imagem com o logo poéticas negras e textura aplicada ao fundo.

Poéticas Negras - 10 anos!

até

Evento presencial gratuito

O Poéticas Negras é um projeto pedagógico que promove reflexões sobre as artes afro-brasileiras e valoriza a diversidade cultural. Aborda temas como curadorias, a imagem do negro na arte do ocidente, a voz negra no teatro, feminismo negro, ancestralidade, estéticas negras, revisão histórica afrocentrada, entre outros.

Atividade encerrada

Roda de Conversa: Cia Os Crespos, Revista Legítima, Defesa e Teatro Experimental Negro

Vamos abrir o evento Poéticas Negras com um bate-papo, onde falaremos sobre os 20 anos da Cia Os Crespos, 10 anos da Revista Legítima Defesa e 80 anos do TEN – Teatro Experimental do Negro.


Atividade encerrada

Desfile PERTEN[SER] e Roda de Conversa

PERTEN[SER] é um projeto idealizado por Maria Eduarda Ferreira e Lívia Victória, estudantes do Ensino Médio do Senac Lapa Scipião, orientadas por Matheus Cosmo. Com referências como Bell Hooks, Djamila Ribeiro, Carolina Maria de Jesus e Conceição Evaristo, o trabalho levanta questões sobre raça, pertencimento e representatividade, trazendo em si o eco das vozes de Dandara, Rosa e Marielle. A performance coletiva, pensada inicialmente como um desfile, relembra não só o assassinato de George Flyod, mas também todas as demais mortes que, por agora, não se dão mais como ausência, mas como a presença e representação de uma luta que vale por toda uma vida.


Palestrantes

Jal Vieira

Premiada como “Melhor Estilista do Ano” e uma das grandes vozes da moda inclusiva e representativa no Brasil. Diretora criativa na Jal Vieira Brand e coordenadora de Moda na unidade Faustolo.

Maria Eduarda Ferreira da Silva

Maria Eduarda Ferreira da Silva tem 17 anos. Concluiu o curso técnico de Publicidade no SENAC Lapa Scipião durante o ano de 2023 e, atualmente, faz parte do 1º ano do EMED Técnico em Marketing.

Livia Victória Cavalcanti Valentim de Freitas

Livia Victória Cavalcanti Valentim de Freitas tem 16 anos e está no 2º ano do EMED Técnico em Multimídia, na unidade Lapa Scipião da Rede SENAC. No ano de 2023, concluiu, junto à instituição, o curso de mediação de conflitos e de práticas básicas de domínio da língua inglesa.

Matheus Cosmo

Matheus Cosmo é Doutorando em Teoria Literária e Literatura Comparada, Mestre em Artes Cênicas e Bacharel e Licenciado em Letras, sempre pela Universidade de São Paulo – USP. Passou a integrar o corpo docente da Rede SENAC no início do ano de 2024 e, atualmente, dedica-se a pesquisas acerca dos entrelaçamentos entre arte, literatura, educação e psicanálise, com textos, entrevistas e apresentações publicados dentro e fora do país.

Cíntia Felix

Cíntia Felix é fundadora da marca de impacto socioambiental na moda AZ Marias. Arte educadora, estilista, figurinista e com vontade de mudar o mundo, busca convergências entre: artes, moda, educação, inclusão, diversidade, sustentabilidade, periferia e impacto socioambiental, acreditando que com força de vontade e ação conseguiremos um mundo muito melhor, mais justo, diverso e inclusivo! Integra o line-up do maior evento de moda da América Latina: SPFW, e é também docente do Senac Lapa Faustolo.\ @cintiafaustinofelix


Atividade encerrada

Roda de Conversa: PerifAnalise


Atividade encerrada

Vivência de Jongo nos estilos de Guaratinguetá e Cunha

Vivência de Jongo nos estilos de Guaratinguetá e Cunha: contexto histórico-cultural, ritmo, dança, cantoria dos pontos tradicionais e improvisação de versos.


Atividade encerrada

Oficina Afroliterária e Jogos de Tabuleiro da África


Atividade encerrada

Cortejo com Ilú Oba De Min

Ilú Obá De Min – Educação, Cultura e Arte Negra é uma associação paulistana sem fins lucrativos que tem como base o trabalho com as culturas de matriz africana, afro-brasileira e a mulher negra. Nos organizamos e nos entendemos como um ecossistema afrocentrado bem como uma irmandade que valoriza as mais velhas como protagonistas de nossas ações. Um dos nossos principais projetos é o Bloco Afro Ilú Obá De Min que, há 19 anos, abre o carnaval de rua de São Paulo. Fundado pelas percussionistas Beth Beli, Adriana Aragão e Girlei Miranda em novembro de 2004, o bloco reúne um coletivo de cerca de 400 integrantes em sua bateria e corpo de dança.

Horário: – Manhã: 10h15; Tarde: 15h30; Noite: 20h30.

 

foto Bloco IIlú Obá De Min


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *