani Freitas, a voz da publicidade

Neste encontro, uma das vozes mais conhecidas na locução comercial, Dani Freitas, juntamente com os locutores Sérgio Ruiz e Fernando Alves, conversam sobre os desafios e as oportunidades para os profissionais do Rádio no mercado comercial.


Palestrantes

Dani Freitas

Formada em Rádio e TV pela FIAM é uma das locutoras publicitárias mais atuantes do mercado emprestando sua voz jovial para marcas como Coca-Cola, Banco do Brasil, UBER, Itaú SKY, Yamaha, Mercado Livre dentre outras. Também atua como coordenadora e produtora de áudio e foi ex-aluna do curso Radialista – Setor Locução do Senac Santana.

Fernando Alves

Atualmente Fernando Alves é apresentador da Rádio Gazeta FM de São Paulo e docente da área de rádio do Senac Santana. Já trabalhou em emissoras como Rádio Cidade, sistema Globo de rádio, SBT, TV Clima Tempo dentre outras. Também foi consultor da NHK do Japão através da WRN broadcasting do Reino Unido e é sócio-diretor da empresa Allmídia Digital que produz áudio e vídeo para rádio, TV e internet.

Sérgio Luiz

São mais de 30 anos de carreira no rádio, televisão e locução comercial. Passou por algumas das principais emissoras do país: Rádio Globo (Rádio X), Rádio Record, SBT, Grupo Bandeirantes e Nativa FM. Atualmente é apresentador e voz padrão da Rádio Gazeta FM de São Paulo, docente da área de rádio do Senac Santana e ainda empresta sua voz para vários trabalhos de locução publicitária.


Atividade encerrada

As vozes do rádio: cerimônia de homenagem

Ao longo dos 100 anos do Rádio, diversos profissionais contribuíam para o sucesso alcançado. Nesta cerimônia, estarão presentes profissionais de destaque e conhecidos do público, que utilizam a comunicação como meio de trabalho que adentram o cotidiano das pessoas de forma interativa, informando e criando vínculos.

Homenageados: Cesar Rosa, Vanessa Calheiros, Dirceu Maravilha, Kaká Siqueira, Patricia Lberato, Day Quarenta, Roberto Miller, Emerson França, Rogerio Andrade, Dani Freitas, Raquel Riqueman e Flavio Rangel.


Mediação

Fernando Alves

Atualmente Fernando Alves é apresentador da Rádio Gazeta FM de São Paulo e docente da área de rádio do Senac Santana. Já trabalhou em emissoras como Rádio Cidade, sistema Globo de rádio, SBT, TV Clima Tempo dentre outras. Também foi consultor da NHK do Japão através da WRN broadcasting do Reino Unido e é sócio-diretor da empresa Allmídia Digital que produz áudio e vídeo para rádio, TV e internet.


Atividade encerrada

100 anos do Rádio no Brasil: o papel do novo comunicador

A ideia é fazer um bate-papo sobre o dia a dia da rádio, transitando entre hard News, desde como compõem um programa de notícias até como preparam conteúdos mais descontraídos, com foco no entretenimento. Além disso, vamos falar sobre o papel do comunicador na sociedade e processo de inovação que as emissoras de rádio e TV estão realizando para se reinventarem mediante ao crescimento das mídias digitais.

 


Palestrante

Carla Bigatto

Carla Bigatto

Formada pela Universidade Estadual Paulista, embora tenha nascido na capital, a carreira teve início como repórter no jornal A Cidade, de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. De volta à capital paulista, trabalhou por três anos na reportagem do jornal “Agora São Paulo”, nas editoria de Cidades.

Na BandNews FM desde 2008, passou por diversas funções, como pela edição de reportagens, além de pela coordenação de rede. Apresenta atualmente o jornal BandNews das 7h às 9h25, ao lado de Luiz Megale e Sheila Magalhães, o BandNews São Paulo 1a Edição, entre 9h25 e 11h.

Ainda no jornalismo, atua também como apresentadora de telejornal no BandNews TV. Mais recentemente passou a integrar a equipe de entretenimento da Band na co-apresentação do Programa 1001 Perguntas, com Zeca Camargo.

Vencedora do Prêmio Comunique-se como melhor Âncora de Rádio em 2019 e 2017 e é pentacampeã do Troféu Mulher Imprensa em 2022, 2020, 2018 e 2017.


Mediação

Michelle Silva

Michelle Silva

Comunicadora, jornalista, publicitária, escritora, produtora executiva, especialista em oratória e comunicação em ESG. Iniciou a sua carreira na TV, na qual trabalhou para emissoras de grande porte, como Globo, Canal Rural, Record, e no exterior na TV alemã Deustche Welle e BBC. Logo depois foi para as plataformas de streaming, se tornando host em podcast e videocast no programa Falando de Ideias.


Links Relacionados

Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *