- Data: | às
- Local do evento: Senac Lapa Scipião
- Endereço: Rua Scipião 67 - Lapa - São Paulo - SP, 05047-060
- Ticket: gratuito
- Link- ID: task-38863
-
Inclua na agenda do Google
Inclua na agenda do Outlook
Mesa – Designers Mulheres: Feminino no Design
9h30 – Ana Eloisa e Kelly Cristina
Pluriversalidade no Desing e Ativismo: um debate sobre a diversidade, múltiplas culturas e perspectivas em um espaço de diálogo e aprendizado mútuo.
10h30 – Andrea Kulpas e Bebel Abreu
Pensar o recorte de gênero na produção em design é tema importante no que se refere ao pensamento urgente buscando maior equidade entre homens e mulheres no mercado de trabalho.
Palestrantes

Ana Elô Ribeiro
Ana Elô é preta, nordestina, Teóloga pela UMESP e Especialista em Gestão do Conhecimento pelo Centro Universitário Senac. Atua como coordenadora de projetos na Frente Inovação em Educação Profissional do Senac SP. Educadora convicta de que trabalhar é criar, atualmente pesquisa pluriversalidade e a justiça epistêmica na Educação profissional e tecnológica.

Keka Ribeiro
Keka Ribeiro trabalha com coordenação de projetos e negócios educacionais no Senac São Paulo. Metadesigner, educadora, curadora de conhecimento e articuladora de causas contemporâneas. Apaixonada por gente, por criar conexões e pela complexidade humana. É uma das criadoras do Coletivo Dupla Maternidade, onde mobiliza centenas de famílias homoparentais para lutar pela garantia de direitos, celebrar o presente e assim construir o futuro.

Andrea Kulpas
Formada em Design Gráfico pela UNESP e possui especialização em Design de Tipografia pela Universidade de Buenos Aires. Com mais de 20 anos de experiência, ela tem se destacado em projetos de branding, identidade visual, embalagem e desenvolvimento de custom types, colaborando com agências como FutureBrand, Questtonó, Landor, Interbrand, HardCuore, Pande e Tátil. Atualmente, exerce a função de Implementation Designer na DesignBridge NY. Andrea é cofundadora da typefoundry Ligatipo, em parceria com Filipe Negrão. Além de sua atuação profissional, ela é uma voz ativa na causa da representatividade feminina na tipografia, tendo palestrado sobre o tema em diversos eventos. Também lecionou na Miami Ad School e na EBAC, onde compartilhou sua expertise e inspira as novas gerações de designers.

Bebel Abreu
Bebel Abreu é arquiteta, produtora cultural e editora. Dirige a Mandacaru, sócia brasileira do What Design Can Do e produtora de exposições e conferências relacionadas a design e artes gráficas, como o AGI Congress e as mostras do designer gráfico alemão Pierre Mendell, do ilustrador brasileiro Benicio e do cartunista argentino Liniers. Bebel foi jurada de várias edições da Bienal de Design Gráfico da ADG e também do World Illustration Awards 2019, bem como do Prêmio de Design Leroy Merlin Tomie Ohtake. Participou ativamente do grupo Design Ativista nas eleições presidenciais de 2018, quando também lançou o panfleto Guia-AntiB*lsonaro. Em 2012 fundou a editora Bebel Books, que já publicou mais de 100 títulos em ilustração, design, quadrinhos e poesia visual, buscando ocupar os espaços de narrativa com conteúdo construtivo e crítico. Participa de feiras por todo o Brasil e também na Inglaterra, e distribui seus livros em países como EUA, México, Portugal, Alemanha e França. Dá aulas sobre expografia e publicações desde 2016 em instituições como o Sesc, o IED e o Intuit Lab, em Paris. Bebel é formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFES e possui mestrado em Arquitetura pela FAU USP.
Mediação

Alécio Rossi
Doutor em Arquitetura e Design pela FAU USP (2018) com a tese Design, Arte e Consumo em que analisa estratégias de marcas para comunicação e design. Possui licenciatura em Letras (1985) e mestrado em Comunicação Midiática pela UNESP (2005). Estudou Artes Plásticas na ECA – USP (1986/1989). Coordenou o desenvolvimento de cursos de graduação e pós-graduação do Centro Universitário Senac. Pesquisa e atua nas áreas: arte, design e inovação. Atualmente é professor de Direção de Arte na PUC SP.