Palestras sobre a Pós-Fotografia e a Produção Artística Contemporânea | Senac Lapa Scipião

até

Evento presencial gratuito

A artista Francele Cocco, ex-aluna da pós-graduação em Fotografia como Arte Contemporânea do Senac Lapa Scipião, conduz este encontro no qual compartilha sua experiência como artista, articuladora e pesquisadora. A proposta apresenta sua produção visual articulada com debates e teorias que analisam a arte e a imagem na contemporaneidade.

  • Data: a | às
  • Local do evento: Senac Lapa Scipião
  • Endereço: Rua Scipião 67 - Lapa - São Paulo - SP, 05047-060
  • Ticket: gratuito
  • Link- ID: task-57799
  • Inclua o evento no seu calendário

A Materialidade da Teoria como Caminho para uma Arte Crítica

Teremos dois encontros conduzidos pela artista visual Francele Cocco, que propõe ir além do rótulo “pesquisa teórico-prática”, compartilhando seu percurso ao compreender a teoria como matéria — sem separação entre investigação conceitual e trabalho de ateliê. Sua abordagem envolve uma espécie de “performatividade da teoria”.
A discussão parte de seus próprios projetos, que confrontam o universo das commodities e a superprodução de imagens, ampliando-se para reflexões sobre outras práticas artísticas nos campos da crítica social, da filosofia da imagem e da fotografia contemporânea.

Palestras:

  • 1º Encontro: 29/11, das 13h30 às 17h30
  • 2º Encontro: 06/12, das 13h30 às 17h30

Palestrante

Francele Cocco

Historiadora e artista visual, seu trabalho se desenvolve na intersecção entre marxismo, filosofia da imagem, história e arte contemporânea. Sua prática — em fotografia, vídeo e instalação — utiliza a teoria como matéria-prima para investigar o fluxo incessante do mundo das commodities e a superprodução de imagens.
Participou de programas, residências, festivais e exposições em diversos países, e suas obras integram as coleções de arte contemporânea da Universidade Autônoma de Madri e do Museu de Granollers (Espanha).
Foi coordenadora do Laboratório de Pós-Fotografia (Barcelona) e editora do livro Fotocalipsis – Especulaciones sin futuro sobre el presente de las imágenes (2021). Prepara para 2026 o lançamento de seu primeiro fotolivro, Ruido de Fondo, pelo selo espanhol Espacio Vacío.
Possui Licenciatura e Bacharelado em História (UFSM), Pós-graduação em Fotografia como Arte Contemporânea (Senac SP), Diploma em Análise Crítica da Economia Capitalista (Universidade Complutense de Madri) e Mestrado em Investigação em Arte e Criação (Belas Artes/Universidade Complutense de Madri).