É um evento do Senac São Paulo que reúne amantes do rádio. O objetivo é destacar a importância das emissoras de rádio, especialmente nas regiões do interior do país. O evento pode incluir oficinas, bate-papos e debates com humoristas e radialistas. Acontece em algumas unidades do Senac São Paulo que oferecem cursos na área.
Dia 18/09, às 19h30, Alisson Abreu e Marcos Vicca debatem como a inteligência artificial está revolucionando a produção de rádio. Quais ferramentas garantem conexão com o público? Quem são os profissionais por trás da inovação? Com mediação da docente Cristiane Alcalá, descubra os caminhos para entrar nesse universo que une criatividade, tecnologia e emoção.
Marcos Vicca é um dos profissionais mais respeitados do rádio brasileiro. Sua trajetória ganhou destaque à frente da Mix FM, onde assumiu a direção artística e ajudou a consolidar a emissora como referência em música e entretenimento jovem em São Paulo. Com olhar atento às tendências e habilidade para traduzir o comportamento da audiência em programação, marcou época no dial paulistano.
Após essa fase, Vicca assumiu a direção artística da Rádio Disney FM, participando ativamente da implantação e da consolidação da marca no Brasil, experiência que ampliou ainda mais sua visão estratégica sobre o mercado.
Atualmente, está novamente na Mix FM como Diretor Artístico, liderando projetos que unem tradição e inovação. Além de comandar a programação, tem investido em iniciativas digitais e multiplataforma, aproximando a emissora do público nas redes sociais e reforçando sua posição como uma das rádios mais queridas do país. Reconhecido por sua criatividade e paixão pelo rádio, Marcos Vicca segue transformando ideias em experiências que conectam pessoas à música.
CEO e fundador da Intermedium Enterprise – Marketing Digital, empresa que desde 2012 transforma o WhatsApp em uma poderosa central de vendas e relacionamento. Empreendedor por vocação e especialista por paixão, atua com foco em estratégia, automação e atendimento humanizado, ajudando empresas a crescer de forma inteligente e sustentável. Com experiência em diversos segmentos, mantém parcerias consolidadas com mais de 24 emissoras de rádio em todo o Brasil.
Jornalista especializada em Comunicação e Marketing pela PUC-SP e com Mestrado em Jornalismo Profissional pela FIAM. Mestre de Cerimônias, Apresentadora, Locutora e Host do Mundial Podcast, da Rádio Vibe Mundial, e do StarmetaCast, da Agência de Marketing Starmeta. Mentora de Comunicação, Oratória e Alta Performance para executivos. Ministra treinamentos corporativos e palestras sobre Comunicação em Português e Español. Docente dos cursos de Audiovisual do Senac SP e dos cursos de extensão da ESPM. Trabalhou como apresentadora, repórter e editora de texto em emissoras como Rádio CBN e Globo, TV Cultura, Canal Rural, Terraviva e Bandnewstv.
Um bate-papo sobre como era o rádio quando tudo dependia de improviso, criatividade e presença — e como está hoje, com a inteligência artificial entrando em cena e mudando o jeito de fazer, ouvir e pensar rádio.
Com José Américo, Oscar Pardini e Ênio Vivona, do Café com Bobagem, a conversa mistura boas histórias, muitas risadas e uma pitada de tecnologia para mostrar que a rádio continua mais viva do que nunca.
José Américo Niccolini, conhecido como Zé Américo, é um empresário e artista brasileiro que atua como humorista, redator, dublador, ator, radialista e assessor parlamentar. Iniciou sua carreira no rádio, passando por diversas emissoras e participando de programas como o Show de Rádio. Foi um dos fundadores do grupo humorístico Café com Bobagem em 1989 e teve destaque em programas de TV como A Praça é Nossa e Domingão do Faustão. Também apresentou o programa Você Se Lembra? no SBT. Em 2011, foi contratado por Tiririca como secretário parlamentar.
Oscar Pardini é um humorista, radialista e ator brasileiro, reconhecido por ser um dos idealizadores e fundadores do grupo humorístico Café com Bobagem em 1989, ao lado de Zé Américo e Ivan de Oliveira. Sua carreira também inclui participação na lendária equipe do programa Show de Rádio, que fazia sátiras sobre jogos de futebol, e atuação como humorista na Jovem Pan FM.
Na televisão, Pardini deixou sua marca em diversos programas, como Agildo no País das Maravilhas (Rede Bandeirantes), Play Rec (TV Record), A Praça É Nossa, Topa Tudo por Dinheiro e Domingo Legal (SBT), além do Domingão do Faustão (Rede Globo), ocupando funções de ator, redator, roteirista, diretor e editor.
Ênio Vivona é humorista, ator, radialista e dublador. Iniciou sua carreira no teatro aos 17 anos, integrando o grupo de interpretação da Cultura Inglesa, onde atuou em diversos musicais em inglês, como Hair, Rock Horror Show e Carmen Rock. Seu talento para imitações — desde personagens de desenhos animados até políticos brasileiros — o levou à televisão, estreando no programa Agildo no País das Maravilhas (Band). Desde então, participou de atrações como A Praça é Nossa, Domingo Legal, Zorra Total e Turma do Didi.
Desde 1997, é integrante titular do grupo Café com Bobagem, com destaque no rádio e na TV. No teatro, atuou em peças como Insignificância, de Terry Johnson, e se apresenta em clubes de comédia com seu stand-up. Como dublador, empresta sua voz há mais de 10 anos a personagens de filmes, séries e animações, incluindo o icônico Rick Sanchez, da série Rick and Morty. Atualmente, é contratado da Band TV.
Com mais de quatro décadas dedicadas à comunicação, o narrador Rogério de Assis — conhecido como “O Canhão” — conduz uma reflexão sobre os desafios e transformações da narração esportiva diante das novas tecnologias. A palestra aborda o papel da emoção humana na construção de experiências memoráveis para o público, contrapondo a crescente automação e inteligência artificial no setor. Uma conversa instigante sobre autenticidade, inovação e o futuro da voz no esporte.
Rogério Assis, nascido em Votuporanga, filho de João Cornachione (lê-se Cornaquioni), conhecido pelo apelido de Oscarito, também radialista e músico. A escola de Artes tem o seu nome. Começou na rádio Jornal de Nhandeara com 12 anos como técnico de som, no ano seguinte veio para a extinta rádio Clube AM, onde permaneceu até 1.987 onde começou no no jornalismo esportivo como repórter. Foi o primeiro apresentador da Clube 92 FM, tendo inaugurado a emissora com um programa sertanejo das 5 às 8 da manhã diariamente. Depois rodou por várias emissoras já como narrador esportivo até chegar a São Paulo onde ficou por 14 anos na rádio Jovem Pan. Ainda narrou a série B do Campeonato Brasileiro pela TV Record em 2.004 e está na Rádio Bandeirantes de São Paulo desde 2.015. Neste período participou por sete anos como comentarista do programa Os Donos da Bola na Band TV de segunda a sexta às 13 h. Formou-se radialista profissional no SENAC de Votuporanga em 1.986
Bate-papo mediado por Jayde Campos Junior, educador do Senac Franca, com a participação dos convidados Junior Apolinário e Junior Basioli, profissionais da comunicação.
Radialista, produtor e músico. Atuou em rádios de destaque em Franca, como Rádio Hertz e 3 Colinas FM. Atualmente, está na Nativa FM – Grupo Bandeirantes de Ribeirão Preto. Sua voz e programas são comercializados para bancos de vozes e emissoras do Brasil. Ex-locutor da Tele Sena (SBT).
Radialista
Docente Senac Franca há mais de 20 anos é radialista, locutor, produtor executivo e tem em sua cartela mais de 400 alunos e alunas formados.