Narrativas de resistencia

Narrativas de Resistência: Explorando a Literatura Negra com Cidinha da Silva

Data do Evento: 03/05/2024

Evento presencial gratuito

Bate-papo sobre Literatura negra e a obra de Cidinha da Silva. A escritora Cidinha da Silva é uma voz proeminente neste cenário, utilizando sua arte para explorar questões de identidade, racismo, memória e justiça social. Sua obra não apenas proporciona uma perspectiva única sobre a experiência negra, mas também desafia narrativas dominantes e convida à reflexão crítica.

Atividade encerrada

Explorando a Literatura Negra com Cidinha da Silva

Bate-papo sobre Literatura Negra e a obra de Cidinha da Silva. A escritora Cidinha da Silva é uma voz proeminente neste cenário, utilizando sua arte para explorar questões de identidade, racismo, memória e justiça social. Sua obra não apenas proporciona uma perspectiva única sobre a experiência negra, mas também desafia narrativas dominantes e convida à reflexão crítica.


Palestrante

Cidinha da Silva

Cidinha da Silva

Cidinha da Silva (MG) tem 18 anos de carreira literária e 21 livros publicados, entre eles, os premiados: “Um Exu em Nova York” (Biblioteca Nacional, 2019) e “O mar de Manu” (APCA 2021, melhor livro infantil e acervo PNLD 2023). Organizou duas obras fundamentais para o pensamento sobre as relações raciais contemporâneas no Brasil, “Ações Afirmativas em Educação: experiências brasileiras” (2003) e “Africanidades e Relações Raciais: insumos para políticas públicas na área do livro, leitura, literatura e bibliotecas no Brasil” (2014). Vários de seus livros integram políticas públicas de formação de acervo nos níveis federal, estadual e municipal. Tem composto o júri de importantes premiações literárias, tais como: Jabuti (crônicas) e Prêmio Sesc (romance) em 2020, Prêmio Cidade de Belo Horizonte (dramaturgia), Barco a vapor (infantil) e Prêmio São Paulo (romance) em 2022, entre outros. Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Seu livro mais recente é Tecnologias ancestrais de produção de infinitos (crônicas, Martelo, 2022).


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *