E eu não sou mulher?

Data do Evento: 14/03/2023

Evento presencial gratuito

No mês em que comemora-se o dia internacional da mulher, trazemos o discurso da abolicionista e militante dos direitos civis, Sojourner Truth, como reflexão para discutirmos sobre o espaço conquistado pelas mulheres negras dentro do feminismo, e a importância da articulação entre classe, raça, gênero e sexualidade.

Atividade encerrada

Bate Papo: feminismo negro e representatividade

Convidamos a fotógrafa Helen Salomão, as empresárias Aniele Ribeiro e Valérie Alves, e a jornalista e pesquisadora Rosane Borges para conversamos sobre o papel da representatividade da mulher negra hoje na sociedade, suas principais conquistas, e a importância do protagonismo feminino negro na base dos movimentos sociais em prol de liberdade e resistência.

O evento é presencial e gratuito! Inscreva-se e participe com a gente!


Palestrantes

Helen Salomão

Helen Salomão [@helesalomao],  28 anos, cria de Salvador-BA. Um corpo memóriafeto pelo mundo. Artista visual multidisciplinar, apresenta em seus trabalhos suas percepções e trocas cotidianas e territoriais, sua relação entre seu corpo, tempo, origem e família. Dialoga sobre humanização, poder, memória, digitais na história, afeto como cura, ancestralidade e espiritualidade Estudou na escola de arte e tecnologia Oi Kabum. Expôs no Fowler museum at UCLA (Califórnia) 2017, no Arte core (MAM do Rio de Janeiro) 2019 e no Instituto Tomie Ohtake 2021.

Rosane Borges

Rosane Borges [@_rosaneborges] é jornalista, professora convidada do Diversitas (FFLCH-USP), pesquisadora na área de imaginários, visualidades, relações raciais e de gênero. Articulista da Revista Istoe. Autora de diversos livros, entre eles: Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro, Mídia e racismo (2012), Esboços do tempo presente (2016) e Fragmentos do tempo presente (2021).

Valérie Alves

Valérie Alves [@valerieanaua_] é integrante do coletivo MPIF (Mulher Preta Independente de Favela) [@mpifposse]e empresária, fundadora da marca Guettosa, que fabrica roupas sob medida para mulheres na zona leste de São Paulo.

Aniele Ribeiro

Aniele Ribeiro [@cobra.de.asa] é integrante do coletivo MPIF (Mulheres Pretas Independentes de Favela) [@mpifposse]e empresária, fundadora da marca Salamanta.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *