O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Público-alvo: Estudantes e Profissionais da área de RadiodiagnósticoO câncer de mama continua sendo o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres e o segundo mais recorrente no mundo. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que o Brasil registre 73.610 novos casos por ano entre 2023 e 2025, o que representa uma taxa ajustada de 41,89 casos por 100 mil mulheres. O autoconhecimento da saúde das mamas e os exames de mamografia permanecem como os principais métodos para prevenção e detecção precoce da doença. A identificação antecipada do câncer é o maior fator de sucesso no tratamento, aumentando significativamente as chances de cura e a sobrevida das pacientes.
Com esse propósito, o Senac Tiradentes promove a mesa-redonda PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA, abordando temas como fatores de risco, autoexame, exames de imagem e opções de tratamento.
O evento faz parte da campanha Outubro Rosa, que visa conscientizar mulheres e toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Médica pela Universidade Federal do Ceará e Residência em Mastologia no Hospital Pérola Byington. Especialista em Mastologia pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Especialista em Mamografia pela Colégio Brasileiro de Radiologia. Fellow em Imaginologia Mamária no Hospital Pérola Byington. Atualmente é Médica assistente da equipe de Mastologia do Hosp. Estadual Vila Alpina e Hospital da Mulher e também é Médica do grupo de mamas da rede DASA.
Especialista em Cirurgia Plástica e Reconstrutiva na Universidade Federal de São Paulo e é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Formação complementar em reconstrução mamária pelo Instituto Brasileiro para Controle do Câncer (IBCC) e pós-graduação lato sensu pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Sua área de atuação abrange a cirurgia plástica estética e reconstrutiva, com ênfase na reconstrução mamária, contorno corporal e segurança do paciente por meio dos princípios da Medicina Baseada em Evidências. Graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp–EPM). Residência Médica em Cirurgia Geral na Universidade de São Paulo (USP), Residência Médica em Cirurgia Plástica na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp-EPM). Preceptoria dos residentes da disciplina de Cirurgia Plástica da Unifesp-EPM. Formação complementar em Reconstrução Mamária pelo Instituto Brasileiro para Controle do Câncer (IBCC). Pós-graduação em Cosmiatria, Laser e Procedimentos Minimamente Invasivos pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.
Técnica e Tecnóloga em Radiologia Médica. Pós-graduada em Docência do Ensino Médio, Técnico e Superior na Área da Saúde, Tomografia Computadorizada e Ressonância Magnética, Ensino Remoto, Ensino a Distância e Metodologias Ativas, Mamografia, Gestão em qualidade em serviços de saúde e hospitalar. Atualmente é Docente do Técnico em Radiologia, Especialização Técnica em Mamografia e Cursos livres do Senac Tiradentes, em São Paulo.