Laboratório Novas Histórias

Laboratório Novas Histórias 2023

até

Evento presencial gratuito

Ciclo de palestras sobre a área Audiovisual, com foco em roteiro que antecede a 13ª edição do Laboratório Novas Histórias, oportunidade para roteiristas apresentarem histórias de longa-metragem de ficção para o público adulto ou infanto-juvenil. Esse ano o Senac Lapa Scipião recebe roteiristas renomados que participaram de edições anteriores do Laboratório Novas Histórias.

Atividade encerrada

Série de TV: Os desafios do roteiro para séries de TV e adaptação literária

Michelle Silva, jornalista, apresentadora, e docente dos cursos de Audiovisual do Senac Lapa Scipião entrevista o roteirista, escritor e produtor executivo Raphael Montes. O convidado vai falar sobre sua experiência como escritor premiado, e os desafios da adaptação literária e criação de roteiros para séries de televisão na atualidade.


Palestrante

Raphael Montes

Raphael Montes

Raphael Montes nasceu em 1990, no Rio de Janeiro. É criador, roteirista-chefe e produtor-executivo da primeira novela da HBO Max, ‘Beleza Fatal’, e da série ‘Bom Dia, Verônica’ na Netflix (APCA 2020). Escreveu os romances ‘Suicidas’, ‘Dias Perfeitos’, ‘O Vilarejo’, ‘Jantar Secreto’, ‘Bom dia, Verônica’ e ‘Uma Mulher No Escuro’ (Jabuti 2020), sucessos de público e de crítica, traduzidos em mais de 25 países e com os direitos de adaptação vendidos para o cinema. Escreveu diversos roteiros de filmes, entre eles “A Menina Que Matou Os Pais, sucesso no Amazon Prime Video. Raphael criou a Casa Montes, uma produtora de desenvolvimento com foco em projetos de série e longa-metragem de crime, terror e suspense. Em 2023, ele lança “A Mágica Mortal”, seu primeiro livro juvenil; se prepara para o lançamento do filme “Uma Família Feliz” nos cinemas e para a estreia da terceira temporada de “Bom Dia Verônica” na Netflix.


Mediação

Michelle Silva

Michelle Silva

Comunicadora, jornalista, publicitária, escritora, produtora executiva, especialista em oratória e comunicação em ESG. Iniciou a sua carreira na TV, na qual trabalhou para emissoras de grande porte, como Globo, Canal Rural, Record, e no exterior na TV alemã Deustche Welle e BBC. Logo depois foi para as plataformas de streaming, se tornando host em podcast e videocast no programa Falando de Ideias.


Atividade encerrada

Cinema: Desafios do roteiro e narrativa em primeiros filmes

Mesa redonda sobre Cinema, roteiro e produção Audiovisual que contará com as roteirista María Elena e Thais Fujinaga, juntamente Carla Esmeralda, idealizadora e organizadora do Laboratório Novas Histórias com a mediação de Lika Rosá, atriz e docente dos cursos de Audiovisual e Teatro do Senac Lapa Scipião. As convidadas irão falar sobre carreira e suas experiências na área Audiovisual, principalmente sobre a experiência em seus primeiros filmes.


Palestrantes

María Elena

María Elena Morán

Roteirista e escritora, María Elena Morán nasceu em Maracaibo, Venezuela, em 1985. Formada em cinema na EICTV, Cuba, é mestre e doutora em Escrita Criativa pela PUCRS. É autora do romance Os Continentes de Dentro (2021), publicado no Brasil pela Editora Zouk e, na Espanha, pela Ménades Editorial. Foi vencedora do Premio de Novela Café Gijón, na Espanha, com o romance Volver a cuándo, publicado pela Ediciones Siruela em 2023.

O seu filme Levante, dirigido e co-escrito por Lillah Halla, estreou na Semaine de la Critique no Festival de Cannes de 2023, onde ganhou o Prêmio FIPRESCI.

Entre seus curtas-metragens como roteirista destacam Estela (Melhor Cena FRAPA, 2015; Melhor ficção e melhor curta, IMAGO, 2015), Honor al mérito (Melhor fotografia e Melhor ficção, IMAGO, 2012) e Cebú (Méliès d’Argent no European Fantastic Films Festivals Federation, 2014; Melhor Curta no Belize International Film Festival, 2013. Prêmio especial do júri ao filme mais sexy no Festival La Boca Erótica, Madri, 2013). Tem colaborado com a produtora bigBonsái em desenvolvimento de projetos como o longa 50 dias, co-escrito com Thiago Dottori, e a série documental Continente Submerso, da Kátia Lund e Adriana Yañez. Atualmente, desenvolve, junto com a diretora Renata de Lélis, os projetos de longas-metragens Os Continentes de Dentro(adaptação do romance homônimo), com a produtora Brigitte Filmes, e Anfitriãs, com a Ausgang Filmes.

Como professora, tem ministrado oficinas de roteiro no Mestrado em Roteiro Cinematográfico e no Curso Regular da EICTV, Cuba; no Porto Iracema das Artes, em Fortaleza; no Tecnólogo e na Especialização em Escrita Criativa da PUCRS, em Porto Alegre; na Universidade Positivo, em Curitiba. Junto com Eleonora Loner, é uma das idealizadoras da Criativas: Oficina de Roteiro Audiovisual para Mulheres, e, com Taiane Santi Martins, hoje leva adiante o projeto de oficinas literárias Mochila – Caminhos da escrita.

Thais Fujinaga

Thais Fujinaga

Thais Fujinaga é diretora  e roteirista. Seus curtas receberam mais de 60 prêmios e menções em importantes festivais nacionais e estrangeiros, incluindo uma menção honrosa no Festival de Berlin por  “L” [2011]. O filme “A Felicidade das Coisas” [2021], sua estreia na direção de longas, teve sua premiére no Festival de Rotterdam e recebeu o Prêmio Abraccine de Melhor Longa de Diretor Estreante na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Como roteirista, Thais já trabalhou para a HBO, Netflix, Grupo Disney e Globoplay. Atualmente, é autora-roteirista do Grupo Globo.

 

Carla Esmeralda

Carla Esmeralda

Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Desde a década de 80 desenvolve projetos e eventos de aprimoramento e qualificação profissional no setor audiovisual. Atuou na área de patrocínio ao cinema no Banco Nacional e Unibanco de 1992 a 1998. Ao longo de 45 anos já organizou mais de 100 edições de eventos em prol do audiovisual brasileiro com foco no desenvolvimento de narrativas e negócios, e na aproximação de produtores e players do mercado nacional e internacional. Entre eles, os laboratórios de roteiros, iniciados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, que comemoram 27 anos de sua realização no Brasil, hoje denominado Laboratório Novas Histórias – Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros. Em parceria com Carla Camurati, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, realizado desde 2003. Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017) e adaptou o formato ao Rio2C (2018 a 2020). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola. Hoje, juntamente com Luiza Lins e Paulo Barata, é sócio-diretora do Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil.


Mediação

Lika Rosá

Lika Rosá

Lika Rosá é artista da cena e pesquisadora. Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e fundadora da Cia Impar de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em educação, direção, espetáculo, pesquisa, performance e vídeo-performance.


Atividade encerrada

Produção para TV: Novela – Roteiro para novela e os desafios da sala de roteiristas

Cleber Roher, produtor, docente dos cursos de Audiovisual do Senac Lapa Scipião recebe a jovem roteirista Renata Sofia para uma conversa sobre o roteiro para novela e os desafios da sala de roteiristas.


Palestrante

Renata-Sofia_v2

Renata Sofia

Renata Sofia é autora, roteirista e dramaturga. Colaboradora da novela “Vai na Fé” de Rosane Svartman, na TV Globo. Colaboradora da série “Temporada de Verão” da Netflix e das 12ª e 13ª temporadas de “Detetives do Prédio Azul”, do canal Gloob. Participou de desenvolvimento de séries para as cartelas de produtoras como Conspiração, Raccord, Dédalo, Pindorama e Mira Filmes; de animações para 2Dlab, e longas-metragens para LaPilar. Ministra o módulo “Introdução e vocabulário básico de roteiro” no Lanani 2022. Consultora de séries no 1º LAB Infâncias diversas Mif.Kids, de séries Núcleo de Projetos Audiovisuais de Curitiba e de Argumento Infanto-Juvenil no Lab Cabíria. Dramaturga na peça “A Protagonista” e orientadora de dramaturgia na peça “Quem é o Zezinho?”. Com os longas originais “MC Estrela” em pré-produção pela Kromaki e “Dunas do Abaeté”, selecionado para o 10˚ Laboratório Novas Histórias Sesc. Participou do painel “Afrobrasilidades” com o projeto original de série infantil “O Laboratório do Porão” no Rio Content Market 2017 e do 1º Laboratório de Narrativas Negras para o Audiovisual – Flup, Film2B e TV Globo. Formada em Jornalismo pela UERJ.


Mediação

Cleber Roher

Cleber Roher

Cleber Roher é Bacharel em Comunicação Social pela Universidade São Judas Tadeu, Especialista em Criação de Imagem e Som nos Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac, Mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professor do curso Tecnólogo em Produção Multimídia pela FIAP, professor no curso Técnico em Multimídia pelo Colégio FECAP e professor nos cursos técnicos e livres da área de comunicação e audiovisual do Senac Lapa Scipião. Tem experiência na área de produção de eventos culturais e produção audiovisual. Pesquisador sobre o universo do audiovisual e das novas tecnologias da comunicação.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *