Laboratório Novas Histórias

Laboratório Novas Histórias 2024

até

Evento presencial gratuito

Ciclo de palestras sobre a área Audiovisual, com foco em roteiro que antecede a 14ª edição do Laboratório Novas Histórias, oportunidade para roteiristas apresentarem histórias de longa-metragem de ficção para o público adulto ou infanto-juvenil. Esse ano o Senac Lapa Scipião recebe roteiristas renomados e exibições de filmes para discussão com roteristas.

Desafios Do Roteiro Na Adaptação De Histórias Reais

Exibição do filme O Sequestro do Voo 375 e conversa com o roteirista Lusa Silvestre

Uma conversa com Lusa Silvestre sobre o filme O Sequestro do Voo 375 e as especificidades e desafios da adaptação de uma história real.


Palestrante

Lusa Silvestre

Lusa Silvestre

Escritor, Roteirista de Cinema, redator publicitário

Escreveu “Estômago”, “E Aí, Comeu?”, “Muita Calma Nessa Hora 2”, “O Roubo da Taça”, “Um Namorado Para Minha Mulher”, “Mundo Cão”, “A Glória e a Graça”, “Silêncio da Chuva”, “Medida Provisória”, “Sequestro do Voo 375”, “Estômago 2”- entre outros.

Nas séries, participou do desenvolvimento de “Coisa Mais Linda”(Netflix 2018), “Senna” (Netflix 2024) e “Faca no Dente”, direção de Andrucha Waddington (Netflix 2021 – não produzida). Roteirista da série DOC O CASO CELSO DANIEL, do Globoplay.

Ganhador de três Prêmios Grande Otelo da Academia Brasileira, com “Estômago” em 2009; “A Glória e a Graça”, em 2018; e “Sequestro do Voo 375”, em 2024 – em oito indicações.

Ganhador de dois Kikitos, do Festival de Gramado, com “Roubo da Taça”, em 2016, e “Estômago 2”, em 2024.


Mediação

Homem branco com cabelos e barba castanhos.

Cleber Rohrer

Doutor e Mestre em Comunicação Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac. Atua como docente nas áreas de comunicação e audiovisual no Senac Lapa Scipião, na FIAP e na Fecap. Trabalhou em produções de eventos culturais e documentários na Associação Cultural Videobrasil e na Associação Brasileira de Cinematografia. Atualmente faz produções de vídeos institucionais e pesquisas na área de audiovisual e convergência das mídias.

Lika Rosá

Lika Rosá

Lika Rosá é artista da cena e pesquisadora. Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e fundadora da Cia Impar de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em educação, direção, espetáculo, pesquisa, performance e vídeo-performance.


Do Morro Para A Tela: O Processo De Luciana Bezerra Em Seu Primeiro Filme

Exibição do filme A Festa de Léo e conversa com a diretora e roteirista Luciana Bezerra

Luciana Bezerra fala sobre os desafios do seu primeiro filme A Festa de Léo, e o processo de trazer para a tela (e atrás dela) a realidade do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Luciana fala também sobre sua trajetória no Grupo Nós do Morro.


Palestrante

Luciana Bezerra

Luciana Bezerra

Luciana Bezerra é roteirista, diretora, atriz e integrante do Grupo Nós do Morro, onde se formou artista multiplicadora de saberes. Atuou como pesquisadora de elenco para o filme Cidade de Deus (2002). Seu curta Mina de Fé (2004) recebeu Melhor Ficção no 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Ficção no Festival Curta Cinema, e foi exibido em mais de 10 países. Dirigiu o episódio autoral Acende a Luz no filme 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (2009), exibido em Cannes Hors-Concours. É autora do livro Meu Destino era o Nós do Morro, coleção de tramas urbanas da editora Aeroplano. Em 2012, participou da Rio Occupation London com o projeto Diário London. Colaboradora em roteiros como: Praça Paris (Taiga filmes), Tinted Glass (Blanche filmes), As Lendas de Dandara (TV Globo). Participou da equipe de direção da série How to Be a Carioca (2022, Star+) junto a Carlos Saldanha. Recebeu a Menção Honrosa do Júri no Festival do Rio com o documentário 7 Cortes de Cabelo no Congo (2022) e também melhor filme documentário no Festival Olhar de Cinema de Curitiba. Recentemente, foi roteirista do filme Vidro Fumê (2024), dirigido por Pedro Varela e estreou seu longa-metragem autoral A Festa de Léo (2023) no Festival do Rio, primeiro filme produzido pelo núcleo de cinema do grupo Nós do Morro, que rodou festivais internacionais e agora se encontra disponível no Globoplay.

 

 


Mediação

Lika Rosá

Lika Rosá

Lika Rosá é artista da cena e pesquisadora. Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e fundadora da Cia Impar de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em educação, direção, espetáculo, pesquisa, performance e vídeo-performance.

Homem branco com cabelos e barba castanhos.

Cleber Rohrer

Doutor e Mestre em Comunicação Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac. Atua como docente nas áreas de comunicação e audiovisual no Senac Lapa Scipião, na FIAP e na Fecap. Trabalhou em produções de eventos culturais e documentários na Associação Cultural Videobrasil e na Associação Brasileira de Cinematografia. Atualmente faz produções de vídeos institucionais e pesquisas na área de audiovisual e convergência das mídias.


Atividade encerrada

Encomenda De Séries E Filmes Originais Para Streaming

Uma conversa sobre a trajetória de Maria Ângela de Jesus na encomenda de séries e filmes originais para TV por assinatura e Streaming. Carla Esmeralda fala sobre como o RioContentMarket contribuiu para o mercado em Rodadas de Negócios e formatação de projeto para pitching.


Palestrantes

Maria Angela de Jesus

Maria Angela de Jesus

Executiva de TV, Streaming e Cinema.

Maria Angela de Jesus é uma das principais produtoras do audiovisual brasileiro, com seis produções indicadas ao International Emmy: Anderson Spider Silva (Paramount), Escola de Quebrada (Paramount), ambos em 2024, Magnífica 70 (HBO), em 2019, PSI (HBO), em 2015, Mandrake e Filhos do Carnaval, ambas da HBO, em 2006. Com sólida experiência em desenvolvimento e produção de conteúdo, ela vem liderando as produções brasileiras nos principais players americanos, desde 2004. Na Paramount, ao ocupar a posição de Head de Produção, realizou também as séries Marcelo, Marmelo Martelo e o documentário Adriano, Imperador. Na Netflix liderou séries como Bom Dia, Verônica, Coisa Mais Linda, Reality Z e Irmandade. Na HBO, construiu um extenso portfólio de conteúdos premium, como O Negócio e Alice, além de documentários premiados, como Holocausto Brasileiro e Dorina Nowill.

Carla Esmeralda

Carla Esmeralda

Carla Esmeralda é graduada em Comunicação Social pela PUC-Rio. Desde a década de 80 desenvolve projetos e eventos de aprimoramento e qualificação profissional no setor audiovisual. Atuou na área de patrocínio ao cinema no Banco Nacional e Unibanco de 1992 a 1998. Ao longo de 45 anos já organizou mais de 100 edições de eventos em prol do audiovisual brasileiro com foco no desenvolvimento de narrativas e negócios, e na aproximação de produtores e players do mercado nacional e internacional. Entre eles, os laboratórios de roteiros, iniciados no Brasil em parceria com o Sundance Institute, que comemoram 27 anos de sua realização no Brasil, hoje denominado Laboratório Novas Histórias – Programa Sesc e Senac São Paulo de Desenvolvimento de Roteiros. Em parceria com Carla Camurati, criou o Festival Internacional de Cinema Infantil – FICI, realizado desde 2003. Criou, em parceria com a Bravi, o RioContentMarket (de 2011 a 2017) e adaptou o formato ao Rio2C (2018 a 2020). Em 2018, co-produziu com a Gávea Filmes o documentário “A Última Abolição”, de Alice Gomes, em parceria com GloboNews, Globo Filmes e TV Escola. Hoje, juntamente com Luiza Lins e Paulo Barata, é sócio-diretora do Mif.Kids – Mercado Internacional de Florianópolis | Conteúdo Infanto-juvenil.


Mediação

Joana Matushita

Jornalista formada pela ECA/USP, mestre em Educação Profissional pelo Centro Paula Souza. Trabalhou por 12 anos em veículos da grande imprensa, como O Estado de S.Paulo, RedeTV! e TV Bandeirantes. Desde 2012, é professora dos cursos de Audiovisual do Senac-SP.

Tiago Lirola

Tiago Lirola é graduado em Rádio e TV e pós-graduado em Fotografia, com mais de 15 anos de experiência no setor audiovisual. Atua como produtor e diretor de imagens desde 2008, nas produções audiovisuais. Em 2010, tornou-se sócio da Vulcano Produções, produtora especializada em vídeos e transmissões ao vivo para TV e internet. Além de sua atuação no mercado, Tiago também se dedica ao ensino desde 2012, ministrando cursos profissionalizantes e oficinas livres em audiovisual, em instituições como Senac e Sesc, além de atuar como docente em outras instituições universitárias.


Desafios Do Roteiro Na Adaptação De Histórias Reais

Exibição do filme O Sequestro do Voo 375 e conversa com o roteirista Lusa Silvestre

Uma conversa com Lusa Silvestre sobre o filme O Sequestro do Voo 375 e as especificidades e desafios da adaptação de uma história real.


Palestrante

Lusa Silvestre

Lusa Silvestre

Escritor, Roteirista de Cinema, redator publicitário

Escreveu “Estômago”, “E Aí, Comeu?”, “Muita Calma Nessa Hora 2”, “O Roubo da Taça”, “Um Namorado Para Minha Mulher”, “Mundo Cão”, “A Glória e a Graça”, “Silêncio da Chuva”, “Medida Provisória”, “Sequestro do Voo 375”, “Estômago 2”- entre outros.

Nas séries, participou do desenvolvimento de “Coisa Mais Linda”(Netflix 2018), “Senna” (Netflix 2024) e “Faca no Dente”, direção de Andrucha Waddington (Netflix 2021 – não produzida). Roteirista da série DOC O CASO CELSO DANIEL, do Globoplay.

Ganhador de três Prêmios Grande Otelo da Academia Brasileira, com “Estômago” em 2009; “A Glória e a Graça”, em 2018; e “Sequestro do Voo 375”, em 2024 – em oito indicações.

Ganhador de dois Kikitos, do Festival de Gramado, com “Roubo da Taça”, em 2016, e “Estômago 2”, em 2024.


Mediação

Homem branco com cabelos e barba castanhos.

Cleber Rohrer

Doutor e Mestre em Comunicação Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac. Atua como docente nas áreas de comunicação e audiovisual no Senac Lapa Scipião, na FIAP e na Fecap. Trabalhou em produções de eventos culturais e documentários na Associação Cultural Videobrasil e na Associação Brasileira de Cinematografia. Atualmente faz produções de vídeos institucionais e pesquisas na área de audiovisual e convergência das mídias.

Lika Rosá

Lika Rosá

Lika Rosá é artista da cena e pesquisadora. Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e fundadora da Cia Impar de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em educação, direção, espetáculo, pesquisa, performance e vídeo-performance.


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