No dia 10 de dezembro é celebrado o Dia Internacional dos Direitos Humanos, em homenagem à proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos pelas Nações Unidas. A data convida à reflexão sobre os avanços e desafios na garantia dos direitos fundamentais. O trabalho digno é um dos pilares da declaração e um dever do Estado brasileiro, previsto na Constituição Federal de 1
Público-alvo: Alunos e ex-alunos do programa de Aprendizagem, setor publico, empresas contribuintes.A proposta é promover um espaço de diálogo qualificado sobre a importância da Aprendizagem Profissional como política pública permanente, e seu papel na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e equitativa.
Historiador. Mestre em Políticas Públicas (UFABC), especialista em Gestão de Políticas Públicas (UFRJ) e MBA Executivo em Gestão de Projetos (FGV).
Pesquisador e consultor em direitos humanos e sustentabilidade, com mais de 20 anos de experiência em políticas públicas, direitos trabalhistas e relações internacionais. Diretor da Periscópio Social, consultoria especializada em pesquisa social, devida diligência em direitos humanos e trabalho decente, atuando em parceria com organizações como OIT, Oxfam Brasil, Verité, CONTAR. Coordena projetos voltados à erradicação do trabalho infantil, do trabalho escravo e à promoção de cadeias produtivas sustentáveis nos setores do café, carnaúba, cacau, frutas e cana-de-açúcar, entre outras.
Foi gestor público na Secretaria de Direitos Humanos de São Paulo, coordenando políticas para migrantes e o combate ao trabalho escravo, e na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, onde coordenou o Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a COETRAE-RJ. Atuou ainda em projetos internacionais de pesquisa com a OIM na Colômbia e nos Estados Unidos, além de ter participado do programa de intercâmbio profissional do Departamento de Estado dos EUA sobre tráfico de pessoas e migração.
Doutoranda em Ciências Sociais (UNESP/Marília), atua há 18 anos em projetos e programas voltados às juventudes em situação de desproteção social. Tem experiência como educadora social em diferentes programas vinculados aos Ministérios do Trabalho e do Turismo voltados às juventudes periféricas. Atuou por dez anos como coordenadora de cursos de qualificação profissional e oficinas de arte e cultura desenvolvidos para adolescentes em cumprimento de medida socioeducativa nos centros de internação da Fundação CASA. Realiza formações e assessorias para profissionais e organizações que atuam com crianças, adolescentes e jovens em situação de desproteção social. Atualmente responde pela gerência técnica do Instituto Fazendo História, organização social que atua no fortalecimento e na garantia de direitos de crianças e jovens em situação de acolhimento institucional e familiar. É pesquisadora no campo das juventudes, com ênfase em estudos sobre violência, medidas socioeducativas e sistema prisional.
Educadora há mais de 25 anos. Graduada em Letras pela Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar pela Faculdade Metropolitana. Foi professora na Educação Básica e na Educação Profissional nos Estados de Minas Gerais e São Paulo e coordenadora de Projetos Sociais em Organizações do Terceiro Setor. Atualmente coordena o Programa de Aprendizagem no Senac São Paulo. Também integra um coletivo que presta consultoria para empreendedores individuais, micro e pequenas empresas com objetivo de impulsionar a formalização e o planejamento estratégico dos negócios. É entusiasta em temas relacionados a educação, empreendedorismo, sustentabilidade e inovação. Voluntária em projetos de incentivo à leitura e redação em escolas de Educação Básica na Zona Leste de São Paulo.
Mileny é poeta, atriz, arte-educadora, diretora, dramaturga, escritora, influenciadora digital, multiartista. Campeã Nacional de Poesia Falada (SLAM BR 24), Bi-Campeã paulista de poesia falada (SLAM SP 24 e 25), criadora e Slammaster do Slam ABC, atravessa o Brasil inteiro com suas poesias e gritando que “No ABC tem poeta!” para os quatro cantos do mapa. Acredita que a arte marginal é a faísca da revolução, e o combustível para um novo mundo.
Cientista Social (UFC), mestra em Políticas Públicas (UFABC), certificada em Coordenação de Projetos na Área de Desenvolvimento (APMG) e pós-graduada em Sistemas de Gestão Integrados: Saúde, Meio Ambiente e Responsabilidade Social (Senac). Especialista na Política Nacional de Resíduos Sólidos. Educadora popular em temas relacionados à Sustentabilidade, aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e aos Direitos Humanos. Atualmente, é docente de Desenvolvimento Social no Senac Osasco e consultora sênior na Associação Brasileira de Bebidas. Possui trajetória consolidada no campo das ONGs, com atuação na Associação Brasileira de ONGs, na Assistência Técnica e Extensão Rural em assentamentos da Reforma Agrária e em Perímetros Irrigados. Foi coordenadora executiva de Programa de Qualificação Profissional na Prefeitura de Fortaleza, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), além de assessora técnica da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Fortaleza. Articuladora de mobilizações ambientais, participou de intercâmbio promovido pelo Programa Japão e BID, voltado à troca de experiências entre ONGs da América Latina e da Ásia, realizado em Hanói, Vietnã. É responsável pela MM Projetos Socioambientais Ltda., empresa especializada em consultoria de projetos socioambientais.
Psicanalista com setting analítico atento, sensível e implicado para os atravessamentos vivenciados por corpos racializados. Pedagoga, Bacharel em enfermagem, com pós graduação em pedagogia para docência, saúde mental e gerontologia. Membro de coletivos negros e de grupos voltados a estudo sobre gênero, etnia, racialização, saúde, políticas públicas, práticas inovadoras ancestrais e contacoloniais. Escritora, educadora social, docente do programa de aprendizagem comercial no Senac São Paulo unidade de Osasco, docente de ensino superior, e de cursos técnicos.