Fotografa Scipião - 2025

até

Evento presencial gratuito

Você gosta de fotografia? Pretende estudar ou já atua na área? O Fotografa Scipião apresenta um ciclo de palestras com diversos nomes do mercado. São abordados temas como fotografia editorial, retrato, publicidade, autoral e fotodocumentarismo. Conheça o trabalho e a trajetória de cada convidado. Um momento de inspiração e troca para você e sua carreira!

Atividade encerrada

Criar Imagens Para Simbolizar Traumas

A conversa acompanhará a trajetória de Cícero, seu encontro com a fotografia e as referências que moldaram sua produção, fortemente ligadas ao seu contexto familiar e territorial.

A partir de seus fotolivros já publicados – Baixa Estima (2021) e Carta de Despejo (2024) – e do projeto em desenvolvimento Vicioso é o Círculo, Cícero abordará os temas centrais de sua obra, como memória, pertencimento e os tensionamentos da imagem enquanto dispositivo crítico e poético.

 


Palestrante

Cicero Costa

Cicero Costa, pseudônimo de Wallace da Silva Costa, São Paulo, maio de 1994.Filho mais novo de Maria Alice da Silva Costa e Antonio Francisco Mendes Costa, ambos migrantes nordestinos.Suas referências humanas e estéticas se desenvolveram a partir do seu contexto geográfico e familiar; através dos ofícios de seus pais, sua mãe vendedora ambulante e seu pai balconista de bar, e a região onde cresceu e trabalhou, entre os bairros do Bixiga, Baixada do Glicério e Brás. Lugares que foram decisivos na sua percepção de mundo, e como indivíduo, o que mais tarde se tornaria nítido na sua produção, que gira torno de memórias afetivas e temas que permeiam sua vida, tais como trabalho, traumas, vícios, violência, beleza, questões culturais e de identidade.


Atividade encerrada

Por Que Fotografar o Fim Do Mundo?

Fotografar é um ato de escolha: o que merece ser lembrado em meio aos destroços do futuro? O mundo já se encontra em colapso – não como uma ameaça distante, mas como um fato. O irreversível já aconteceu, o morto já morreu. Tiro uma foto do cadáver ou tento esquecer?


Palestrante

Fabrício Brambatti Ribeiro

Fabrício Brambatti Ribeiro (1987), também conhecido como Urso Morto, é artista plástico que usa vídeo e fotografia para narrar histórias sobre justiça social, direitos humanos e a complexidade do cotidiano brasileiro. Seu trabalho transita entre o experimental e o documental, criando narrativas viscerais e marcantes.


Atividade encerrada

Colorização Manual De Fotografia PB

Tão antiga quanto a própria fotografia, a colorização manual é uma técnica que utiliza diversos pigmentos para a aplicação de cores sobre uma imagem. Nesta oficina, os participantes irão experimentar técnicas de aquarela líquida e tinta óleo sobre fotografias, além de receberem uma breve introdução sobre o tema e sua relevância na história da fotografia.


Palestrante

Maurício Serrani Sapata

Maurício Sapata é fotógrafo e mestrando no Programa de PósGraduação em Artes Visuais – Poéticas Visuais e Processos de Criação pela UNICAMP. Realiza pesquisas e ministra oficinas sobre processos fotográficos históricos em diversas instituições. Utiliza a fotografia pinhole como ferramenta em projetos autorais e educativos, com o objetivo de estimular o aprimoramento do olhar ao cotidiano. Nesse contexto, dedica-se à construção e à utilização de câmeras fotográficas feitas manualmente e à produção de químicos alternativos para o processamento das imagens. Atua na preservação e no resgate cultural de práticas e saberes relacionados a fotografia analógica, como a colorização manual de fotografias.


Atividade encerrada

Impressão Fine Art – Dos Conceitos Basicos Ao Fluxo De Trabalho

A oficina tem o objetivo de apresentar os conceitos mais importantes que permeiam o processo de impressão a jato de tinta bem como demonstrar o fluxo completo de trabalho em um estúdio profissional de impressão: recebimento de arquivos, avaliação, redimensionamentos, escolha de papéis, etc.

A oficina acontecerá em locais diferentes cada dia:

dia 09 –  Sala 307

Dia 10 – Bureau De Impressão


Palestrantes

Danilo Grimaldi Filho

Danilo Grimaldi Filho

Trabalhou 8 anos como coordenador de edição da agência de fotojornalismo Agência Fotosite. Em 2015 funda junto a Carolina Gorini o ateliê imagens de Papel, responsável pela produção de imagens de importantes instituições públicas e privadas como Museum da Imagem e do Som, Museu da Imigração, Galeria Nara Roesler, Paço das Artes, etc.

Carolina Murara Gorini

Carolina Murara Gorini

De coordenadora do estúdio publicitário de Manolo Moran foi direto para o time de artbuyers da agência Almap BBDO onde ficou por 5 anos. Em 2015 funda junto a Danilo Grimaldi o ateliê imagens de Papel, responsável pela produção de imagens de instituições públicas e privadas como Museum da Imagem e do Som, Museu da Imigração, Galeria Nara Roesler, Paço das Artes, etc.


Atividade encerrada

Macrofotografia: Técnicas E Fundamentos Óticos

Esta oficina tem como objetivo oferecer uma compreensão aprofundada e técnica da fotografia macro, abordando desde os princípios óticos fundamentais até técnicas avançadas para capturar imagens com alta magnificação e nitidez. Os participantes aprenderão a calcular e ajustar parâmetros críticos, além de explorar métodos complementares, como o uso de tubos extensores, lentes close-up e empilhamento de foco (focus stacking).


Palestrante

Pedro De Queiroz Cattony Neto

Pedro Cattony é biólogo com licenciatura, bacharelado e mestrado em Genética e Evolução Molecular pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professor e fotógrafo com produções ligadas à diversidade e vulnerabilidade socioambiental, recebeu reconhecimento de mídias como National Geographic e grandes festivais nacionais como o Festival Solar (CE) e o Festival de Fotografia de Tiradentes (MG). Atualmente, faz parte do Centro para Vigilância Viral e Avaliação Sorológica (CeVIVAS) do Instituto Butantan, onde trabalha no monitoramento genômico dos vírus Influenza, SARS-CoV-2 e DENV para o aprimoramento contínuo das vacinas que apoiam o sistema de saúde. Como profissional neuro divergente, também tem se dedicado as pautas de inclusão, reforçando seu comprometimento com o avanço da educação, cultura e ciência, aproveitando sua experiência multidisciplinar e habilidades técnicas para enfrentar os desafios do nosso tempo.


Atividade encerrada

A Arte Das Dobras: Hedi Kyle E Seus Livros Hibridos

A arte das dobras: Hedi Kyle e seus livros híbridos – Nesta oficina imersiva de dois dias, os participantes irão explorar as técnicas inovadoras de Hedi Kyle, uma das figuras mais influentes na criação de livros de artista e estruturas híbridas em papel. Combinando teoria e prática, os alunos serão introduzidos aos princípios por trás dos livros híbridos, com exemplos interativos que mostram a genialidade de suas dobras e formas únicas. Durante quatro horas de atividades práticas, os participantes terão a oportunidade de experimentar diversas técnicas de construção e design, saindo ao final com alguns formatos de livros híbridos criados por eles mesmos. A oficina é aberta a todos os níveis de habilidade, e busca despertar novas possibilidades criativas no universo do livro de artista.


Palestrante

Fabiola Bastos Notari

Fabiola Notari é multiartista, pesquisadora e educadora. Pós-doutoranda em Artes pelo IA/UNICAMP. Desde 2014 coordena o Grupo de Estudos ‘Livros de artista, livros-objetos: entre vestígios e apagamentos’ e em 2018 criou o Núcleo de Livros de Artista. Já participou de exposições e mostras artísticas no Brasil e no exterior com sua produção voltada à linguagem gráfica e há alguns anos pesquisa curadoria de livros de artista. Desde 2023 está como professora adjunta de educação básica (Arte) do município de Mongaguá/SP.


Oficina De Astrofotografia De Campo Amplo

A oficina é voltada para o ensino de conceitos e técnicas essenciais para a captura de astrofotografias de campo amplo. Entre os temas abordados, destacam-se: configurações ideais da câmera, equipamentos recomendados, técnicas de foco específicas para astrofotografia e planejamento detalhado da sessão fotográfica.

A oficina acontecerá presencialmente em dois dias diferentes:

dia 09, na sala sala 308, e dia 28/04 será saída fotográfica


Palestrante

Guilherme Correia

Sou professor e fotógrafo, formado em design digital pela universidade anhembi morumbi e pós-graduação em fotografia aplicada pelo Senac. Leciono fotografia no Senac desde 2012 e atuo profissionalmente na área desde 1997, com experiência em diversas especialidades, como fotografia de moda e espetáculos. Mas nos últimos 5 anos, dediquei-me intensamente à fotografia de natureza, incluindo montanhas, macrofotografia e astrofotografia. Sou coautor do projeto Diversitas (www.Diversitas.46graus.Com), um trabalho de macrofotografia premiado internacionalmente. O projeto recebeu o ND Awards 2017 e foi finalista em competições como Fotógrafo Internacional do ano e Paraty em foco 2018. Atualmente concentro meus esforços em projetos de astrofotografia e fotografia de montanha, com experiências em expedições para a Bolívia, deserto do Atacama e escócia.


Atividade encerrada

Fotografia Lambe-lambe: história através do acervo e técnica através da câmera laboratório

A oficina tem como objetivo contar a história da fotografia Lambe-lambe e sua importante contribuição às novas gerações de fotógrafos, levantando questões sobre a sua relevância para a história social no Brasil e países por onde estiveram, além da contribuição no desenvolvimento dos processos fotográficos, através da larga produção imagética.


Palestrante

Cassia Aparecida Xavier

Cassia Aparecida Xavier

Cássia Xavier é mestra pela ECA/USP e bacharel em Fotografia com habilitação em Arte e Cultura pelo SENAC/SP. Desenvolve trabalhos em três áreas da fotografia: projetos como artista visual com exposições e curadorias, como pesquisadora de Fotografia Lambe- lambe e conservadora de acervos fotográficos.


Atividade encerrada

As Trasformações Do Olhar

Tão antiga quanto a própria fotografia, a colorização manual é uma técnica que utiliza diversos pigmentos para a aplicação de cores sobre uma imagem. Nesta oficina, os participantes irão experimentar técnicas de aquarela líquida e tinta óleo sobre fotografias, além de receberem uma breve introdução sobre o tema e sua relevância na história da fotografia.

 


Palestrante

Gabriela Biló

Gabriela Biló é uma fotojornalista brasileira atuante em Brasília. Formada em jornalismo pela PUC SP, Biló é ganhadora do Prêmio World Press Photo, menção honrosa em 2024, do prêmio Vladimir Herzog como menção honrosa de 2020, duas vezes vencedora do prêmio mulher imprensa, edição de 2020 e 2021, finalista do prêmio internacional LOBA da Leica, ganhadora do prêmio IREE de jornalismo 2022 e do Prêmio de fotografia do STF de 2024. É autora do best-seller de fotografia e ganhadora do Prêmio Jabuti de literatura pelo livro “A verdade Vos Libertará” lançado em 2023 sobre a nova ascensão da extrema-direita no Brasil. Atualmente trabalha para Folha de S.Paulo.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *