O Evento tem como inspiração os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da Agenda ONU 2030. O evento ocorre presencialmente na unidade do Senac Jabaquara, com transmissão no YouTube do Senac São Paulo. Nesta edição, o Fórum destaca a relevância da COP 30, que será sediada no Brasil, como um marco estratégico para impulsionar o debate climático no país.
Público-alvo: Profissionais, empresas, parcerias, professores, estudantes e a comunidade.Neste painel de abertura, especialistas refletem sobre como a educação climática é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa, resiliente e sustentável. Serão compartilhadas experiências de vida e trajetórias profissionais que inspiram protagonismo, inovação e soluções transformadoras, mostrando como o conhecimento pode gerar impacto coletivo e preparar pessoas de diferentes áreas para liderar ações que promovam mudanças concretas em prol da sustentabilidade.
Doutora em Geografia pela USP. Mestra em Geografia pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Geógrafa pela PUC. É Professora do Departamento de Saúde Ambiental da Escola de Saúde Pública e do Programa de doutorado em Saúde Global e Sustentabilidade da USP. Foi consultora ambiental na Prefeitura de São Paulo e do Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais (ICLEI).
Doutor em Educação pela PUC-Rio. Historiador pela UFOP. Pós-graduação em História do Brasil República pela UFF. Secretário Geral da Fundação Roberto Marinho. Foi Gerente Geral do Canal Futura e do Laboratório de Educação (LEd), foi professor no Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. Atua nas áreas de educação, história, mídia digital e gestão acadêmica.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.
Doutora em Saúde Global e Sustentabilidade (USP), Mestre em Tecnologias Ambientais (IPT). Pós-graduada em Gestão Ambiental (Senac) e Graduada em Ciências Biológicas (UMESP). É Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara.
As emergências climáticas já são uma realidade que redefine prioridades globais e locais. Neste painel, especialistas debatem como esses desafios exigem lideranças sustentáveis capazes de criar soluções inovadoras e impulsionar a economia. Serão explorados caminhos complexos, permeados por desafios e oportunidades, nos quais lideranças estratégicas, apoiadas em diversidade, tecnologias verdes e engajamento comunitário, buscam gerar resiliência ambiental, prosperidade econômica e bem-estar social.
Jovem ativista, organizadora de jovens, contadora de histórias, construtora da paz e Forbes 30 Under de impacto social. Defensora dos direitos da pessoa com deficiência. Foi nomeada Diretora do Estado de Nova York por desempenhar um papel fundamental na aprovação de mais de 15 leis estaduais destinadas a coibir a violência armada e proteger vidas.
Secretário Executivo de Mudanças Climáticas da Prefeitura de São Paulo. Foi Secretário de Estado da Educação e Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo. Atual Secretário e Imortal da Academia Paulista de Letras e Membro da Academia Brasileira de Educação. É Reitor da UniRegistral. Professor Universitário. Autor de dezenas de Livros: “Ética da Magistratura”, “A Rebelião da Toga”, “Ética Ambiental”, entre outros títulos. Conferencista.
Empreendedora social negra e brasileira, dedicada a conectar grandes organizações a movimentos de base para impulsionar ações climáticas de impacto. Como fundadora do Instituto Oyá e da iniciativa Creators Academy, ela lidera uma rede de 120 influenciadores que alcançam mais de 12 milhões de pessoas no Brasil. Atualmente, Kamila integra os conselhos dos Institutos Talanoa e Igarapé, além de colaborar com a GainForest para impulsionar soluções climáticas baseadas em dados e IA.
Gerente de diversidade, Equidade e Inclusão do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, assistente Social, professora universitária, pesquisadora. Especialista em Psicologia Organizacional e Educação para Relações Étnico-Raciais. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social – PUC. Pós graduada em Direitos humanos pela UFABC – Universidade Federal do ABC.
Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. É Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara e atua no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.
Neste painel, especialistas compartilham como a sabedoria ancestral, aliada à inovação, pode inspirar soluções regenerativas para o planeta, fortalecendo lideranças conscientes e práticas sustentáveis no encontro de gerações que acontece no mundo do trabalho e nas comunidades.
Nascido e criado no Quilombo Ivaporanduva. Mestre em Educação: História, Política e Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. É doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos – Campus Sorocaba – UFSCAR-So. Bolsista CNPQ. Graduado em Pedagogia e História, é ex-bolsista do Programa Internacional de Bolsas de Pós-Graduação da Fundação Ford. Professor efetivo na Rede Municipal de Ensino de Jacupiranga-SP.
Conselheira Independente de Administração no Instituto Inhontim e Instituto Tomie Otahke, faz parte do Conselho do Capitalismo Consciente Brasil. É co-fundadora do Conselheiras 101. Conselheira da Future Climate Group. Também é professora de Finanças Corporativas de pós-graduação e escritora. Em 2021, recebeu o Prêmio Líderes do Brasil, pelo Lide Global, e, recentemente, foi reconhecida como Top Voice Linkedin na pauta de gênero.
Ambientalista indiano do distrito de Alwar, Rajastão, na Índia. Também conhecido como “waterman da Índia”, ganhou o Prêmio Magsaysay (2001) e o Prêmio da Água de Estocolmo (2015). Diretor na ONG ‘Tarun Bharat Sangh’ (TBS), fundada em 1975. É membro da Autoridade Nacional da Bacia do Rio Ganges (NGRBA), criada em 2009, pelo Governo da Índia como uma autoridade de planejamento, financiamento, monitoramento e coordenação do Rio Ganges, pela Lei de Proteção Ambiental de 1986.
Diretora do Senac Registro, formada em Pedagogia e Pós-Graduada em Gestão Escolar, Neurociências e MBA com Foco em Liderança e Inovação. Atualmente é Gerente da unidade Senac Registro
Neste painel, especialistas discutem como a COP30 pode se tornar um marco para a justiça climática, explorando desafios e oportunidades que mobilizam diferentes setores da sociedade na construção de soluções colaborativas, inclusivas e resilientes para enfrentar as emergências climáticas.
Graduado em Administração Pública pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) atua no campo da educação para a sustentabilidade. Atua como Diretor do Instituto 5 Elementos – Instituto de Educação e Pesquisa Ambienta. Atua na Fundação Rede Brasil Sustentável.
Mestre em saúde pública pela Universidade de São Paulo (USP). Engenheira sanitarista e ambiental (UFSC). Fundadora e Consultora de sustentabilidade para empresas na Roda Ambiental. Apresentadora do programa “Eco Brasil” pela TV Cultura. Foi apresentadora do programa de TV “Menos é demais” no GNT. Desde 2017 compartilha tendências em sustentabilidade e comunicação ambiental em seu perfil no Instagram @alinematulja
Bacharel em Ciências Ambientais pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Meio Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Reconhecido em 2022 como Top Voice and Creator Sustainability pelo LinkedIn e Young Leader pelo Instituto Anga. Em 2023, foi escolhido pela CEO Magazine como um dos 20 maiores líderes de sustentabilidade do mundo; pela Revista Exame como Top Voice Sustainability; e pelo Departamento de Estado dos EUA para servir no Comitê de Seleção do Programa de Iniciativa Jovens Líderes das Américas 2024. Fundador e presidente da ONG Ambiafro.
Gestora do portfólio de produtos e serviços educacionais da área de meio ambiente no Senac São Paulo, onde atua há 17 anos — parte de uma jornada de 25 anos dedicados à educação profissional. Administradora por formação, com pós-graduação em gestão de negócios e psicologia transpessoal, ela une estratégia, sensibilidade humana e compromisso com a transformação social por meio da educação.