Graduação: Conexões Mercado de Trabalho 2024

até

Evento on-line gratuito

Um dos caminhos essenciais para a construção de qualquer carreira é o Ensino Superior. As Conexões com o Mercado da Graduação, conta com a participação de profissionais relevantes, profissionais atuantes e conectados com o mercado, tudo de forma on-line e gratuita.

Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


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Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


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Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Tempo e fotografia – Bebete Viegas

Uma reflexão sobre o papel do tempo na fotografia de arquitetura e de paisagem urbana: o tempo de captura da imagem, o tempo de leitura do espectador e o tempo histórico – que nos localiza cultural e geograficamente. 

Mube, foto de Bebete Viegas


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Bebete Viegas

Bebete Viegas

Formada em Cinema, pós-graduada em Fotografia, mestre em Comunicação e Semiótica e doutoranda em Arquitetura e Urbanismo (USP). 

Como fotografa de arquitetura, Bebete Viégas realizou trabalhos para escritórios como Paulo Mendes da Rocha, Una Arquitetos, Gonçalo Byrne e Álvaro Siza. Sua produção pode ser acompanhada em diversas publicações nacionais e internacionais. Há mais de 15 anos, também atua como professora nos cursos superiores de fotografia do Senac. 


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Retrato: Ideias e reflexões sobre olhar para si e olhar para o outro – Jessica Mangaba

Em três encontros, abordaremos aspectos da técnica do retrato, explorando as nuances da construção do olhar sobre o outro e também sobre si, traçando um breve panorama do retrato ao longo da história da fotografia até o conceito contemporâneo de selfie.

Foto do Album de Jessica Mangaba com um homem a luz do sol de casaco bege. Foto conceito do Album de Jéssica Mangaba Foto homem dirigindo do Album de Jessica Mangaba


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Jéssica Mangaba

Jéssica Mangaba é fotógrafa e professora de fotografia. Integrou o corpo docente do Senac Lapa Scipião e ao longo dos últimos anos participou de exposições e festivais no Brasil, Bolívia, Alemanha, França e Escócia. Em 2018 teve seu trabalho apresentado no IX Congresso Internacional CSO’2018 – Criadores Sobre outras Obras, pela pesquisadora Sandra Gonçalves na Sociedade Nacional de Belas-Artes de Lisboa, Portugal. Ao longo dos últimos 13 anos desenvolveu trabalhos para veículos de comunicação e instituições culturais, como Folha de S. Paulo, Editora Abril, Suplemento Pernambuco, Spotify, SP-Arte, Museu do Ipiranga, Itaú Cultural, Instituto Moreira Salles, Sesc São Paulo e outros.


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


Palestrante

Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


Atividade encerrada

Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


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Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


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Graduação em Fotografia – Outras histórias da esperança – Maurício Pokemon

A partir dos trabalhos do artista Maurício Pokemon, iremos discutir algumas possibilidades em processos criativos compartilhados e colaborativos, tendo a imagem como pretexto para refletir sobre contextos locais.
As dinâmicas serão desenvolvidas através de aula expositiva dialogada e apresentação de portfólio. Os participantes serão convidados a refletir sobre o trânsito nas linguagens artísticas, ampliando os entendimentos sobre as possibilidades com a imagem e praticando diálogos sobre o que se cria.


Palestrante

Maurício Pokemon

Maurício Pokemon

(Teresina-PI, 1989)

Skatista, fotógrafo e artista residente do CAMPO Arte Contemporânea, onde pensa a órbita de artes visuais Estúdio Debaixo. Seu trabalho parte de convívios, memória e transita entre imagens. Desde 2015 pesquisa junto a comunidade Boa Esperança, em Teresina-PI, os possíveis modos de vida, discutindo a alteridade e a representatividade. É performer-colaborador no Original Bomber Crew, com os trabalhos tReta(2019), Suspeit_(2020) e Vapor(2021). Ganhador do Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia 2019 (CE) e Prêmio Décio Noviello de Fotografia 2020 (MG). Participou de várias exposições coletivas como “À Nordeste”, no Sesc 24 de Maio-SP (2019) e “Arte, Cidade e Patrimônio: futuro e memória nas poéticas contemporâneas” no Oi Futuro-RJ (2021). Sua pesquisa mais recente, Batalha Imaginada, se debruça sobre uma outra narrativa possível da Batalha do Jenipapo, tensionando o documental e a ficção no modo em que, 200 anos depois, a memória desse acontecimento é repassada até os dias de hoje.

  

 


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


Palestrantes

PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

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Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


Palestrante

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


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PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

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Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


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Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


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Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Imaginário das Imagens Técnicas: O Suporte

O imaginário das Imagens Técnicas: o suporte propõe o debate sobre a superfície que abriga a imagem. Pensado muitas das vezes como um processo “neutro”, aqui o intuito é constituir a interpretação a partir do suporte, de seus usos e possibilidades. Para isso o curso abordará uma pequena bibliografia sobre o tema e analisará obras de artistas que utilizam diferentes materiais.


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PATRICIA YAMAMOTO

Patricia Yamamoto

Patricia Yamamoto é mestre em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo, e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac e em Artes Plásticas pela UNICAMP. Desde 2008, é docente no Centro Universitário Senac ministrando disciplinas práticas e teóricas na área da fotografia. Paralelamente, desenvolve pesquisas em torno da construção da imagem matérica utilizando processos fotográficos históricos.

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Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia – Contar com imagens: o imaginário nas narrativas documentais

Em três encontros, discutiremos a interação e os limites entre o real e o imaginário na fotografia documental. Por meio de reflexões, debates e análises de imagens, exploraremos como os símbolos e arquétipos podem adicionar camadas de significado e profundidade à narrativa visual, estimular a reflexão e permitir maior conexão emocional com as histórias e experiências retratadas.


Palestrante

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho

Gabriela Portilho é jornalista e fotógrafa documental formada pela Universidade de São Paulo e Université Lumière Lyon II, na França.

Seu trabalho investiga a relação dos seres humanos com seus territórios tanto nas dimensões sociopolíticas – com ênfase nas questões ambientais e de gênero, assim como seus atravessamentos simbólicos e arquetípicos.

Como fotógrafa tem trabalhado para diversos veículos e ONGs internacionais como The New York Times, National Geographic, The New Yorker, Le Monde Diplomatique, De Volkskrant, FIMI e UNICEF. 

É membro do Women Photograph e Native Agency. Também faz parte do coletivo latinoamericano Ruda e é uma das co-fundadoras do Doroteia, coletivo brasileiro focado em histórias protagonizadas por mulheres.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


Palestrante

Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


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Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


Atividade encerrada

Tecnólogo em Fotografia: O Processo no Fotodocumentarismo – Produção, Desenvolvimento, Color Grading

Por meio da análise de projetos, apresentação de conceitos e referências, os
encontros oferecerão uma perspectiva estratégica sobre a elaboração de um
projeto fotográfico: processo de pesquisa, contatos, editing e finalização (color grading).

O objetivo será o de entender metodologias necessárias na construção de um projeto documental coerente e autoral e como oferecê-lo ao mercado fotográfico.


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Natalia Alana

Natalia Alana

Natalia Alana é fotógrafa, educadora, retoucher e editora de fotografia. Brasileira, mas atualmente vive em Roma. É formada em fotografia pelo Senac, onde também deu aulas. Já trabalhou no mercado publicitário e de moda, como editora de fotos.

Atualmente edita projetos fotográficos, realiza color grading e fornece consultoria para fotógrafos profissionais, além de ministrar cursos e workshops entre Itália e Brasil.

Recentemente realizou uma colaboração que venceu na categoria “Stories – South America” no World Press Photo 2023.

Seu trabalho foi publicado por grandes mídias como The New York Times, National Geographic, Pulitzer Center, POY Latam, Harper’s Bazaar, Groene, Vogue, LifeGate, Euro News, L’Espresso, Stern, InformationDK, Folha de S. Paulo, Republik, Leica Fotografie International.

É parte do coletivo Women Photograph.


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Graduação em Fotografia: Estudos Sobre Portfólio com Gabriel Cabral

Como seu trabalho se apresenta? E qual a forma mais potente de comprtilhar ele com as pessoas?

Neste minicurso vamos olhar para diferentes maneiras de organizar e expor seu trabalho fotográfico em dois momentos: primeiro com estudo de referências e, depois, com leituras dos portfólios da turma.

Está conexão com o mercado ocorrerá em quatro encontros:

16/02/2023: 14h às 18h;
23/02/2023: 14h às 18h;
01/03/2023: 14h às 18h;
13/04/2023: 10h às 14h.

Ao se inscrever nessa conexão você garante a participação em todos os dias.

Fotografia de Gabriel Cabral


Palestrante

Gabriel Cabral

Gabriel Cabral

Gabriel Cabral é artista visual, educador, editor e comunicador. Mescla estas frentes em uma mesma pesquisa artística que gira em torno das linguagens e dos processos criativos enquanto trata de variados temas, das dinâmicas sócio políticas, à efemeridades da vida, passando por narrativas oníricas.

 

Vivencia a troca de conhecimentos e experiências como uma missão de vida. Há mais de 10 anos ministra cursos relacionados à imagem.

 

Publicou “02022020” (2020) e “Câmara Cega” (2021) pela Sô Edições, onde também atua como editor. Foi cofundador e editor da Revista Clan. Produz o No Programa de Hoje, podcast sobre artes visuais, linguagens e processos criativos.


Mediador

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Dayan de Castro

Dayan de Castro é doutorando em Poéticas Visuais pela Unicamp e bacharel em Fotografia pelo Centro Universitário Senac. Desde 2008 vem desenvolvendo projetos autorais, pesquisando junto aos projetos o suporte mais os adense. Desde 2011 é professor do Senac, desde 2019 é coordenador do Tecnologia e da Pós em Fotografia no Senac Lapa Scipião.

Atividade encerrada

Graduação em Fotografia: Fotografia e Literatura: Escritas e Gestos Fotográficos

No curso teórico-prático apresento, discuto e trabalho com os participantes como a fronteira entre a literatura e a fotografia foi borrada por escritores e fotógrafos. Na parte teórica do curso ofereço ao participante um panorama das obras literárias que passam a utilizar a fotografia como uma nova forma de escrita, afastando a fotografia de uma imagem ligada a um referente no “real” e aproximando a fotografia da escrita ficcional. Além disso, analiso a poética de artistas que utilizam a palavra como um gesto da memória, ou para refazer trajetos coletivos e individuais por meio da autoficção. A parte prática terá a produção de exercícios temáticos.


Palestrante

LYDIANE BATISTA DE VASCONCELOS

Li Vasc

Li Vasc. (1983) é artista visual e Mestre em Literatura e Interculturalidade pelo PPGLI(UEPB). Considera que toda palavra é imagem. Passou a captá-las das ruas, criando uma espécie de letreiro/poema. Para a artista, toda obra inicia na palavra, nos rascunhos e nos gestos, mas é na fotografia onde investiga um espaço artesanal de criação. Atualmente utiliza as raízes das plantas que curam abortos e inflamações vaginais como metáfora de cura para as mulheres que vivem em relacionamentos abusivos. Como deriva dessas experimentações, produz garrafadas com raízes e cascas, cujos rótulos recebem poemas oriundos dos relatos das violências de gêneros e abusos sofridos pelas mulheres da sua história de vida. As técnicas fotográficas que tem como base o uso da botânica a exemplo da cianotipia ( impressão de ferrocianeto com a luz do sol na cor azul) e fitotipia ( impressão fotográfica diretamente na folha das plantas por processo de desbotamento da clorofila e luz solar), convergem com o tema caro da artista, o uso das plantas medicinais como uma forma de curar o passado.


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