7ª Semana Senac de Leitura

7ª Semana Senac de Leitura Lives

até

Evento on-line gratuito

Quem possui o hábito da leitura compreende melhor a sociedade em que vive. Também aprende com mais facilidade, ampliando suas oportunidades no âmbito social e profissional. Nos dias 24, 26 e 28 de outubro, o Senac promove três lives para discutir o poder da leitura na transformação social. Participe!

Contagem regressiva

Fique atento! O evento vai começar em:

Dias

Horas

Minutos

Segundos

Selecione a unidade
Atividade encerrada

Leitura e escrita como ferramenta de transformação social

Será que todo mundo tem o mesmo direito à leitura e, por consequência, à educação? Levantamento do Censo MEC responde que não: 61% das escolas públicas não possuem bibliotecas.

Nesta live, vamos fazer uma reflexão sobre como a leitura e a escrita são poderosas ferramentas de transformação social e qual é o papel da escola nessa questão.


Palestrantes

Neide de Almeida

Neide de Almeida

Escritora, poeta, educadora. socióloga, mestre em Linguística Aplicada e Especialista em Gestão Cultural Contemporânea. Docente, pesquisadora independente e consultora na área de leitura e relações étnico-raciais, pela Fio.de.Contas Consultoria. Autora do livro “Nós: 20 poemas e uma Oferenda”.

Ariege Ebo

Ariege Ebo

Realiza projetos de literatura na Rede de Mediatecas em Luanda – Angola como coordenador do Clube de Leitura. Leitor, usa a oralidade e a interpretação de texto artísticos como principais ferramentas para transmitir os seus pensamentos e contribuir para a formação de indivíduos da sua sociedade.

Eliane Potiguara

Eliane Potiguara

Escritora, poeta, professora, formada em letras, entre tantos títulos e prêmios, recebeu o de doutora honoris causa pela UFRJ. Trabalhou pela Declaração Universal dos Direitos Indígenas na ONU em Genebra.
É fundadora da 1ª org. de mulheres indígenas. Possui vários livros nacionais e internacionais.
Possui vários livros infantis e textos, pensamentos e poesias em antologias nacionais e internacionais. Acaba de lançar seu oitavo livro “O VENTO ESPALHA MINHA VOZ ORIGINÁRIA”.


Mediador

Cristiane Camizão Rokicki

Cristiane Camizão Rokicki

Coordenadora da rede de bibliotecas do Senac é mestre em moda, cultura e arte, pesquisando sobre modateca, memória e têxtil. Em 2012-2014, presidiu o CRB-8ª, faz parte do comitê editorial da Febab, da diretoria da Fundação do observatório do livro e da leitura e do comitê de diversidade do Senac SP.

Atividade encerrada

Poéticas da transformação como espaço de encontro​​

A cultura da poesia falada dá voz para artistas de diferentes origens, além de servir como porta de entrada para muitas pessoas criarem o hábito da leitura.

Nesta live, artistas reforçam a importância da poesia falada como identidade e resistência e contam suas trajetórias para inspirar mais pessoas.


Palestrantes

Rodrigo Ciriaco

Rodrigo Ciriaco

RODRIGO CIRÍACO é escritor, educador, editor e produtor cultural. Autor de cinco livros: “Te Pego Lá Fora” , “100 Mágoas” , VendoPó…esia”edos infantis “Menino Moleque Poeta Serelepe” e “Vovó virou semente”. Desenvolve há 18 anos a “Pedagogia dos Saraus”, trabalho de incentivo à leitura e formação literária com jovens, crianças e adolescentes das periferias de São Paulo. É curador do espaço cultural CASA POÉTICA, e criador do SarauZim – Sarau Infantil, primeiro sarau voltado exclusivamente para a molecada.

Apêagá

Apêagá

É multiartista da palavra, onde faz-se poeta-escritora, slammer, slamaster, criadora de conteúdo digital e produtora cultural. É pioneira da cena poetry slam no Ceará. É autora do livro: Me Faço Tempestade Para Não Caber em Redemoinho. Integra o Coletivo Fora da Métrica e Slam das Minas SP.

Márcio Ricardo

Poeta Márcio Ricardo

Poeta, Rapper e Palestrante, é do Grajaú, zona sul de São Paulo. Seu livro ‘Felicidade Brasileira’ foi publicado pela editora Filoczar. Ganhou 20 Slams em 2019 e 2 slams internacionais online na Argentina. É Poeta formador no Slam Interescolar organizado pelo Slam da Guilhermina.


Mediador

Aurora Maria Alves Seles

Aurora Seles

Jornalista e professora de Comunicação no Senac Aclimação e Instituto Proa. Especializada em Psicologia Infantil/Universidade de São Paulo; Marketing e Publicidade/Faculdade Cásper Líbero; Cultura, Educação e Relações Étnico-raciais/Celacc-USP.

Atividade encerrada

O percurso da leitura, escrita e fala nas redes sociais​

Com a popularização das redes sociais, houve o aumento da leitura de notícias e de livros, além da ampliação da oportunidade para publicação de obras para novos escritores.

Nesta live, vamos falar como as novas tecnologias, alinhadas às redes sociais, contribuem para a autopublicação e a divulgação de obras literárias em conexão com novos leitores.


Palestrantes

Marlon Souza

Marlon Souza

Nasceu na véspera do natal de 1992. É jornalista, editor e produtor cultural. Aos 22 lançou seu primeiro livro Às Vezes (Publiquei Editorial). É produtor do coletivo LiteraCaxias e editor da revista Mahin. O silêncio que a chuva traz (editora Malê) é seu quinto romance publicado.

Clara Alves

Clara Alves

Autora dos best-sellers Conectadas (2019) e Romance real (2022), publicados pela Editora Seguinte. Também assina contos nas coletâneas De repente adolescente e Sobre amor e estrelas (e a cabeça nas nuvens), além de histórias independentes publicadas na Amazon.

Felipe Cabral

Felipe Cabral

Ator, dramaturgo, roteirista e escritor. Realizou 6 curtas LGBTQIA+, enquanto na TV, foi roteirista nas novelas Totalmente Demais e Bom Sucesso. Desde 2017, é curador na Bienal do Livro do Rio e criador do perfil Eu Leio LGBT. É autor de O Primeiro Beijo de Romeu pela Galera Record.


Mediador

Heitor Augusto Santos Botan

Jornalista com especialização em Comunicação Organizacional. Atua como coordenador de projetos especiais no Senac São Paulo, em grupo de pesquisa, desenvolvimento e inovação para concepção de projetos educacionais relacionados à educação profissional.

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *