Baseado no livro de crônicas de Cidinha da Silva, esse evento busca promover uma conversa com a autora para debater antirracismo e provocar reflexões sobre o tema.
Público-alvo: estudantes e pessoas interessadasNeste encontro, receberemos Cidinha da Silva, autora do livro “Vamos falar de Relações Raciais?”publicado pela editora Autêntica.
A conversa, propõe uma reflexão aberta e acessível sobre as relações raciais no Brasil, a partir das provocações e análises presentes no livro, que se tornou referência no debate contemporâneo sobre raça, identidade e convivência social.
Isabella Damas, coordenadora pedagógica do Ensino Médio Técnico do Senac Aclimação, fará a mediação.
Cidinha da Silva – nasceu em Belo Horizonte, em 1967. Publicou 22 livros distribuídos pelos gêneros crônica, conto, ensaio, dramaturgia e infantil/juvenil. Um Exu em Nova York, recebeu o Prêmio da Biblioteca Nacional (contos, 2019) e Explosão Feminista (ensaio), do qual é co-autora, foi finalista do Jabuti (2019), e recebeu o Prêmio Rio Literatura 4ª edição (2019). Tem publicações em alemão, catalão, espanhol, francês, inglês e italiano. Finalista pelo prêmio Jabuti também em 2025, agora com o livro “Vamos Falar Sobre Relações Raciais?”.
Graduada em Letras – Português e Espanhol pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e pós-graduada em Metodologias Ativas para a Educação, Isabella atuou como professora e vice-coordenadora do projeto Memoref, desenvolvido na UNIFESP, voltado ao ensino de Língua Portuguesa para pessoas refugiadas. Possui experiência de cinco anos no ensino de Gramática e Literatura para turmas do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, em instituições das redes pública e privada. Atualmente, exerce a função de Coordenadora Educacional do Ensino Médio no Senac Aclimação.