Conectividade, Inovação e Sustentabilidade

Data do Evento: 28/05/2024

Evento presencial gratuito

Smart Cities? Manejar dados digitais de forma georreferenciada, produzir informações consistentes e desenvolver competências que permitam aplicar tais informações na produção de novos serviços e produtos no contexto da Era das Cidades Inteligentes é um diferencial competitivo importante para as novas carreiras.

Público-alvo: Profissionais da área de Meio Ambiente, Segurança e Saúde no Trabalho
Atividade encerrada

O que entendemos por “Cidade Inteligente”?

Os paradigmas computacionais tradicionais têm insistido no levantamento e uso de dados georreferenciados, como alavanca principal do que essa “inteligência” da cidade possa ser. Mas neste contexto, qual então o papel e a importância das pessoas que constituem a vida da Cidade?

O que seria uma cidade capaz de geoprocessar quantidades enormes de dados em tempo real, mas onde teria se perdido a conexão entre os seres humanos, e a natureza?

O que é diferencial competitivo, se não houver felicidade? Esta interação terá como objetivo refletir de forma profunda e crítica a respeito do tema “Smart Cities”, para compreender quais as implicações de visões computacionais e visões biológicas da cidade.”


Palestrante

Filipe-Miguel-Cassapo

Filipe Miguel Cassapo

Filipe Cassapo é Diretor do LelloLab, o Laboratório de Inovação da Vida em Comum. É também Presidente do Centro de Inovação Europa-América-Latina, Enrich in Latin America and Caribbean. É palestrante no Brasil e no exterior, em projetos da Agência de Desenvolvimento do Luxemburgo (LuxDev), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e da União Europeia.

Foi o Gestor de Inovação no Sistema Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná, onde foi responsável pela criação do C2i – Centro Internacional de Inovação do Sistema Fiep, pelo desenvolvimento e inauguração do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, primeiro dos Institutos Senai de Inovação inaugurado no Brasil, e pela aceleradora Sistema Fiep, primeira aceleradora do Sistema Industria. Foi diretor do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica, Diretor eleito na ANPEI – Associação Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento das Empresas Inovadoras, e Diretor da Faculdade Senai Curitiba.

Foi líder de Gestão do Conhecimento da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade, Gerente de Gestão do Conhecimento da Votorantim Industrial, e Gerente de Tecnologia da Informação na Siemens, onde foi responsável pelo tema Gestão do Conhecimento e da Informação para a Região MERCOSUL.


Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *