O evento tem como objetivo ampliar as discussões sobre a Gestão da Permanência na Escola. Os diálogos abordarão a importância da construção de vínculos e parcerias com a comunidade e a valorização da identidade e das vivências na promoção de aprendizagens significativas e inclusivas.
Na atividade de abertura, especialistas promovem a reflexão crítica sobre estratégias que fortaleçam os vínculos entre alunos e os currículos escolares, com foco na permanência e na qualidade dos resultados da aprendizagem. A mesa descreve e compartilha experiências que priorizem o acolhimento, o apoio emocional e pedagógico, o enfrentamento de problemas no processo educacional e a parceria escola-família na formação profissionalizante dos alunos.
Mulher transexual, negra, formada no Magistério na EE Presidente Kennedy, graduada em Pedagogia pela Faculdade de Bebedouro, pós-graduada em Gestão Educacional pela UNICAMP/SP. Atua no magistério público há 37 anos e foi a condutora da mobilização quanto à inclusão de nome social de alunos(as) transexuais e travestis em listas de chamada e diários de classe na Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. Na Educação Básica, é a primeira mulher trans a ocupar o cargo de Diretora de uma escola de ensino público do Brasil. Diretora de Escola desde 1998, sendo que na EE Santa Rosa de Lima atua há 22 anos, Capão Redondo e Professora Aposentada na Prefeitura do Município de São Paulo desde 2021. É ativista e militante independente dos movimentos sociais, políticos, educacionais e culturais LGBTQIAPN+. Em 2021, recebeu o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.
É escritora, poetisa, jornalista e ativista moçambicana, com atuação marcante nas áreas de direitos humanos, igualdade de gênero, inclusão de pessoas com deficiência e comunicação para a mudança de comportamento. Nos últimos seis anos, desempenhou a função de coordenadora de campo na associação h2n, onde liderou estratégias de engajamento comunitário, formação de jornalistas de rádios comunitárias e ações de advocacia nas áreas de gênero e direito à informação. Com uma carreira consolidada como escritora, Énia também tem experiência em mobile journalism, marketing digital, técnicas de vídeo comunitário e produção de conteúdos com foco na transformação social e organização de eventos.
Mestre em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem, MBA em Gestão de Pessoas, especialista em Violência Doméstica contra Crianças e Adolescentes e em Terapia de Casais e Famílias. Graduada em Psicologia. Experiência na área de gestão de pessoas e docência em cursos de nível superior e técnico. Atualmente gerencia a Unidade Senac Marília.
Vamos dialogar sobre conceitos e práticas fundamentadas na colaboração entre família e comunidade para garantir a permanência e o sucesso dos alunos na escola e na Educação Profissional. A mesa analisa como as redes de apoio, influenciam positivamente a trajetória escolar, por meio de um suporte emocional, material e pedagógico, valorizando os territórios e as diferentes narrativas das histórias de vida de estudantes.
Os participantes apresentarão ações para fortalecer as redes de apoio, promover a colaboração e o diálogo entre escolas, famílias e comunidade, e discutir estratégias para lidar com os desafios da gestão da permanência.
Bacharel e mestre em Filosofia Política pela Unifesp, Djamila Ribeiro é uma das principais intelectuais contemporâneas do Brasil. É coordenadora da Coleção Feminismos Plurais e fundadora e presidente do Instituto Feminismos Plurais. Colunista da Folha de S. Paulo e autora best-seller com mais de 1 milhão de exemplares vendidos, já foi professora da PUC-SP e professora convidada na NYU. Atualmente, é a primeira brasileira convidada pelo MIT para lecionar no programa Dr. Martin Luther King Jr. Intelectual premiada, foi eleita pela BBC uma das 100 mulheres mais influentes do mundo e recebeu o Prêmio Franco-Alemão de Direitos Humanos.
Presidente do Instituto de Pesquisa Locomotiva, fundador do Data Favela e da iO Diversidade, Renato Meirelles é considerado um dos maiores especialistas em consumo e opinião pública do país. Colunista da BandNews FM e da revista Veja, foi colaborador do livro Varejo para Baixa Renda, publicado pela FGV, e autor dos livros Guia para
enfrentar situações novas sem medo e Um País Chamado Favela. Em 2012, integrou a comissão que estudou a nova classe média brasileira na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República (SAE). Comunicólogo e escritor, desde 2001 vem conduzindo centenas de estudos sobre comportamento, consumo, cultura e opinião, liderando diagnósticos e estratégias de negócio para as principais empresas que atuam no Brasil.
Doutor pela USP na área de sustentabilidade, é Gerente de Comunicação e Relações Institucionais do Senac São Paulo.
Por meio do diálogo colaborativo, o encontro propõe a criação de um espaço que explore como as vivências e narrativas de cada membro da comunidade escolar podem ser entrelaçadas para construir um ambiente de aprendizado rico e acolhedor, no qual a diversidade seja celebrada.
Ao valorizar as histórias e experiências de cada indivíduo, a mesa abre caminhos para a desconstrução de preconceitos, para o fortalecimento da gestão participativa e o desenvolvimento de práticas pedagógicas que atendam às necessidades de uma realidade multicultural, garantindo a permanência e o sucesso de todos os alunos.
Do povo Kaingang, Pedagoga, mestre em Direito e doutora em Antropologia pela UFPA, é docente da disciplina de Educação das Relações Étnico-Raciais na Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua, pesquisa e milita na área da Educação Escolar Indígena e nas temáticas da diversidade desde 1995.
Mestre em Educação Escolar e doutor em Educação, com pesquisas focadas na temática: Escola do Campo. É professor na EMEF – Hermínio Pagôtto (Assentamento Bela Vista, em Araraquara (SP). Atuou diretamente para importantes conquistas da escola, como o Prêmio Gestão Pública e Cidadania, da Fundação Getulio Vargas (2004), concorrendo com 1,2 mil inscritos. Entre 2007 e 2010, a escola recebeu apoio financeiro da Embraer, que possibilitou o desenvolvimento de projetos e melhorias estruturais, como a ampliação da biblioteca e a criação de um viveiro de mudas.
Pedagoga, quilombola, mestra em Educação pela UFBA e doutoranda em Antropologia Social na Unicamp. É vinculada ao núcleo Afro/Cebrap e ao LaPPAA/Unicamp. É membro do Coletivo Nacional de Educação da CONAQ e servidora no IFBA – campus Barreiras. Trabalha nas áreas: Educação Escolar Quilombola, Educação Profissional e Educação para as Relações Étnico-Raciais.
Mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, e pós-graduado em Gestão Escolar pelo Senac São Paulo. Tem atuado na área de Educação por 27 anos e, atualmente, é Gerente de Operações do Senac São Paulo.
O papel da identidade e da representatividade é de extrema importância na construção de um processo no qual a permanência e aprendizagem significativa sejam o foco. Nesse sentido, a mesa busca analisar como os docentes podem criar ambientes que valorizem as identidades dos estudantes, promovam experiências de aprendizagem relevantes e engajadoras, impactando positivamente a relação docente-estudante. A partir do conceito de aprendizagem significativa, os participantes refletirão sobre o papel do docente na construção de identidade, o impacto da relação docente-estudante na permanência, e as ações práticas para a transformação da prática pedagógica.
Professora Emérita da UFRJ, atua na Faculdade de Educação, no Departamento de Fundamentos da Educação. Possui PhD em Educação pela University of Glasgow (Escócia), mestrado em Educação pela PUC-Rio e licenciatura em Ciências Biológicas pela UFRJ. Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ, desenvolvendo pesquisas nas áreas de multiculturalismo e formação de professores. Coordena o Grupo de Pesquisa em Estudos Multiculturais. Foi agraciada com o Prêmio Cora Coralina, concedido pela Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação ANPEd.
Graduada em Filosofia pela UFMG, é mestre em Filosofia da Educação pela PUC-SP, onde atuou por mais de 30 anos no Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Doutora em Educação pela USP, é pesquisadora do GEPEFE, da Faculdade de Educação da USP. Integra o Conselho Editorial da área de Educação da Cortez Editora e é membro da Sociedade de Filosofia da Educação dos Países de Língua Portuguesa. Atua como assessora e consultora em projetos de formação de professores e educação continuada em diversas áreas do conhecimento.
Marcos Brogna é Mestre e Doutorando em Comunicação pela Unesp, graduado em Jornalismo e Especialista em Comunicação Jornalística pela Cásper Líbero; autor do livro “Viva (e entenda) a diferença” pela Editora Senac São Paulo e co-autor da coleção “Integramundo” (Editora Tulipa), aprovada no PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) de 2020. Leciona no Centro Universitário Senac Santo Amaro, em São Paulo, onde também coordena projetos de Pesquisa e Extensão voltados à diversidade, ligados a povos originários e corpos dissidentes. Foi editor-chefe no jornalismo diário por dez anos e coordenou trabalho de combate ao bullying em escolas públicas da comunidade de Paraisópolis. Acredita na comunicação como espaço do dialogismo, da alteridade e da empatia.