Descubra estratégias para evitar o capacitismo e entenda as diferenças entre inclusão, exclusão, segregação e integração. Destaque para o papel essencial da escola, pais e alunos. Abordaremos os principais transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo TEA, TDAH, TOD, TA, DI e T21, explorando suas características e formas de promover a inclusão.
Nesta palestra, exploraremos o conceito de capacitismo e estratégias para evitá-lo, além de discutir as diferenças entre inclusão, exclusão, segregação e integração. Destacaremos o papel crucial da escola, dos pais e dos alunos nesse processo.
Um ponto focal será a compreensão dos principais transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtornos de Aprendizagem (TA), Deficiência Intelectual (DI) e Trissomia do 21 (Síndrome de Down – T21).
Em cada um desses itens, abordaremos o que são, suas características distintivas, possibilidades para o desenvolvimento e, especialmente, como promover a inclusão dos alunos afetados por esses transtornos.
Psicóloga, Especialização em educação, psicopedagogia, psicomotricidade e neurociências com ênfase em práticas pedagógicas, pela Universidade Salesiana de São Paulo e em Diversidade, Acessibilidade e Inclusão pela Unise. Especializanda em ABA para autismo de deficiência intelectual, pelo CBI of Miami e em Gestalt Terapia pelo Instituto Méritus.
Nesta palestra, exploraremos o conceito de capacitismo e estratégias para evitá-lo, além de discutir as diferenças entre inclusão, exclusão, segregação e integração. Destacaremos o papel crucial da escola, dos pais e dos alunos nesse processo.
Um ponto focal será a compreensão dos principais transtornos do neurodesenvolvimento, incluindo o Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno Opositor Desafiador (TOD), Transtornos de Aprendizagem (TA), Deficiência Intelectual (DI) e Trissomia do 21 (Síndrome de Down – T21).
Em cada um desses itens, abordaremos o que são, suas características distintivas, possibilidades para o desenvolvimento e, especialmente, como promover a inclusão dos alunos afetados por esses transtornos.
Psicóloga, Especialização em educação, psicopedagogia, psicomotricidade e neurociências com ênfase em práticas pedagógicas, pela Universidade Salesiana de São Paulo e em Diversidade, Acessibilidade e Inclusão pela Unise. Especializanda em ABA para autismo de deficiência intelectual, pelo CBI of Miami e em Gestalt Terapia pelo Instituto Méritus.