Uma iniciativa destinada às pessoas que admiram o universo da animação e desejam explorar um pouco mais o segmento que se destaca no mercado. O evento acontece em diversas unidades do Senac São Paulo.
8h | Palestra Anderson Mahanski
11h às 19h | Artist’s Alley: Espaço de exposição e venda de trabalhos de artistas.
13h | Painel: Editais e Festivais – Yumi Kyumers
15h | Painel: Animação na Quebrada – Mity Dias , Ivanildo Soares
19h | Palestra Mauro Souza
Local: Prédio Biblioteca
*Vagas limitadas conforme a capacidade do local. Participação por ordem de chegada.
Atrações Paralelas disponíveis durante todo o evento:
· Exposições: Ilustrações temáticas de Halloween e sobre a história da Animação.
· Mostra de Curtas: Curtas de animação da Mostra DIA – Dia Internacional da Animação
· Exibição do AnimaJam: Projeto de Animação desenvolvido pelos alunos e egressos.
Palestrante, Creator, Diretor, Animador 2D, Ilustrador e escritor. Atua na Animação Brasileira há 25 anos.
Atualmente produz a webcomic autoral “DUAS PALAVRAS” junto com Darlan Kussate, e dirige o longa-metragem de animação “UTOPIA” que chega aos cinemas em breve.
Roteirista e criadora de projetos autorais. Formada em Design de Animação pelo SENAC Santo Amaro, já trabalhou como roteirista nas empresas Split Studio, Animar Studio e 2D Lab, em propriedades intelectuais como “Hello Kitty” e “a Boiadeirinha”. Também atuou como assistente de produção na Split em projetos como “Turma da Mônica Clássica” e “Hello Kitty SuperCute Adventures”, com experiência em curtas independentes como “Medo de Cachorro” (como produtora executiva e de linha) e “A Ilha Blumun” (como produtora e roteirista). Experiente com pitchings, já tendo apresentado seus projetos em eventos como Mif.Kids, Series_Lab 24, Rio2C 25 e Pixelatl 25. Atualmente faz parte da diretoria da ABCA, gestão 25-27, e foi coordenadora e mentora do consultório ABCA 24/25, orientando e guiando uma nova geração de criadores.
Mity atua como ilustradora, concept artist e diretora de arte. Conheceu o mundo da arte através do graffiti e se encontrou na arte digital.
Busca sempre levar nos seus desenhos um pouco do urbano, do Brasil, da música e da cultura hip hop.
Diretor e animador de São Paulo que atua no mercado desde 2012, colaborando com alguns dos maiores estúdios brasileiros. Foi diretor de animação em Acorda, Carlo! (Netflix) e em Irmão do Jorel (Cartoon Network). Como realizador, já exibiu seus curtas em festivais internacionais, com destaque para ‘Mãos’, premiado com Distinção no Athens Animfest 2017. À frente do Loberoso Studio, presta serviços de animação e desenvolve projetos autorais, incluindo o curta ‘Nemito’, selecionado para o MIFA – Annecy 2024 no ‘São Paulo Animation Showcase’.
Mauro Souza é ilustrador e arquiteto. Trabalha para o Mauricio de Sousa Produções desde 1998. Como designer de cenário para animação, desenhou para filmes publicitários, séries para TV e longa metragem para cinema. Como ilustrador editorial criou o Estudio22 e trabalhou para diversas revistas e jornais: Veja, Folha de São Paulo, Superinteressante, Mundo Estranho, Revista VIP, Info Exame, Placar, Recreio, Quatro Rodas, Você S/A, Saúde, Men’sHealth, entre outras. Ilustrou livros infanto-juvenis para as Editoras Globo, FTD, Moderna, Ática, Scipione, Ediouro, Panda, Saraiva, Oxford e Positivo. Foi premiado no Festival Anima Mundi com o curta “A Roda” em 2009. Em 2013 abriu a Galeria Ornitorrinco, a primeira galeria de ilustração do Brasil. Na Ornitorrinco participou da curadoria de mais de 10 exposições entre 2013 e 2016. Lançou 3 álbuns de quadrinhos independentes.
Festival Dia Internacional da Animação – ABCA
A ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) disponibiliza animações para todos e todas assistirem.
Roda de conversa sobre o curta “Medo de Cachorro”, de Italo Tapajós Gaspar de Lima.

sinopse:
O que são memórias? São recordações do passado ou uma ideia fragmentada de quem somos? Um jovem reflete sobre sua infância, ponderando não só seu medo de cachorros, mas a natureza do medo em si.
Nascido em Belém-PA e naturalizado Natal RN, Italo leva nome após o Rio Tapajós, logo virou artista apaixonado pelo mar. Graduado em Comunicação Social pela UFRN, pós graduado em Animação 2D pela Faculdade Melies, colaborou em diversos estúdios de animação como artista de storyboard e artista de BG, em
2024 assina a direção e direção de arte do curta “Medo de Cachorro”, contemplado pela LPG Natal RN. Esse é seu primeiro filme dirigido.
Roteirista e criadora de projetos autorais. Formada em Design de Animação pelo SENAC Santo Amaro, já trabalhou como roteirista nas empresas Split Studio, Animar Studio e 2D Lab, em propriedades intelectuais como “Hello Kitty” e “a Boiadeirinha”. Também atuou como assistente de produção na Split em projetos como “Turma da Mônica Clássica” e “Hello Kitty SuperCute Adventures”, com experiência em curtas independentes como “Medo de Cachorro” (como produtora executiva e de linha) e “A Ilha Blumun” (como produtora e roteirista). Experiente com pitchings, já tendo apresentado seus projetos em eventos como Mif.Kids, Series_Lab 24, Rio2C 25 e Pixelatl 25. Atualmente faz parte da diretoria da ABCA, gestão 25-27, e foi coordenadora e mentora do consultório ABCA 24/25, orientando e guiando uma nova geração de criadores.
Artista de storyboard, cenarista e animador, atualmente no Split Studio. Eu amo criar e administrar projetos criativos.
MILLENA YUMI SUZUKI KOBAYASHI
Roteirista e criadora de projetos autorais. Formada em Design de Animação pelo SENAC Santo Amaro, já trabalhou como roteirista nas empresas Split Studio, Animar Studio e 2D Lab, em propriedades intelectuais como “Hello Kitty” e “a Boiadeirinha”. Também atuou como assistente de produção na Split em projetos como “Turma da Mônica Clássica” e “Hello Kitty SuperCute Adventures”, com experiência em curtas independentes como “Medo de Cachorro” (como produtora executiva e de linha) e “A Ilha Blumun” (como produtora e roteirista). Experiente com pitchings, já tendo apresentado seus projetos em eventos como Mif.Kids, Series_Lab 24, Rio2C 25 e Pixelatl 25. Atualmente faz parte da diretoria da ABCA, gestão 25-27, e foi coordenadora e mentora do consultório ABCA 24/25, orientando e guiando uma nova geração de criadores.
Diretora, Animadora e Professora. Profissional experiente na área da animação, tendo acumulado em sua trajetória passagens por diversas áreas diferentes do processo de produção animado. Foi animadora nas séries Turma da Mônica, Patati e Patatá, Gildo, entre outras. Foi assistente de diretora no filme Safo (2025) dir. Rosana Urbes e atualmente trabalha com a distribuição do mesmo filme. Também é professora e mestra em comunicação.
Festival Dia Internacional da Animação – ABCA
A ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) disponibiliza animações para todos e todas assistirem.
Festival Dia Internacional da Animação – ABCA
A ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação) disponibiliza animações para todos e todas assistirem.
8h | Palestra Luke Ross
11h às 19h | Artist’s Alley: Espaço de exposição e venda de trabalhos de artistas
12h | Concurso de Cosplay
13h | Painel: Acting de Personagem
13h | Oficina: Desenho com Modelo Vivo Cosplay
15h | Painel: Conceptual Art – Willian Mur , Thiago Spyked
19h | Palestra Pedro Conti
Local: Prédio Biblioteca
*Vagas limitadas conforme a capacidade do local. Participação por ordem de chegada.
Atrações Paralelas disponíveis durante todo o evento:
· Exposições: Ilustrações temáticas de Halloween e sobre a história da Animação.
· Mostra de Curtas: Curtas de animação da Mostra DIA – Dia Internacional da Animação
· Exibição do AnimaJam: Projeto de Animação desenvolvido pelos alunos e egressos.
Luke Ross é o nome artístico adotado por Luciano Queirós. Em 1980 aos sete anos leu pela primeira vez um comic book de Spider-Man, e decidiu que um dia iria se tornar um artista tão bom quanto aqueles que ilustravam as histórias pela qual se apaixonou. No início dos anos 90, depois de muito estudo e dedicação, o artista autodidata finalmente estava preparado para realizar o seu grande sonho de entrar para esse fantástico mundo dos Super Heróis para o qual desenhou os maiores personagens de Comics de todos os tempos.
Seu talento e profissionalismo fez o seu nome ficar na história dos Comics, devido à excelente qualidade e versatilidade de seu trabalho. Ao longo de sua carreira produziu para maiores editoras americanas, como Marvel, DC, Image e Dark Horse, ilustrando os mais importantes títulos dessas editoras como “Spider-Man”, “Green Lantern”, “Jonah Hex”, “Venom”, “Captain America”, “Iron-Man”, “Avengers”, “Dark Tower”, “X-Men”,“Conan”, entre outros.
Atualmente faz parte do seleto grupo de artistas que desenham para o universo de Star Wars da editora Marvel Comics.
Pedro cresceu em São Paulo, Brasil, e desde então vem se destacando no cenário internacional de animação. Seu trabalho é inspirado na energia da vida urbana, na cultura hip-hop e nas histórias cotidianas que nos conectam.
Com foco em desenvolvimento de personagens, iluminação e renderização, Pedro se uniu a alguns dos maiores nomes da indústria. Ele teve a oportunidade de colaborar em projetos com artistas como Katy Perry, os icônicos OSGEMEOS e o músico brasileiro Emicida, mesclando diferentes estilos e perspectivas em seu trabalho.
Como diretor, Pedro adora criar histórias honestas e tocantes, explorando temas que ressoam com pessoas de todas as esferas da vida.
Atualmente, ele divide seu tempo entre a gestão de sua produtora, a Flooul Animation, e projetos freelancer de desenvolvimento visual.
Paulistano, Thiago Possui bacharelado em Desenho Industrial pelo Mackenzie e mestrado em Comunicação pela Universidade de São Paulo. É designer, ilustrador, professor de artes, empresário, editor, palestrante e autor de histórias em quadrinhos. Em 2007 iniciou a Crás Estúdio e Editora unindo outros autores brasileiros ao seu selo. A Crás também se tornou bastante popular pelo seu trabalho com vídeos na internet através do canal no Youtube Crás Conversa Oficial.
Atua como quadrinista independente desde 2003 de forma ininterrupta. É autor de publicações como Rafe: Resolvendo uma História” (2009), “Spectrus: Paralisia do Sono” (2016), “O Velho do Papelão: O Balão Vermelho” (2017), Requiém: Sinfonia dos Pecados (2018), A Aristocracia das Crianças Perdidas (2019), A Vila das Marionetes (2019), Prisma: Portal do Inconsciente (2021), Animarium: Os Amigos Secretos (2023) e Rafe: Remake (2024).
Profissional de comunicação, design e artista visual com experiência em desenho, animação e narrativa visual, tendo trabalhado na Faculdade Méliès e no jornal Folha de S. Paulo. Ele é conhecido como um mestre no estilo de desenho Disney e oferece cursos sobre o tema. Com formação acadêmica em Literatura, Cinema e Design, Mur busca aplicar seu conhecimento em projetos que exploram a narrativa audiovisual e o desenho.
Explore as etapas de concepção e desenvolvimento de personagens para animação em ambiente digital. O workshop aborda fundamentos de design, silhueta, expressão e estilo, com foco na construção de identidades visuais marcantes. Explore as etapas de concepção e desenvolvimento de personagens para animação em ambiente digital. O workshop aborda fundamentos de design, silhueta, expressão e estilo, com foco na construção de identidades visuais marcantes.
Local: Laboratório 211
Poderia falar da minha experiência profissional, currículo, empresas e projetos nos quais trabalhei, mas vou falar mesmo é de mim — o resto tá no LinkedIn. Sou o filho do meio de quatro irmãos. Cresci durante os anos 80/90, com um acesso não supervisionado à TV (minha mãe trabalhava muito e tinha pouco tempo para monitorar o que víamos ou não). Isso me deu a chave para uma gama de experiências captadas pelas distorcidas ondas da TV de tubo.
Me traumatizei com filmes de terror, me encantei com ficções científicas, me emocionei com animações e me inspirei com aventuras épicas de heróis clássicos. Escrevia, desenhava e tentava me expressar da forma que conseguisse.
Durante a faculdade, comecei a contar minhas próprias histórias. A maior delas é DEPOIS DO FIM DO MUNDO (DFM) — o expoente dos meus desejos, inspirações, de tudo que vi e admiro.
Hoje me considero um contador de histórias, sejam elas em quadrinhos, textos, áudio, animações — ou, melhor ainda, tudo junto e misturado!
Uma imersão prática no universo da escultura e da modelagem manual. Os participantes aprenderão técnicas tradicionais para criar personagens tridimensionais a partir de materiais físicos, explorando forma, textura, proporção e estilização.
Local: Sala 206
Dante é artista visual atuante entre Rio de Janeiro e São Paulo, com especialização em Ilustração pela Saint Martin College of Art and Design, em Londres. Sua trajetória é marcada pela criação de personagens e bonecos artesanais aplicados às artes cênicas, à televisão e ao cinema de animação.
Ao longo de sua carreira, desenvolveu projetos autorais e colaborativos para importantes instituições e empresas, como TV Globo, Globoplay, Escola de Samba Paraíso do Tuiutí, União de Maricá, Companhia Dos à Deux, Artesanal Cia de Teatro, Cia Pequod, Companhia Brasileira, Cia Theatrum Mundi, Rocco Editora, Cia Viaje Imóvil, Teatro Municipal de Santiago (Chile), Zombie Studios e Khoma Ballet, entre outros.
No campo do cinema de animação, Dante tem se destacado por seu trabalho em parceria com o Zombie Studios, nos filmes 47 e 18 Months, que conquistaram reconhecimento internacional ao receberem prêmios como o Grand Clio (Nova York) e o Cannes Lions (França). Sua atuação evidencia a capacidade de integrar artesania, inovação e narrativa visual em produções de grande impacto.
Dante reúne também, em sua trajetória, importantes premiações que consolidam sua relevância como artista visual, entre elas o Prêmio Shell de Teatro, o Prêmio Zilka Sallaberry, o Rio Novos Designers, o Prêmio CBTIJ e o Prêmio APCA. Sua pesquisa artística se caracteriza pelo diálogo entre diferentes linguagens, explorando a materialidade da escultura, a força da ilustração e a potência narrativa da animação.
📷 Instagram: @arte.dante
🌐 Site: www.artedante.com
8h | Palestra Sidney Gusman
11h às 19h | Artist’s Alley: Espaço de exposição e venda de trabalhos de artistas.
13h | Painel com Estúdio Spliy Studio por Luiz do Futuro
13h | Oficina: Desenvolvimento de Personagem em RPG
15h | Painel: Arquitetura e Cenário em Animação – Hiro Kawahara e Valéria Cassia dos Santos Fialho
19h | Palestra Nelson Machado
Local: Prédio Biblioteca
*Vagas limitadas conforme a capacidade do local. Participação por ordem de chegada.
Atrações Paralelas disponíveis durante todo o evento:
· Exposições: Ilustrações temáticas de Halloween e sobre a história da Animação.
· Mostra de Curtas: Curtas de animação da Mostra DIA – Dia Internacional da Animação.
· Exibição do AnimaJam: Projeto de Animação desenvolvido pelos alunos e egressos.
Sidney Gusman nasceu em 1966, é jornalista especializado em quadrinhos e escreve sobre o tema desde 1990, em jornais, revistas e sites. De 2000 a 2006, recebeu o Troféu HQ Mix de melhor jornalista especializado em quadrinhos do Brasil.
Foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora de 2001 a 2003, sendo responsável por obras cultuadas, como Sandman e Zap Comix, e mangás como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece etc. De 2003 a 2006 foi editor da revista Wizard, da Panini, e lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas DC, todos pela Editora Abril.
Em 2006, lançou o livro Mauricio – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis.
Desde outubro de 2006, Sidney Gusman é responsável pelo planejamento editorial da Mauricio de Sousa Produções, onde deu vida a projetos como MSP 50, MSP + 50, MSP Novos 50, Ouro da Casa, Mônica(s), Memórias do Mauricio, Graphic MSP, Horácio Completo, Biblioteca Mauricio de Sousa e outros.
Além disso, é editor-chefe do Universo HQ (http://www.universohq.com), o principal site sobre quadrinhos do País, que venceu dez vezes o Troféu HQ Mix (de 2000 a 2007 e 2009 e 2010) em sua categoria.
É considerado um dos maiores especialistas em história em quadrinhos do Brasil.
Em 2022, foi eleito Profissional do Ano – Endêmico, de todo o mercado de Cultura Pop brasileiro, pela CCXP Awards.
Ator, dublador, diretor de dublagem. Voz brasileira de vários atores, entre eles, Robin Williams, Wesley Snipes, Roberto Benigni
e de personagens como Quico, Glomer, Fred Flintstone, Darkwing Duck, Chucky. Autor dos livros “Espantado” e “Versão Brasileira”.
Canal no Youtube: Machado Amolado.
Profissional com 10 anos de experiência no mercado de animação, atuando como animador, supervisor, diretor e educador. Trabalhou em renomados estúdios brasileiros e em séries de TV para canais como Discovery Kids, Cartoon Network, Disney Channel e Nickelodeon. Destaca-se por sua versatilidade em animação 2D, direção de equipes e desenvolvimento de conteúdo educacional.
Ilustrador, quadrinista, diretor de arte e professor de desenho com 35 anos de experiencia. Criou e ilustrou as toalhinhas de bandeja do McDonald’s por 25 anos. Atualmente ilustra e cria livros infantis, cria quadrinhos há 11 anos. O livro “A Sereia da Floresta” venceu o prêmio máximo do 18th Japan International Manga Awards em 2025. “Parzifal” ganhou o prêmio Cátedra Unesco-PUC de melhor literatura infanto juvenil em 2017. E há 12 anos criou uma série de cursos de desenho direcionados para profissionalização e formação de ilustradores.
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (1992), Mestrado (2002) e Doutorado (2007) em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desenvolve atividade docente desde 1998 e coordena o Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário SENAC desde 2010. No Senac também desenvolve projetos de pesquisa e extensão. No SENAC Santa Cecília e Lapa Tito coordenou o curso de pós graduação em Arquitetura Comercial de 2012 a 2019. É sócia diretora da Nave Arquitetos Associados desde sua fundação, em 1994. Tem experiência na área de projetos de arquitetura, urbanismo e design, com diversos projetos publicados no Brasil e no exterior.
A roteirista Luiza Fugliese conta sua trajetória em festivais de animação.
Local: Auditório
Luiza Pugliesi, de Franca-SP, é diretora, roteirista e animadora. Bacharel em Cinema e Animação (FAAP, 2019), pós-graduanda em Roteiro (Senac) e formada em Documentário (AIC, 2024), dirigiu e roteirizou os curtas-metragens Cadim (2022) e Absorta (2024). Foi jurada técnica no Dia Internacional da Animação e palestrante na FAU-USP e na PUC-SP. Atuou como assistente de direção no longa Papaya (Boulevard Filmes, 2026) e como assistente de produção e animatic em Um Pinguim Tupiniquim (Coala Filmes, 2027).
Descubra o processo artístico por trás da criação de cenários pintados à mão. O workshop apresenta técnicas de composição, cor e iluminação para construir atmosferas visuais que dão vida e profundidade às animações.
Local: Sala 206
Davi Calil nasceu em 1979, em Guararema, uma pequena cidade do interior de São Paulo. Começou a estudar desenho e pintura aos 9 anos de idade. Nos primeiros anos de sua carreira, trabalhou como ilustrador para revistas e jornais, além de atuar como professor de pintura e realizar diversas exposições de seus quadros. Desde cedo, também se envolveu com o mercado de animação, onde trabalha até hoje, colaborando em inúmeros projetos e estúdios, realizando storyboard, design de personagens e cenários.
Em 2013, junto de alguns amigos, criou o selo independente de quadrinhos Dead Hamster, onde passou a publicar seus trabalhos autorais. Ganhou o Prêmio HQ Mix de “Álbum do Ano” em 2015, com o livro Quaisqualigundum (escrito por Roger Cruz). No ano seguinte, lançou Uma Noite em L’Enfer, sucesso de público e crítica, aclamado como sua melhor produção até o momento. Calil já publicou seis livros e atualmente trabalha em sua série de quadrinhos.
Mergulhe no universo nostálgico e criativo da Pixel Art! O workshop ensina a criar e animar personagens em baixa resolução, explorando as possibilidades expressivas dessa técnica clássica, que continua inspirando o design contemporâneo.
Local: Laboratório 211
Diego tem mais de 20 anos de carreira nos mercados de ilustração e design, e atua como animador de pixel art desde 2014, contribuindo em projetos de jogos, publicidade e editorial para clientes do mundo todo. Entre seus trabalhos mais conhecidos estão Science Kombat e The Last Faith.
Neste painel, a Birdo apresenta um panorama de produções realizadas ao longo dos últimos 10 anos, destacando a diversidade editorial e os diferentes modelos de produção do estúdio. Profissionais de áreas como direção, supervisão, arte e animação compartilham processos, desafios e aprendizados de projetos nacionais e internacionais, revelando como se articulam as etapas e os departamentos para dar vida a cada obra.
Luciana Eguti é diretora de animação e sócia-fundadora do Birdo Studio. Iniciou sua trajetória como designer e animadora, e em 2005 cofundou o estúdio ao lado de Paulo Muppet, tornando-se referência na animação autoral brasileira. Produziu séries como Oswaldo, Cupcake & Dino e Lupi & Baduki, indicada ao Emmy Internacional, além de assinar a criação dos mascotes olímpicos “Vinícius & Tom” para os Jogos Rio 2016. À frente do Birdo, atua como produtora executiva e diretora criativa, liderando projetos originais e coproduções internacionais para plataformas como Netflix, Cartoon Network e Warner.
Gabriel Franklin é criador, diretor e artista de storyboard com 8 anos de experiência na indústria de animação. Seu trabalho já viajou o mundo, passando por estúdios de diversos países como Brasil, Austrália, Coreia do Sul, Irlanda e EUA.
Formado em Design – Mídia Digital na PUC-Rio, iniciou sua carreira como animador na Birdo Studio, onde encontrou sua paixão por storytelling ao se tornar artista de storyboard. Desde então, criou storyboards para séries da Cartoon Network Brasil e Gloob, dentre elas “Irmão do Jorel”, “Oswaldo”, “Ninjin” e “Clube da Anittinha”.
Em 2020, estreou como diretor na série Ba Da Bean e, mais recentemente, criou storyboards para a Cartoon Network Studios na série “O Pequeno Grande Mundo de Jessica”. Atualmente, é co-criador da série “Bia e os Beats”, em desenvolvimento na Warner Bros. Discovery.
Leo Gibran é um cara que AMA desenhar! Ele é ilustrador há 30 anos e mora em São Paulo, Brasil. Já colocou sua arte em tudo que você possa imaginar: livros, revistas, jornais, propagandas, sites, jogos e até desenhos animados! E acredite ou não, ele se formou em arquitetura, mas em vez de construir prédios de verdade, preferiu criar cidades e mundos cheios de imaginação.
Saeri Kubota, é artista 2D. Formada em bacharelado em Design Gráfico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e atualmente trabalha como Character Design 2D. Possui 10 anos de experiência trabalhando com animação 2D e 3D. Trabalhou em grandes projetos como Lupi e Baduki(HBO MAX) e Common Side Effects(HBO Max).