Imagem de uma pessoa do povo Yanomami, do acervo de Claudia Andujar

Galeria Scipião

até

Evento presencial gratuito

O Senac Lapa Scipião tem seu portfólio concentrado nas áreas de Comunicação e Artes. A unidade conta com a Galeria, além de outros espaços, que recebe exposições de artistas diversos e democratiza o acesso à arte, sempre com mostras abertas aos estudantes e à comunidade. Confira a programação e participe!

Atividade encerrada

Exposição: Claudia Andujar e os Yanomami

Em uma instalação imersiva, apresentamos a produção autoral da fotógrafa e ativista Claudia Andujar, que conviveu com o povo Yanomami durante os anos 1970. “Através de sua obra fotográfica e suas experiências, Andujar trouxe os Yanomami para o contexto cultural, político e social brasileiro”, explica Sandra Tucci, professora do Senac Lapa Scipião e curadora da exposição.

A mostra apresenta fotografias de diversos momentos da carreira da artista, que se destaca pela experimentação e pelo ato de refotografar suas próprias imagens com filtros coloridos. Cores, texturas, imagens e palavras comuns em Yanomami e Português do Brasil farão parte da instalação imersiva, na Galeria Scipião, que estará aberta ao público.

Coleção Claudia Andujar
Cortesia Galeria Vermelho

A abertura da exposição será no dia 7 de junho, às 19h.

Horário de funcionamento da galeria:
Segunda a sexta, das 8h às 21h
Sábado, das 8h às 14h

*Visitação aberta ao público, sem a necessidade de fazer inscrição.


Mediação

Mulher branca, de cabelos na altura dos ombros, sentada, com os braços cruzados à frente do corpo.

Claudia Andujar

Fotógrafa e ativista, conviveu com o povo Yanomami na década de 1970 e teve papel importante na defesa de seus direitos. Junto com antropólogos e ativistas, fundou a organização não-governamental Comissão Pró Yanomami – CCPY e envolveu-se na demarcação das Terras Indígenas Yanomami (TIY), em 1992.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *