María Elena Morán
Roteirista e escritora, María Elena Morán nasceu em Maracaibo, Venezuela, em 1985. Formada em cinema na EICTV, Cuba, é mestre e doutora em Escrita Criativa pela PUCRS. É autora do romance Os Continentes de Dentro (2021), publicado no Brasil pela Editora Zouk e, na Espanha, pela Ménades Editorial. Foi vencedora do Premio de Novela Café Gijón, na Espanha, com o romance Volver a cuándo, publicado pela Ediciones Siruela em 2023.
O seu filme Levante, dirigido e co-escrito por Lillah Halla, estreou na Semaine de la Critique no Festival de Cannes de 2023, onde ganhou o Prêmio FIPRESCI.
Entre seus curtas-metragens como roteirista destacam Estela (Melhor Cena FRAPA, 2015; Melhor ficção e melhor curta, IMAGO, 2015), Honor al mérito (Melhor fotografia e Melhor ficção, IMAGO, 2012) e Cebú (Méliès d’Argent no European Fantastic Films Festivals Federation, 2014; Melhor Curta no Belize International Film Festival, 2013. Prêmio especial do júri ao filme mais sexy no Festival La Boca Erótica, Madri, 2013). Tem colaborado com a produtora bigBonsái em desenvolvimento de projetos como o longa 50 dias, co-escrito com Thiago Dottori, e a série documental Continente Submerso, da Kátia Lund e Adriana Yañez. Atualmente, desenvolve, junto com a diretora Renata de Lélis, os projetos de longas-metragens Os Continentes de Dentro(adaptação do romance homônimo), com a produtora Brigitte Filmes, e Anfitriãs, com a Ausgang Filmes.
Como professora, tem ministrado oficinas de roteiro no Mestrado em Roteiro Cinematográfico e no Curso Regular da EICTV, Cuba; no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza; no Tecnólogo e na Especialização em Escrita Criativa da PUCRS, em Porto Alegre; na Universidade Positivo, em Curitiba. Junto com Eleonora Loner, é uma das idealizadoras da Criativas: Oficina de Roteiro Audiovisual para Mulheres, e, com Taiane Santi Martins, hoje leva adiante o projeto de oficinas literárias Mochila – Caminhos da escrita.