Abertura Galeria – Exposição Imagem e Permanência
Em 1994, o Senac idealizou o “Fórum Internacional Senac de Comunicação Gráfica IMAGEM E VIOLÊNCIA”, no qual exposições, mesas redondas e oficinas discutiram as relações entre o ambiente violento e a produção de imagens decorrente dele.
Uma dessas exposições, sob a curadoria de Zélio Alves Pinto, intitulada “Comunicação Gráfica e Violência” no MASP, trazia trabalhos de artistas gráficos atuantes no Brasil e no exterior, convidados a fazer um comentário visual a partir do tema proposto. O resultado foi um belo conjunto de charges, ilustrações e fotos executados com as mais diversas técnicas e linguagens.
Após o término do evento, os originais expostos no MASP passaram a integrar o acervo permanente do Senac Lapa Scipião. Esse acervo, ao longo dos anos, tem sido uma fonte valiosa de reflexão e estudo sobre a relação entre imagem e violência, preservando a memória e a relevância das obras apresentadas.
No dia 15 de outubro, contaremos com a presença dos organizadores do fórum de 1994: Lucila Mara Sbrana Sciotti – Superintendente de Operações do Senac São Paulo; Fernando Carvall – Curador e cartunista; Zélio Alves Pinto – Cartunista, artista plástico e gráfico e Laerte – Cartunista.
Será um momento de rememorar a trajetória do acervo e questionar tudo o que mudou – ou não – nesses últimos 30 anos.
Todos e todas estão convidados para a inauguração, no dia 15 de outubro, às 19h, na galeria do Senac Lapa Scipião (R. Scipião, 67 – Vila Romana, São Paulo – SP).