2° Fórum Educadores Senac

2° Fórum Internacional de Educadores

até

Evento on-line gratuito

A educação é um bem comum, por isso deve ser pensada coletivamente, por meio de experiências compartilhadas e conversas sobre os diversos caminhos a trilhar. Para incentivar essas conexões e a construção de pontes de conhecimento, o Senac São Paulo promove o 2º Fórum Internacional de Educadores, uma série de bate-papos ao vivo com especialistas de vários países e saberes. Em 2021, a proposta é discutir a educação profissional, inovações, e a formação cidadã, e como essas coisas estão conectadas num contexto intenso de mudanças. Que tal vir com a gente?

Atividade encerrada

Ancestralidade, Comunidade e Escola: O Papel da Educação Frente aos Desafios Globais

Nesta conversa, o líder indígena Ailton Krenak conversa com a Superintendente de Operações do Senac São Paulo Lucila Mara Sbrana Sciotti. Mediados por Márcia Fragellia ideia é promover reflexões sobre a importância da ancestralidade e suas conexões com o papel da educação nas comunidades frente aos desafios globais. 


Palestrantes

Ailton Alves Lacerda Krenak

Ailton Alves Lacerda Krenak

Líder Indígena, atuou na elaboração da constituição de 1988. Ambientalista e escritor brasileiro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Grão-Cruz da Ordem do Mérito Cultural.

Lucila Mara Sbrana Sciotti

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente, é superintendente de Operações do Senac São Paulo.


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Atividade encerrada

Tecnologia Como Ferramenta de Aprendizagem

Quais são os impactos dos avanços tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem? Será que todo mundo tem acesso a esses avanços? Como as inovações tecnológicas chegam até os públicos em situação de vulnerabilidade social? 

Nesta conversa, vamos discutir esses temas sob a ótica dos mais recentes estudos, pesquisas e projetos que buscam democratizar o acesso e a inclusão de todos na era tecnológica. 


Palestrantes

Claudio Pinhanez

Claudio Pinhanez

Pesquisador da IBM Research desde 1999, líder das pesquisas em Inteligência Conversacional do laboratório da IBM Research no Brasil. Vice-diretor do C4AI, Centro de Pesquisas em Inteligência Artificial. Doutor pelo no Media Lab do MIT. 

Patricia Carnicelli Spadaccini

Patricia Carnicelli Spadaccini

Graduada em Psicologia pela Universidade de Guarulhos, pós-graduada em Psicodrama e mestre em Formação de Formadores pela PUC-SP. É docente no Senac Penha. Tem experiência de 17 anos na Educação, ênfase em ensino-aprendizagem e 10 anos na área social. 

Romero Tori

Romero Tori

Autor do livro Educação sem Distância, utiliza seu blog EsemD.org e redes sociais, para escrever sobre educação. Professor e pesquisador da Escola Politécnica da USP e do curso Computação Aplicada à Educação (USP). Bolsista de produtividade do CNPq, em tecnologia educacional. 


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Atividade encerrada

Metodologias Ativas: A Escola e Seus Interatores no Processo de Ensino e Aprendizagem

Você sabe o que são metodologias ativas e como elas podem fazer toda a diferença para a comunidade escolar? 

Nesta conversa, vamos debater sobre esse modelo de ensino inovador que busca apresentar propostas de trabalho por meio de projetos e desafios escolares que mobilizam alunos, professores e funcionários para a solução de problemas reais enfrentados pela coletividade, destacando a conexão da escola com a realidade, a cidade e o projeto de vida de estudantes e demais envolvidos. 


Palestrantes

Fernanda Yamamoto

Fernanda Yamamoto

Pós-doutoranda em Educação na Faculdade de Educação da USP. É coordenadora de projetos educacionais do Senac São Paulo, atuando na pesquisa, concepção, desenvolvimento e implementação do Ensino Médio Técnico no estado.

Lourenço Garcia

Lourenço Garcia

Doutor em Educação Urbana, Liderança e Estudos Políticos, diretor da Escola Pública de Revere, no Massachusetts. Recebeu prêmios internacionais, como o Schools of Opportunity National Award e a medalha Jorge Fidalgo de serviços comunitários. É natural de Cabo Verde e vive em Boston, nos Estados Unidos. 

Ulisses Ferreira de Araújo

Ulisses Ferreira de Araújo

Professor da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, onde é coordenador científico do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas. É presidente da PANPBL – Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies.


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Atividade encerrada

Inovação no Ensino-Aprendizado Através do Fazer: Práticas e Dinâmicas, Postura Maker, Colaborativismo e Competências do Século XXI

Nesta conversa, iremos trazer reflexões sobre o ensino e o aprendizado através do fazer, abordando práticas e dinâmicas desenvolvidas em laboratórios, mas que se mantém acessíveis e sustentáveis. 

Com exemplos práticos, vamos discutir experiências inovadoras que preparam profissionais para empreender em qualquer realidade. Além disso, diferentes cenários de inovação e investimento, contemplando a diversidade de espaços educacionais e do mundo do trabalho, também serão tema de debate. 


Palestrantes

Adriano Camargo de Luca

Adriano Camargo de Luca

Graduado em Desenho Industrial pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (2002). Atualmente é professor assistente do Centro Universitário Senac, professor licenciado da Universidade Paulista e pós-graduando em Magistério para ensino superior ministrado no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e Especialista em Projetos de arquitetura e Design Sustentável.

Daniel Caminha

Daniel Caminha

Psicólogo, pós-Graduado em Constelações Sistêmicas e em Análise Institucional . Já lecionou no curso de Pós-Graduação “Criatividade e Inovação” (Univates) e foi professor convidado na Perestroika, escola de criatividade.  

Luciano Meira

Luciano Meira

Ph.D. em Educação Matemática pela Universidade da Califórnia (Berkeley/EUA), Mestre em Psicologia Cognitiva e Bacharel em Pedagogia. Professor adjunto de psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, professor colaborador do Mestrado em Design Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife.


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Atividade encerrada

Formação de Docentes: Contornos Urgentes e Emergentes da Atualidade

A pandemia trouxe diversos desafios, e um deles é a formação continuada de professores. Esta dificuldade precisa ser conversada a partir dos princípios educacionais, para além das ferramentas.  

Vamos debater o tema considerando a realidade pessoal de docentes, vida social, acesso a recursos e equipamentos e integridade mental. Com a compreensão da cultura digital como parte da linguagem contemporânea. 


Palestrantes

Ana Luiza Marino Kuller

Ana Luiza Marino Kuller

Mestre em Educação pela USP, especialista em Economia e Gestão das Relações do Trabalho e em Tecnologias na Aprendizagem e psicóloga pela PUC-SP. Pesquisadora nas áreas de inovação educacional e currículo, metodologias e formação de professores para educação profissional e tecnológica. Atua como coordenadora de educação do Senac São Paulo.

Bartira Riguetti Calca Sanches

Bartira Riguetti Calca Sanches

Graduada em Comunicação Social pela Unesp. Pós-graduada em Marketing de Serviços, pela Fundação Cásper Líbero e em Gestão Escolar, pelo Centro Universitário Senac. Atua com gestão educacional há 12 anos, e atualmente é Gerente do Senac Bauru. 

David Rodrigues

David Rodrigues

Professor de Educação Especial, obteve o Doutoramento e o título de Agregado pela Universidade de Lisboa. Lecionou em Universidades Portuguesas e estrangeiras (Bélgica, Brasil e China) e cessou a sua carreira docente em 2015 como professor catedrático (Universidade de Lisboa).


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Atividade encerrada

Reflexões Sobre a Conexão Entre a História da Educação e a Educação Profissional Diante das Transformacoes Exigidas Pelo Mundo Trabalho

Em 2021 o Senac completa 75 anos e continua encabeçando discussões e propostas inovadoras para a educação profissional e o ensino técnico. São décadas de história pensando sempre um passo adiante do mercado, formando profissionais e cidadãos preparados para o mundo do trabalho. 

Mas como preparar profissionais para empregos que talvez ainda não existam? Venha conversar com a gente sobre como a educação profissional é construída como resposta advindas das necessidades sociais, humanas e dos sujeitos envolvidos. 


Palestrantes

Francisco Aparecido Cordão

Francisco Aparecido Cordão

Educador, sociólogo e filósofo. Graduado em Filosofia e Pedagogia. Especialista em Educação Profissional, Administração Educacional e Sociologia da Educação. Presta serviços educacionais a sistemas, organizações e instituições educacionais tais como Senac, Sesc e Representação da Unesco no Brasil.

Jurandir dos Santos

Jurandir dos Santos

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (1995), Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005) e Doutor em Psicologia da Saude pela Universidade Metodista. Atua como Diretor Educacional no Senac São Bernardo dos Campos.


Mediador

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.

Links Relacionados

Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *