O evento tem por objetivo difundir a cultura das pessoas surdas para a comunidade Senac, bem como discutir questões relacionadas à tradução (português-LIBRAS) e os cuidados com a comunicação na área da saúde.
Público-alvo: externoNesta palestra, vamos compreender por que o mês de setembro é tão significativo para a Comunidade Surda, reconhecido como Setembro Azul/Setembro Surdo em razão de datas marcantes — em especial o Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.
A partir da experiência e trajetória pessoal do(a) palestrante, o encontro trará uma reflexão sobre os avanços conquistados pela Comunidade Surda, os caminhos já percorridos, as conquistas atuais e os desafios que ainda estão por vir.
Ao final, haverá espaço para interação com o público, em um momento aberto a perguntas e trocas.
Esta atividade contará com intérprete de libras.
Sueli Ramalho Segala é especialista em Língua Brasileira de Sinais (Libras), surda, graduada em letras (Português-Espanhol) pela Uni Sant’Anna e em letras-Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (polo USP). É coautora da revista Língua de Sinais: a imagem do pensamento e colaboradora do Dicionário de Língua de Sinais da USP, pela Fapesp. É professora atuante nos cursos universitários de licenciatura e saúde em Libras e coordenadora da equipe de intérpretes do projeto Inclusão-Libras.