Graduação: Conexões Mercado de Trabalho 2024

até

Evento on-line gratuito

Um dos caminhos essenciais para a construção de qualquer carreira é o Ensino Superior. As Conexões com o Mercado da Graduação, conta com a participação de profissionais relevantes, profissionais atuantes e conectados com o mercado, tudo de forma on-line e gratuita.

Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


Palestrante

Avatar

Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


Palestrante

Avatar

Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Tempo e fotografia – Bebete Viegas

Uma reflexão sobre o papel do tempo na fotografia de arquitetura e de paisagem urbana: o tempo de captura da imagem, o tempo de leitura do espectador e o tempo histórico – que nos localiza cultural e geograficamente. 

Mube, foto de Bebete Viegas


Palestrante

Bebete Viegas

Bebete Viegas

Formada em Cinema, pós-graduada em Fotografia, mestre em Comunicação e Semiótica e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (USP). 

Como fotografa de arquitetura, Bebete Viégas realizou trabalhos para escritórios como Paulo Mendes da Rocha, Una Arquitetos, Gonçalo Byrne e Álvaro Siza. Sua produção pode ser acompanhada em diversas publicações nacionais e internacionais. Há mais de 15 anos, também atua como professora nos cursos superiores de fotografia do Senac. 


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


Palestrante

Avatar

Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


Palestrante

Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


Palestrante

Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


Palestrante

Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


Palestrantes

PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

Avatar

Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


Palestrante

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


Palestrantes

PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

Avatar

Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


Palestrante

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


Palestrantes

PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

Avatar

Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


Palestrante

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


Palestrante

Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


Palestrante

Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


Palestrante

Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia: Estudos Sobre Portfólio com Gabriel Cabral

Como seu trabalho se apresenta? E qual a forma mais potente de comprtilhar ele com as pessoas?

Neste minicurso vamos olhar para diferentes maneiras de organizar e expor seu trabalho fotográfico em dois momentos: primeiro com estudo de referências e, depois, com leituras dos portfólios da turma.

Está conexão com o mercado ocorrerá em quatro encontros:

16/02/2023: 14h às 18h;
23/02/2023: 14h às 18h;
01/03/2023: 14h às 18h;
13/04/2023: 10h às 14h.

Ao se inscrever nessa conexão você garante a participação em todos os dias.

Fotografia de Gabriel Cabral


Palestrante

Gabriel Cabral

Gabriel Cabral

Gabriel Cabral é artista visual, educador, editor e comunicador. Mescla estas frentes em uma mesma pesquisa artística que gira em torno das linguagens e dos processos criativos enquanto trata de variados temas, das dinâmicas sócio políticas, à efemeridades da vida, passando por narrativas oníricas.

 

Vivencia a troca de conhecimentos e experiências como uma missão de vida. Há mais de 10 anos ministra cursos relacionados à imagem.

 

Publicou “02022020” (2020) e “Câmara Cega” (2021) pela Sô Edições, onde também atua como editor. Foi cofundador e editor da Revista Clan. Produz o No Programa de Hoje, podcast sobre artes visuais, linguagens e processos criativos.


Mediação

Avatar

Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia: Fotografia e Literatura: Escritas e Gestos Fotográficos

No curso teórico-prático apresento, discuto e trabalho com os participantes como a fronteira entre a literatura e a fotografia foi borrada por escritores e fotógrafos. Na parte teórica do curso ofereço ao participante um panorama das obras literárias que passam a utilizar a fotografia como uma nova forma de escrita, afastando a fotografia de uma imagem ligada a um referente no “real” e aproximando a fotografia da escrita ficcional. Além disso, analiso a poética de artistas que utilizam a palavra como um gesto da memória, ou para refazer trajetos coletivos e individuais por meio da autoficção. A parte prática terá a produção de exercícios temáticos.


Palestrante

LYDIANE BATISTA DE VASCONCELOS

Li Vasc

Li Vasc. (1983) é artista visual e Mestre em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI(UEPB). Considera que toda palavra é imagem. Passou a captá-las das ruas, criando uma espécie de letreiro/poema. Para a artista, toda obra inicia na palavra, nos rascunhos e nos gestos, mas é na fotografia onde investiga um espaço artesanal de criação. Atualmente utiliza as raízes das plantas que curam abortos e inflamações vaginais como metáfora de cura para as mulheres que vivem em relacionamentos abusivos. Como deriva dessas experimentações, produz garrafadas com raízes e cascas, cujos rótulos recebem poemas oriundos dos relatos das violências de gêneros e abusos sofridos pelas mulheres da sua história de vida. As técnicas fotográficas que tem como base o uso da botânica a exemplo da cianotipia ( impressão de ferrocianeto com a luz do sol na cor azul) e fitotipia ( impressão fotográfica diretamente na folha das plantas por processo de desbotamento da clorofila e luz solar), convergem com o tema caro da artista, o uso das plantas medicinais como uma forma de curar o passado.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia: Do autorretrato ao retrato: capturas de si e do outro – Daniela Paoliello

A oficina propõe uma reflexão sobre a prática do retrato fotográfico, iniciando com referências visuais que percorrem o autorretrato até chegar à produção de retratos da alteridade. O objetivo é explorar as diversas maneiras de representar o “eu” e o “outro” na fotografia, abordando o processo criativo e as narrativas visuais que podem ser criadas a partir desse gênero.

Está conexão com o mercado ocorrerá em dois encontros:

21/09/2024 – 10hs.
28/09/2024 – 14hs.

Ao se inscrever nessa conexão você garante a participação em todos os dias.


Palestrante

Daniela Paoliello

Daniela Paoliello

Daniela Paoliello é artista visual e doutora em Artes pela UERJ. É autora dos fotolivros “Exílio” e “Que horas são no paraíso?” e seu trabalho integra a coleção do Museu de Arte do Rio (MAR). Entre seus prêmios destacam-se o Edital de Apoio às Produções Audiovisuais Mineiras – Lei Paulo Gustavo (2024), Portfolio Review Foto Feminas – 2022 (2do lugar); o XIII e XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia em 2013 e 2022. Também foi premiada como artista destaque do “Salão de Artes Novíssimos 2018”, da Galeria Ibeu (RJ) e recebeu menção honrosa no Salão Fotosururu em 2019. Participou de diversas exposições coletivas e individuais em instituições como SP-Arte, Museu de Arte do Rio (MAR), Galeria Ibeu,  MARP,  Museu de Arte da Pampulha, Sesc Palladium, entre outras. Conta também com publicações em espaços como Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, PhMuseum, Fotografas Latam, Smart View Magazine, L’oeil de la Photographie, Latphoto Magazine, Revista Garupa. Nos últimos anos vem desenvolvendo sua pesquisa em torno das relações entre corpo e natureza, fotografia e alteridade.


Mediação

Avatar

Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia: O retrato contemporâneo: abordagens críticas, anarquivismos e fabulações com Maria Vaz

Este curso tem como objetivo apresentar um panorama do retrato fotográfico dentro da produção artística contemporânea, a partir das seguintes provocações: como pensar o retrato a partir de abordagens críticas, anarquivismos e fabulações poéticas? Como pensar a técnica e a estética junto da ética, da poética e da crítica na composição e ressignificação de retratos?

Estas questões serão pensadas e discutidas a partir de referências visuais e teóricas ancorados na contemporaneidade e, principalmente, na América Latina. Além das referências externas, serão apresentados alguns trabalhos próprios, a fim de discutir o processo criativo em relação às abordagens principais do curso.

 

Está conexão com o mercado ocorrerá em três encontros:

05/10/2024 – 14hs.

19/10/2024 – 14hs.

]26/10/2024 – 14hs.

Ao se inscrever nessa conexão você garante a participação em todos os dias.

 


Palestrante

Maria Vaz

Maria Vaz é artista visual e pesquisadora, doutoranda e mestra em artes visuais pela EBA/UFMG. Em seus trabalhos trata das relações entre memória, esquecimento, território e imaginário, através de fabulações críticas e poéticas, interseções entre imagem e palavra e o uso de arquivos públicos e privados. Foi indicada ao Prêmio PIPA 2023, contemplada pelo XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de fotografia, selecionada pelo 9º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger e o 10º Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia e participou de diversas exposições no Brasil e no exterior. Em 2023 foi premiada com a publicação do fotolivro “Ilustríssimos”, pela editora Porto de Cultura.

Com o duo Paisagens Móveis, em parceria com Bárbara Lissa, – com foco em temáticas que envolvem meio ambiente e ecocrítica -, realizou a exposição “Quando o tempo dura uma tonelada”, parte do ciclo de mostras individuais do BDMG Cultural 2022, publicou os fotolivros “Três Momentos de um Rio”, pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e “Óris” pela editora Selo Turvo. Também com o duo foi selecionada pelo 8º Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger.


Atividade encerrada

Graduação em fotografia: O retrato como desmantelo da economia da atenção

As aulas serão divididas em três temas: produção, recepção e reprodução. Na primeira aula, depois de breve introdução ao conceito de “economia da atenção”, pensaremos em ferramentas possíveis para a produção do assim-chamado “retrato”, usando os trabalhos de Adília Lopes, Cida Pedrosa, Regina Azevedo e Cicero Costa como ponto de partida. No encontro seguinte, discutiremos formas de receber o que seria esse tal de “retrato”, convidando Marx, John Berger e Octavio Paz para debater com Pádua Fernandes, Luiz Gonzaga e Nair Benedicto. Por último, voltando a Marx via Maiakovski e Tithi Bhattacharya, pensaremos quais são as coisas que a retratista precisa, antes da hora da foto, para que possa realizar seu trabalho.

Está conexão com o mercado ocorrerá em três encontros:

07/10/2024 – 14hs.

14/10/2024 – 14hs.

21/10/2024 – 14hs.

Ao se inscrever nessa conexão você garante a participação em todos os dias.


Palestrante

Adelaide Ivanova

Adelaide Ivánova é uma poeta pernambucana. Em 2018 ganhou o Prêmio Rio de Literatura por seu quinto livro, “o martelo”, publicado no Brasil, Portugal, EUA, Reino Unido, Alemanha, Argentina e Grécia. Em 2020 foi indicada aos prêmios Derek Walcott e National Translation Awards. Em 2021 foi bolsista-pesquisadora do Senado de Cultura de Berlim, onde vive desde 2011. Atualmente trabalha na sucursal alemã da revista Jacobin e é organizadora comunitária no movimento por justiça habitacional DW&Co. Enteignen. Em 2024 publicou “ASMA”, pela Nós Editora.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *