O Encontro de Educadores é um momento de celebração da atuação de educadoras e educadores que, com sensibilidade e compromisso, são responsáveis pelos processos de ensino e aprendizagem ao longo das diferentes etapas da vida. Neste encontro, vamos valorizar a potência das perguntas como instrumento de transformação, autonomia e construção coletiva das práticas educacionais. Inspirados pela Pedagogia da Pergunta, somos convidados a promover uma educação que nasce da curiosidade, da dúvida e da inquietação de educandos e educandas. As atividades acontecerão em formato de workshops simultâneos, sendo necessário escolher apenas UMA oficina para se inscrever.
O espaço será apresentado como o “terceiro educador”, ao lado dos professores e dos próprios estudantes (visto como protagonista do próprio aprendizado). Espaço não é apenas um cenário onde a aprendizagem acontece — ele participa ativamente do processo educativo.
*As atividades acontecerão em formato de workshops simultâneos, sendo necessário escolher apenas uma oficina para se inscrever.
Cely Monti Di Gregorio é educadora e arquiteta, e atua a mais de 20 anos na gestão estratégica de produtos e serviços educacionais no Senac São Paulo. Boa parte de sua trajetória foi dedicada à coordenação de projetos de inovação com foco nos ambientes aceleradores de aprendizagem e na cultura digital, criando diretrizes e implementando soluções que apoiam a aprendizagem ativa e transformadora.
O movimento corporal como elemento de aprendizagem em todas as áreas do conhecimento, promovendo a integração mente e corpo, a aprendizagem ativa, a expressão, a criatividade e as habilidades socioemocionais.
*As atividades acontecerão em formato de workshops simultâneos, sendo necessário escolher apenas uma oficina para se inscrever.
Monique Maritan é atriz, professora, batuqueira e pesquisadora em História e Artes Cênicas. Desenvolve sua pesquisa no diálogo e fricção entre as áreas das Artes da Cena e das Culturas Tradicionais Brasileiras. Formou-se Atriz pela Escola Livre de Teatro (Santo André -SP) e é Mestra em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal-RN). Atualmente, é docente no Curso Técnico em Teatro do SENAC Piracicaba, é integrante do Maracatu Rural Coração Nazareno e integra o grupo percussivo Baque Caipira. Em 2021, publicou seu livro “Caboclas de Lança em luta – o feminismo comunitário das mulheres do Maracatu Coração Nazareno-PE
O foco será nas práticas pedagógicas que contribuam para a valorização das identidades étnico-raciais no ambiente educacional e para o enfrentamento do racismo estrutural e institucional.
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Mestre em Educação Sócio Comunitária pelo Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL), Especialista em Pedagogia Social (USP), Psicopedagogia (UNIP), Tutoria em Ensino a Distância (UNIP), graduado em Pedagogia (Centro Universitário Claretiano), Filosofia (São Judas), Psicologia (UNIP). Docente e supervisor de estágio do curso de Psicologia na Universidade Paulista (UNIP), docente do Serviço Nacional de Aprendizagem do Comercial (SENAC), Professor de Filosofia por 10 anos (Rede Estadual), Psicólogo Clínico.
Profissional com formação em Pedagogia e especialização em Pedagogia Social. Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva, com ênfase em Deficiência Intelectual e Múltipla, atualmente cursando Gestão da Diversidade nas Organizações. Atua como docente na área de Desenvolvimento Social no Senac Limeira e no curso PET Trampolim. Multiplicadora antirracista no Senac SP. Foi articuladora do Comitê de Inclusão e Diversidade do Senac Limeira.
Há 13 anos dedica-se ao desenvolvimento social de jovens institucionalizados e à inclusão no Programa Jovem Aprendiz, com foco em diversidade e resultados.
Perfil marcado pela paixão por aprendizado contínuo, compromisso com a inclusão e desenvolvimento humano, e motivação para enfrentar desafios pessoais e profissionais.
Acolhimento para educadores, reconhecendo a importância do autocuidado como uma prática essencial dos educadores, além do fortalecimento de espaços coletivos de formação e organização docente.
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Viviane Cássia Teixeira Reis atua como Coordenadora de Área no Senac de Rio Claro, coordena as áreas de Desenvolvimento Social, Gestão e Negócios, Saúde e Segurança do Trabalho, Turismo e Comunicação: Idiomas. Possui experiência como Professora da Educação Básica, Coordenação Pedagógica no Ensino Fundamental II, além de atuação na Graduação em Pedagogia e na Pós-graduação em Docência no Ensino Superior. É Mestre e Doutora em Educação, com Especialização em Gestão Escolar.
Tratar de práticas pedagógicas que promovam a educação inclusiva, garantindo o acesso, a permanência, a participação e a aprendizagem de todos os estudantes, especialmente aqueles com deficiência, transtornos do desenvolvimento, altas habilidades ou outras condições que envolvem necessidades educacionais específicas.
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Possui 35 anos de experiência na área de inclusão de pessoas com deficiência. Graduado em Direito com MBA em Gestão e Empresarial, extensão em Direitos Humanos e Especialização em Educação Inclusiva com ênfase em Tecnologia Assistiva. Trajetória profissional na área de gestão de pessoas e educação. Atualmente, atua como docente na área de gestão de pessoas no Senac São Paulo, compartilhando seu vasto conhecimento com novas gerações. É também autor do livro “Sentir, Pensar e Incluir Pessoas com Deficiência”, publicado pela Editora Senac em 2024, consolidando sua expertise e contribuição para o campo da inclusão.
A educação democrática como parte da construção do Projeto Político Pedagógico, em que todos — estudantes, educadores, comunidade — sejam reconhecidos como sujeitos ativos na construção do conhecimento, das relações e das decisões dentro da escola.
Temas: metodologias participativas, escola democrática, protagonismo e autonomia.
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