Tech Week: 'Inteligências Humanas e Artificiais'

até

Evento presencial gratuito

Os avanços da inteligência artificial e seus impactos em nossas vidas:" é o ponto de partida para a reflexão sobre o tema. O nosso evento convida profissionais que dialogam com Tecnologia, Game, Arquitetura e Design, para apresentarem suas trajetórias e seus projetos. O objetivo é proporcionar experiências e referências para todos os participantes, estimulando a criação de repertório.

Público-alvo: Alunos, ex-alunos e pessoas interessadas em Tecnologia.
Atividade encerrada

Oficina de RPG para iniciantes

Nesta oficina você vai conhecer um pouco sobre o surgimento e universo do RPG de mesa, estilo de jogo clássico que deu origem à diversas outras mídias conhecidas mundialmente e, é claro, jogar! Utilizaremos um sistema próprio, de fácil interpretação para uma introdução às mecânicas mais populares do RPG. A prática será dividida em 2 etapas: Criação de personagem individual e Campanha colaborativa. Se você sempre quis aprender o básico para entrar nesse mundo, junte-se a nós nessa jornada intergaláctica pelo universo do Tech Week.


Palestrante

Vanessa Wroblewski

Formada em fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi e em modelagem pelo Senac Lapa Faustolo. Cosplayer e adepta da Moda Lolita desde 2013, com vasta experiência em organização de eventos e salas temáticas, incluindo o Sugar Maid Café presente em grandes eventos de São Paulo como Anime Friends e Up!ABC.


Atividade encerrada

Oficina de RPG para iniciantes

Nesta oficina você vai conhecer um pouco sobre o surgimento e universo do RPG de mesa, estilo de jogo clássico que deu origem à diversas outras mídias conhecidas mundialmente e, é claro, jogar! Utilizaremos um sistema próprio, de fácil interpretação para uma introdução às mecânicas mais populares do RPG. A prática será dividida em 2 etapas: Criação de personagem individual e Campanha colaborativa. Se você sempre quis aprender o básico para entrar nesse mundo, junte-se a nós nessa jornada intergaláctica pelo universo do Tech Week.


Palestrante

Vanessa Wroblewski

Formada em fotografia pela Universidade Anhembi Morumbi e em modelagem pelo Senac Lapa Faustolo. Cosplayer e adepta da Moda Lolita desde 2013, com vasta experiência em organização de eventos e salas temáticas, incluindo o Sugar Maid Café presente em grandes eventos de São Paulo como Anime Friends e Up!ABC.


Atividade encerrada

Oficina de Stop motion

Na oficina, o cineasta Danilo França apresentará a história e as técnicas de Stop Motion com uma pegada mão na massa. Serão dois dias de conteúdo e prática! Instagram: @danilodefranca


Palestrante

Danilo França

Diretor de Fotografia desde 2011.

– Formado pela Escola Livre de Cinema e Video na turma de 2007.

– Especialização em Direção e Fotografia e efeitos especiais em 2016.

Curso Les Bernstein – Lugar de Cinema – Belo Horizonte – MG


Atividade encerrada

Oficina de Edição – Wikipédia

Com essa atividade, objetiva-se trabalhar a importância do letramento digital e da difusão da produção científica brasileira em um ambiente global, melhorando a qualidade da informação disponível na internet. A atividade será desenvolvida de forma teórica e prática. Serão trabalhados, com os estudantes, os aspectos gerais sobre a plataforma, suas potencialidades e critérios de qualidade, além do entendimento sobre o universo Wikimedia. Abordaremos a importância e o impacto da Wikipédia e dos projetos da WikiMedia como Recursos Educacionais Abertos, a importância do trabalho colaborativo, como buscar fontes, direitos autorais e como colaborar ativamente na disseminação de conhecimento livre e aberto, fazendo parte de uma comunidade global. Serão dois dias de conteúdo e prática.


Palestrantes

Alexander Maximilian Hilsenbeck Filho

Entre outras coisas na vida está como Gestor de Educação e Difusão Científica do Wiki Movimento Brasil; Professor na Faculdade Cásper Líbero; Doutor em Ciência Política (Unicamp); Mestre, Licenciado Pleno e Bacharel em Ciências Sociais (Unesp); Pesquisador do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO)

Miréia Figueiredo

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e historiadora em formação pela FFLCH – USP edita em plataformas Wiki desde 2018. Durante os anos de pandemia contribuiu para o desenvolvimento de um curso de Introdução ao Jornalismo Científico na Wikiversidade, que oferece a certificação necessária para os jornalistas que desejam se candidatar a bolsa Fapesp Mídia e Ciência. Membra voluntária do Wiki Movimento Brasil e do WikiMulheres+ advoga pelo conhecimento livre e por uma internet mais colaborativa. 


Atividade encerrada

Oficina de Jogos com Python/Pygame

Será promovida uma oficina de desenvolvimento de jogos digitais utilizando Python e Pygame, durante a qual os participantes terão a oportunidade de criar um jogo inspirado no clássico Space Invaders, utilizando a plataforma Replit e a linguagem de programação Python.


Palestrante

Higor Viana de Morais

Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro, com ênfase em Inteligência Artificial e Algoritmos. Atua como docente no SENAC São Paulo, na área de tecnologia da informação, com foco em Redes e Infraestrutura.


Atividade encerrada

Oficina de Jogos com Python/Pygame

Será promovida uma oficina de desenvolvimento de jogos digitais utilizando Python e Pygame, durante a qual os participantes terão a oportunidade de criar um jogo inspirado no clássico Space Invaders, utilizando a plataforma Replit e a linguagem de programação Python.


Palestrante

Higor Viana de Morais

Graduado em Ciência da Computação pelo Centro Universitário Senac Santo Amaro, com ênfase em Inteligência Artificial e Algoritmos. Atua como docente no SENAC São Paulo, na área de tecnologia da informação, com foco em Redes e Infraestrutura.


Atividade encerrada

Jogos de Tabuleiro e a Vivência de uma programadora de Jogos Digitais

Nesta palestra, vamos explorar o uso de inteligência artificial em empresas de jogos, além de destacar a carreira na programação de jogos para além do código, e, por fim, impulsionar soft skills e hard skills no desenvolvimento de projetos de programação para encontrar a carreira ideal na indústria de games.


Palestrantes

Nathalia Silva

Educadora em jogos e apaixonada por arte e ciência, atuou no desenvolvimento de jogos em diversas linguagens de programação principalmente como gestora de projetos. Contribuiu como mentora e organizadora de hackathon (game jam) de jogos, além de palestras sobre a área. Ensina desenvolvimento de jogos e game design na rede pública de Barueri.

Rafael Farias da Silva

Especialista em engenharia de requisitos, testes de software e gestão de projetos. Experiência como squad leader e Tech Leader, com atividades híbridas. Apaixonado por aprendizado contínuo, focado em cloud e arquitetura de micro-serviços. Participante ativo em Mentoria de Arquiteto Cloud, preparando-se para certificações Az-900, DP-900, Az-104 e Az-305. Professor de Python, Engenharia de Software e Introdução a Redes com foco em Cloud.


Atividade encerrada

Oficina de programação: Do conceito a codificação

Participe da nossa oficina de programação e fique por dentro das noções introdutórias de briefing para definir objetivos, wireframe para estrutura, mockup para detalhes visuais e codificação para transformar conceitos em realidade digital. Esses passos são cruciais na criação de softwares de sucesso.


Palestrantes

Mikelly Dantas

Formada em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade Paulista (UNIP), com ênfase em programação de softwares e desenvolvimento web. Docente no Senac Osasco, lecionando na área de Tecnologia da Informação (@promikelly_dantas), além de também empreender.

Luís Carlos Dalto

Professor de Cursos Técnicos em Informática no Senac desde 1999. Especializado em Hardware, Redes, Sistemas e Web. Proficiência em Visual Basic.net 2012, SQL Server 2012, C# 2013, Clipper. Experiente professor de Excel Avançado, Lógica de Programação, Visual Basic e C#. Coordenador de projetos de desenvolvimento em C#, HTML/CSS/Java, ASP.NET Core com MVC, Xamarin/XAML, e SQL Server Management


Atividade encerrada

Oficina de Encadernação

Com a oficina de encadernação, você irá apreender técnicas de produção manual de encadernação, e tipos de costuras, produzindo na prática: caderneta de anotação, moleskine, personalizados e outras possibilidades de encadernação manual.


Palestrante

Roni Delfino

Mestre Comunicação – Pós Design Graf – Grad. ADM ênfase MKT – Consult GatEduc – Prof. Senac


Atividade encerrada

Descarte de Eletrônicos e Apresentação do Projeto de Reciclagem pelos Alunos da ETEC de Francisco Morato

Com essa atividade, objetiva-se compartilhar a experiência dos alunos com ações de cuidado com o meio ambiente por meio da logística reversa.


Palestrante

Ana Flavia Lima

Professora de administração e marketing, além de orientadora de Projetos Integradores e TCC, atua na Etec desde 2014, buscando apresentar projetos práticos como principal ferramenta para o aprendizado.

Em 2019 e 2022 levou quase 100 alunos para o exterior, custeado com Economia Sustentável.


Atividade encerrada

A Wikipedia e as Transformações Sociais e Tecnológicas.

“Construindo conhecimento: as possibilidades na Wikimedia e a importância das pessoas (e seus saberes) no contexto da IA


Palestrantes

Amanda Jurno

Doutora e Mestre em Comunicação pelo PPG em Comunicação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Bacharel em Comunicação, com ênfase em Jornalismo (UFMG). Membro do Grupo de Usuários Wiki Movimento Brasil. Pesquisadora dos Grupo de Artes e Inteligência Artificial (C4AI/InovaUSP) e Grupo de Estudos em Comunicação, Algoritmos e Tecnologias digitais (FGV).

Vinicius Guedes França

Engenheiro Civil de Formação pela Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, pós-graduado em desenvolvimento de jogos digitais e programação. Foi vice-diretor geral da ONG Engenheiros Sem fronteiras – Núcleo Passos, atuou como Analista Financeiro e Tecnologia no Instituto IA3 e atua como gerente de processos no Instituto GUETTO. @viniciusguedesf


Atividade encerrada

Palestra sobre Segurança da Informação: Urna Eletrônica e os Direitos Autorais.

A palestra será dividida da seguinte Forma:

Na primeira parte a palestrante Chiara abordará as transformações da relação humano-máquina, novas formas de autoria decorrentes da autonomia da IA e desafios sob a perspectiva de proteção e responsabilização na seara dos direitos autorais.

Na segunda parte o palestrante Paulo Guilherme vai propor uma compreensão abrangente do processo eleitoral: introdução ao sistema eleitoral, funcionamento de uma urna eletrônica, desenvolvimento de um pleito com urna eletrônica e comparação em números com urnas eletrônicas e sistema de cédula eleitoral.

 

 


Palestrantes

Chiara Battaglia Tonin

Advogada de Digital, Proteção de Dados e Inteligência Artificial do Machado Meyer; Mestranda em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie;

Pesquisadora do GITEC/FGV/SP (Grupo de Pesquisa sobre o Impacto da Tecnologia nas Relações Jurídicas, Sociais e Econômicas da Fundação Getúlio Vargas), do IBChain – The Blockchain Authority e do Grupo de Pesquisa “Governança Corporativa, Compliance e Proteção de Dados” da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Paulo Guilherme

Especialista em Gestão e Governança de T.I pela Universidade Norte do Paraná, focado em desenvolvimento de estruturas e projetos de T.I; Gestor de Tecnologia da Informação pela Universidade Paulista sempre focando em

implementações de tecnologia em projetos, hoje docente do Senac São Paulo na Area do curso Técnico em Informática e no Centro Paula Souza nos componentes de tecnologia.


Atividade encerrada

Batalha de Robôs

Venha presenciar a criatividade e a engenhosidade em exibição nesta batalha épica de robôs! Neste empolgante evento, engenheiros e aficionados por robótica se confrontarão em uma competição singular, onde seus robôs habilmente concebidos e manejados irão competir em uma arena repleta de desafios.


Palestrantes

Wagner Antunes da Silva

Mestre em Educação e Psicanálise, especialista em Ensino Superior e Técnico Profissional, com graduação em Redes de Computadores. Certificado em Fibras Ópticas e Data Cabling pela Furukawa Latam. Docente no SENAC Osasco em disciplinas como Arduino, Banco de Dados, Cabeamento Estruturado, Eletrônica, Empreendedorismo e mais. Expertise em hardware, software e gestão de tecnologia.

Paulo Sergio Fratta Junior

Experiente em processos automobilísticos, com foco em melhoria contínua e otimização de manufatura. Especializado em programação, operação CNC e robótica, gestão de ferramentas e treinamentos em CAD/CAM/CNC. Gerenciamento de laboratórios de informática e mediação de cursos de ensino à distância. Expertise em ferramentas de qualidade e implementação de sistemas de gestão integrada.


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