Fachada Senac São Carlos

Vivências Surdas: pluralidade da comunidade surda.

Data do Evento: 22/09/2023

Evento presencial gratuito

Estamos promovendo uma roda de conversa aberta ao público externo, com o intuito de conhecer as singularidades e diferentes vivências, experiências, culturas e interseccionalidades na comunidade surda, a fim de proporcionar a troca de aprendizados sobre o Ser Surdo e as quebras de barreiras linguísticas presentes na sociedade.

Atividade encerrada

Roda de Conversa: Compartilhamento de interseccionalidades surdas e trajetórias de vida

O Senac São Carlos está organizando uma série de ações internas na unidade ao longo do mês de setembro, mês de datas comemorativas e de valorização da comunidade surda, sendo elas: os dias nacional (26/09) e internacional (20/09) dos surdos, dia internacional da língua de sinais (23/09) e dia mundial do tradutor intérprete (30/09). Para além dos muros da nossa escola, organizamos essa roda de conversa com um protagonismo Surdo, com o intuito de proporcionar a conscientização sobre comunidade e quebras de barreiras linguísticas.


Palestrantes

Aldenize Pateis Pereira

Aldenize Pateis Pereira

Graduada em administração pela Unicep de São Carlos e pós-graduanda em Indústria Digital no SENAI. Trabalha na Electrolux desde o ano de 2012, participando ativamente de diversos treinamentos, cursos e estágios oferecidos pela fábrica, principalmente relacionados a inclusão e a Libras. Atualmente foi eleita como uma das integrantes da CIPA representando os surdos da organização.

Gabriela Cerqueira de Andrade dos Santos

Gabriela Cerqueira de Andrade dos Santos

Iniciou sua carreira profissional no Senac São Carlos no ano de 2011 como jovem aprendiz trabalhando nos setores de atendimento, administração, técnico, dentre outros. Posteriormente foi efetivada, e atualmente trabalha como agente técnico administrativo na Biblioteca.

Guilherme Nichols

Graduado em Letras Libras pela UFSC, Mestre e Doutorando em Educação pela UNICAMP. Possui Habilidade Profissional Técnica em Teatro pelo Senac São Carlos. Atualmente, é Professor de Libras no Curso de Tradução e Interpretação em Libras/ Língua Portuguesa da UFSCar. Ator no curta-metragem “Nunca Me Viram Gritar” e na peça “Dois Perdidos: A língua não dita numa relação”.

Matheus Henrique Ferreira

Matheus Henrique Ferreira

Aluno surdo do 3º ano do Ensino Médio Técnico integrado em informática do SENAC São Carlos. Estudou durante o Ensino Fundamental na escola Dalila Galli, escola inclusiva com proposta bilíngue (Libras/Língua Portuguesa na modalidade escrita), tendo contato com a Libras desde o Ensino Fundamental.

Mayra Garcia Pereira Silva

Mayra Garcia Pereira Silva

Graduada em Letras/Libras (2012) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pós-Graduada em Psicopedagogia (2019) e em Tradução e Interpretação de Língua de Sinais (2023). Presidenta da Associação de Surdos de São Carlos no período de 2021 a 2023.


Mediação

Bianca Salles

Doutora e Mestra em Educação Especial pela UFSCar, Licenciada em Pedagogia, docente do Senac São Carlos dos cursos de Libras e PET Trampolim. Representante da Inclusão e Diversidade da Unidade.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *