6 Semana de Leitura Senac

6ª Semana Senac de Leitura

até

Evento on-line gratuito

Vamos trocar experiências e práticas para o papel da leitura e da escrita? Na 6ª Semana Senac de Leitura, convidamos você para participar de seis lives com temas diversos com especialistas e educadores de distintos espaços para falar sobre o tema desta edição: Novas Formas de Leitura no Ambiente Digital. Leitura e escrita do presente e do futuro, as diversas narrativas da sociedade, universo digital da leitura e da escrita no Senac, Senai e Sesi, empreender na leitura, conhecimento na era digital, e formas de vivenciar as histórias são os títulos desses encontros entre os dias 25 e 30 de outubro. Vamos também apresentar o universo da cultura digital, da biblioteca contemporânea e possibilidades para uma sociedade leitora, crítica, autônoma e protagonista. Ao participar deste evento, você recebe 20% de desconto nos cursos do Ensino Médio Técnico do Senac.

Público-alvo: Educação, geral, página principal, graduação, pós-graduação, técnicos
Atividade encerrada

Leitura e escrita no mundo, ontem e hoje. E o amanhã?

Nesta conversa, vamos realizar um percurso histórico da evolução da escrita e da leitura. Na primeira parte, cada um falará por períodos históricos, regiões geográficas e características étnicas e culturais, alinhado com sua experiência. No segundo bloco, o foco será o universo da cultura digital, seus recursos para a democratização da leitura e escrita, e suas críticas.

A mediação ficará com Paulo Rezende, gerente do Senac Penha, Senac Tatuapé e Senac Serra de Bragança.


Palestrantes

Pollyanna Ferrari

Pollyana Ferrari

Doutora em Comunicação Social, jornalista e professora titular do programa de pós-graduação Tecnologias da Inteligência e Design Digital e do curso de jornalismo da PUC-SP. Autora de nove livros de comunicação digital e pesquisadora sobre enfrentamento da desinformação.

Galeno Amorim

Galeno Amorim

Jornalista e escritor. Foi presidente da Biblioteca Nacional e do Cerlalc/Unesco e responsável pela criação do Plano Nacional do Livro e da Leitura. Autor de 18 livros, como: Retratos da Leitura no Brasil e Histórias de Gente Que Lê. Hoje preside a Fundação Observatório do Livro e da Leitura.

Timóteo Popygua

Timóteo Popygua

Brasileiro de Aldeia Palmeirinha (PR). Coordenador da comissão guarani yvyrupa. Escritor do livro Terra uma só. Cacique da aldeia Takuari no município de Eldorado (SP). Professor bilíngue guarani e português e estudante do curso de EAD de Pedagogia do Senac.

Sandra Trabucco Valenzuela

Sandra Trabucco Valenzuela

Pós-doutora em Literatura, produtora do programa Mega Séries e tradutora juramentada em espanhol. Docente da Fatec|FAM|Mackenzie.


Mediador

Paulo Sérgio Rezende

Paulo Sérgio Rezende

Mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, e pós-graduado em Gestão Escolar pelo Senac São Paulo. Tem atuado na área de Educação por 27 anos e, atualmente, é Gerente do Senac Tatuapé e Senac Serra de Bragança.

Atividade encerrada

Sociedade e suas Diversas Narrativas

Nesta conversa vamos falar sobre como o ambiente digital impacta os diferentes artistas e escritores neste cenário de pandemia.

Em cenário de mudanças, surgimento e permanência das novas tecnologias digitais, em especial no pós-pandemia provocaram uma nova postura da sociedade. Nesta conversa vamos falar sobre como o ambiente digital impacta os diferentes artistas e escritores neste cenário de pandemia.

A mediação ficará com Gilberto Bazarello, bibliotecário do Senac Lapa Tito e Senac Santana.


Palestrantes

Aza Njeri

Aza Njeri

Pós-doutora em Filosofia Africana e doutora em Literaturas Africanas (UFRJ). Coordena o Núcleo de Filosofia Política Africana do Laboratório Geru Maa (UFRJ) e o Núcleo de Estudos Geracionais sobre Raça, Arte, Religião e História do Laboratório das Experiências Religiosas (UFRJ).

Luciana Diogo

Luciana Diogo

Doutoranda em Literatura Brasileira (FFLCH/USP); mestra em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB/USP); com bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais (FFLCH/USP). Gestora de conteúdos e editora do Portal Memorial de Maria Firmina dos Reis e da Revista Firminas – pensamento, estética e escrita.

Daniel Rodrigo Viana

Daniel Rodrigo Viana

Poeta de rua, datilografa poemas em guardanapos, a partir de histórias contadas por pessoas comuns, que passam pelos centros urbanos. Realiza também oficinas de escrita criativa.

Ketlin Santos

Ketlin Santos

Pedagoga, mediadora de leitura e gestora na biblioteca comunitária Caminhos da Leitura do Instituto Brasileiro de Estudos e Apoio Comunitário.


Mediador

Gilberto Bazarello

Gilberto Bazarello

Especialista em Globalização e Cultura, jornalista e bibliotecário. Educador, mediador de leitura e de informação e dirige um Clube do Livro voltado às HQs com estudantes do ensino médio. Bibliotecário do Senac Lapa Tito e Santana.

Atividade encerrada

A experiência de leitura e escrita no universo digital: Senac, Senai e Sesi

Todos podem possuir uma biblioteca na palma das mãos. A internet e dispositivos móveis são essenciais nesta transformação. A internet se destaca na divulgação de conhecimentos e os conteúdos, e a literatura encontrou este meio. Como a literatura usa o ciberespaço e impacta o uso do livro impresso? Estas e outras questões nortearão um bate-papo com profissionais do Senac, Senai e SESI para apresentar como as bibliotecas podem realizar ações de transformação digital na pandemia, seus impactos e os desafios no mundo do trabalho.

A mediação ficará com Cristiane Camizão Rokicki, técnica de desenvolvimento de soluções educacionais da Gerência de desenvolvimento no Senac São Paulo.


Palestrantes

Aruana Marcondes

Especialista em Gestão da Informação Digital e formada em Biblioteconomia e Ciência da Informação. Atuou como bibliotecária com projetos socioeducacionais aplicando métodos da biblioteca humana para trabalhar a empatia por meio das histórias da vida real, com a literatura e o teatro.

Tarciana Migotto

Tarciana Migotto

Profissional de biblioteca, gestão administrativa da biblioteca e de pessoas. Realiza atividades culturais e orienta normalização acadêmica. Na pandemia contribuiu com a iniciativa da biblioteca na plataforma Microsoft Teams. Bibliotecária responsável pelo Senac Campinas.

Solange Rosati

Solange Rosati

Pós-graduada em Psicopedagogia Educacional, pós-graduanda em Neuroaprendizagem e bacharel em biblioteconomia. Especialista em contação de histórias e biblioterapia, bibliotecária da REDE SESI-SP há 16 anos e atua com estudantes do fundamental I, II e ensino médio.

Daniella Barbosa Buttler

Daniella Barbosa Buttler

Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem, mestre e graduada em Letras. Especialista em Língua Inglesa, atua com educação na literatura. Autora da obra Introdução aos Estudos Literários da Série Universitária. Professora no Centro Universitário Senac – Santo Amaro e no Centro Paula Souza.


Mediador

Cristiane Camizão Rokicki

Cristiane Camizão Rokicki

Coordenadora da rede de bibliotecas do Senac é mestre em moda, cultura e arte, pesquisando sobre modateca, memória e têxtil. Em 2012-2014, presidiu o CRB-8ª, faz parte do comitê editorial da Febab, da diretoria da Fundação do observatório do livro e da leitura e do comitê de diversidade do Senac SP.

Atividade encerrada

Ler e empreender: espirais pessoais, sociais e virtuais​

Nesta conversa vamos falar quando o amor à vocação de cuidado com a leitura se torna em propósito de vida, dedicado à coletividade e em um processo de aprendizagem na transmissão de valores práticos para a construção do conhecimento baseado na diversidade e tecnologia.

A mediação ficará com Elaine Gomes, docente no Senac Aclimação e autora da Editora Senac São Paulo.


Palestrantes

Valquiria Rizzo

Valquiria Rizzo

Atualmente é responsável pelo Grupo de Empreendedorismo, Sustentabilidade e Inovação do Senac São Paulo. Formada em Pedagogia, pós-graduada em Gestão do Conhecimento e Capital Intelectual pelo Centro Universitário do Senac São Paulo, e em Sustentabilidade e Responsabilidade Social pela FGV.

Valdir Cimino

Valdir Cimino

Empreendedor social, fundador da Viva e Deixe Viver, autor literário, professor de comunicação, marketing e relações públicas na FAAP, sócio diretor da Cimino Content e contador de histórias.

Cristiana Seixas

Cristiana Seixas

Mestre em Educação, especialista em Arteterapia, psicóloga, biblioterapeuta, focalizadora de danças circulares e consteladora familiar. Autora de livros sobre biblioterapia, atua e gera conteúdo, forma e fomenta desde 2011.


Mediador

Elaine Gomes

Elaine Gomes

Doutoranda e Mestre em Literatura e Crítica Literária – PUC; Especialista em Arte Educação – Senac SP; Graduada em Artes Visuais – FAAP; Docente no Senac SP nos cursos: Guia de Turismo, Arte e Cultura, Comunicação e Lazer. Narradora de Histórias e Autora do livro: A Arte de Narrar Histórias

Atividade encerrada

Leitura e escrita: o caminho para o conhecimento na era digital

A forma de educar no século XXI e buscar informações mudaram muito. Vamos conversar sobre como as informações que consumimos são verdadeiras e de que forma impacta o ensino e processo de aprendizagem, identificando as fontes confiáveis de informação.

A mediação ficará com Aurora Seles, docente do Senac Lapa Scipião.


Palestrantes

Patricia Blanco

Patricia Blanco

Formada em Relações Públicas (Cásper Líbero) e com pós-graduação em Marketing (ESPM). Presidente executiva e do conselho diretor do Instituto Palavra Aberta, entidade que coordena o EducaMídia, programa que visa conscientizar a sociedade sobre a importância da educação midiática.

Marilene Santana dos Santos Garcia

Marilene Santana dos Santos Garcia

bacharelado e licenciatura em Letras, Pedagogia, mestrado, doutorado e pós-doutorado. Autora da obra Curadoria educacional – práticas pedagógicas para tratar (o excesso de) informação e fake news em sala de aula. É professora de pós-graduação da PUC-SP e pesquisadora visitante da Logos University.

Vera Lucia Marques da Silva

Mestranda em Ciência da Informação (ECA/USP), especialista em Tecnologias Educacionais e graduada em Biblioteconomia. Desenvolve pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação em ambientes educacionais. É bibliotecária no Senac Francisco Matarazzo.


Mediador

Aurora Maria Alves Seles

Aurora Seles

Jornalista e professora de Comunicação no Senac Aclimação e Instituto Proa. Especializada em Psicologia Infantil/Universidade de São Paulo; Marketing e Publicidade/Faculdade Cásper Líbero; Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais/Celacc-USP.

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *