Em continuação ao Laboratório Novas Histórias, você acompanhará no dia 9 de março uma palestra com Luiz Bertazzo, roteirista do longa-metragem LOBA, selecionado para a incubadora Paradiso.
Durante entrevista, diretora do programa de longa-metragem fala sobre os laboratórios e os programas de desenvolvimento de roteiros do Sundance Institute.
Destacamos as comemorações de 40 anos do instituto e como ele se tornou referência para o cinema independente mundial, além de sua contribuição para a implantação dos laboratórios de roteiros no Brasil, desde 1996.
Director, Feature Film Program at Sundance Institute.
Roteirista de longas como Eu tu eles, de Andrucha Waddington, selecionado para a mostra Um Certo Olhar do Festival de Cannes, correterista da série O mecanismo, de José Padilha, produzida pela Netflix, dentre outros.
Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Desde a década de 80 desenvolve projetos e eventos de aprimoramento e qualificação profissional no setor audiovisual. Atuou na área de patrocínio ao cinema no Banco Nacional e Unibanco de 1992 a 1998. Ao longo de 45 anos já organizou mais de 100 edições de eventos em prol do audiovisual brasileiro com foco no desenvolvimento de narrativas e negócios, e na aproximação de produtores e players do mercado nacional e internacional. Entre eles, os laboratórios de roteiros, iniciados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, que comemoram 27 anos de sua realização no Brasil, hoje denominado Laboratório Novas Histórias – Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros. Em parceria com Carla Camurati, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, realizado desde 2003. Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017) e adaptou o formato ao Rio2C (2018 a 2020). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola. Hoje, juntamente com Luiza Lins e Paulo Barata, é sócio-diretora do Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil.
Roteirista e Diretor.
Roteiristas de filmes e séries falam sobre a arte da adaptação de obras literárias e da vida real para o cinema e TV, e os desafios para manter a alma dos personagens, sem transpor a obra/vida literalmente para o audiovisual.
Roteirista do filme Cidade de Deus.
Roteirista de Hebe, A Estrela do Brasil.
Roteirista da série Assédio.
Jornalista
Roteiristas e diretores falam sobre suas opções ao colocar jovens no centro de suas narrativas, suas visões sobre os protagonistas e as escolhas feitas no roteiro e na direção dos filmes.
Roteirista e Diretora de Meu Nome é Bagdá.
Roteirista e Diretor de As Duas Irenes.
Roteirista e Diretor de Valentina.
Jornalista
Roteiristas das séries Manhãs de Setembro, 3% e Bom dia, Verônica falam sobre autoria e o processo de escrita para streamings, o writer’s room (sala de roteiro) e os desafios para atender às demandas do público das plataformas.
Roteirista de Manhãs de Setembro.
Roteirista da série 3%.
Jornalista
O que as pessoas vão aprender no evento? O ator e roteirista Luiz Bertazzo contará sua trajetória dos palcos à escrita audiovisual. Em 2021, Luiz inscreveu o roteiro do longa LOBA, no Laboratório Novas Histórias, evento realizado pelo Senac Lapa Scipião, pelo Sesc e pela Esmeralda Produções, e dividirá com o público como foi esse processo, até ingressar na Incubadora Paradiso esse ano.
Ator e roteirista, tem formação em Artes Cênicas pela FAP PR. Após cursar o núcleo de dramaturgia audiovisual do SESI-PR, começou a sua carreia de roteirista. Seu primeiro longa, Alice Júnior (Berlinale), lhe rendeu o prêmio de melhor roteiro de comédia da ABRA. Em 2022 ingressa na rede de talentos Paradiso.