Senac Jabaquara

Experimente o Senac Jabaquara

Data do Evento: 24/02/2022

Evento presencial gratuito

Que tal conhecer mais sobre a nossa escola antes mesmo de estudar nela? Participar de atividades que vão te ajudar a decidir qual a carreira seguir ou em qual curso se matricular. Esse é o Experimente o Senac Jabaquara! Uma série de vivências educacionais que trazem para o participante a oportunidade de experimentar o Jeito Senac Jabaquara de Educar em diversas áreas do conhecimento. São bate-papos, oficinas, aulas abertas e muito mais com temas de gestão, tecnologia, meio ambiente, segurança do trabalho, saúde e farmácia. Apenas inscritos poderão participar das atividades. Então, confira a programação abaixo e faça sua inscrição.

Atividade encerrada

Conceituação de situações de Primeiros Socorros

Que tal vivenciar a área de Enfermagem do Trabalho? Neste encontro, você vai poder interagir com a turma sobre situações de Primeiros Socorros, os sinais e sintomas percebidos em momentos de emergência. Tema super relevante, né? O evento é on-line e gratuito, inscreva-se para receber o link da sala.


Palestrante

Tatiane Maciel Rossi

Tatiane Maciel Rossi

Formada em Enfermagem pela Universidade do Grande ABC, Pós-Graduada em Oncologia, UTI Neonatal – Pediátrica, e Enfermagem do Trabalho, atualmente Docente na área de Enfermagem do Trabalho no Senac Jabaquara, experiência como enfermeira assistencial e da educação continuada, enfermeira do trabalho na promoção e prevenção a saúde do trabalhador na assessoria.

Especialista em treinamento de Primeiros Socorros.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Desde 2011, no Brasil é celebrado Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas, em 16 de março. É crescente a importância do tema e o debate ambiental tem alcançado todas as pessoas.

Neste encontro, você vai poder interagir com especialistas de peso sobre os temas:

  • Mudança climática: o que é e o que nos afeta.

  • Por que um dia para a consciência nacional sobre esse tema?

  • Como o  Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) colabora nesse tema e como a população pode apoiá-lo;

  • Como a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) atua nesse tema e como a sociedade pode contribuir;

  • Como a Prefeitura trabalha a questão e como a comunidade pode participar.

Inscreva-se para receber o link de acesso a atividade.


Palestrantes

Marcos de Castro Simanovic

Marcos de Castro Simanovic

Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, possui graduação em Direito, especialização em Técnicas de Ensino, pós-graduação em Perícia do Meio Ambiente, Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estudos de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo). É Presidente do ICMBIO.

 

Eduardo Trani

Eduardo Trani

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Urbanismo e Planejamento Urbano, mestrado em Estudos Teatrais e Cinematográficos, doutorado em Arquitetura e Urbanismo. É Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Antonio Fernando Pinheiro

Antonio Fernando Pinheiro

Possui graduação em direito, exercendo a advocacia especializada em direito ambiental. É Secretário Executivo de Mudanças Climáticas do Município de São Paulo na Prefeitura de São Paulo.

Silene Bueno

Silene Bueno de Godoy Purificação

Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.

 


Atividade encerrada

Mesa-Redonda: Novos paradigmas para a Gestão dos Riscos Ocupacionais

Neste evento você irá vivenciar os relatos e experiências de grandes especialistas da área de Saúde e Segurança do Trabalho, sendo assim uma oportunidade única de ressaltar os novos paradigmas para o gerenciamento dos riscos ocupacionais, ferramentas, bem como, as características do perfil profissional que atenderá a essas demandas no mercado.

O dia 28 de abril é considerado o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho estabelecido em 2003 pela OIT. No Brasil também é reconhecido como o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes do Trabalho, segundo a Lei nº 11.121-2005. Eventos como este reforçam a necessidade de manter viva a
prevenção e os cuidados no ambiente profissional.


Palestrantes

Antonio Luis Gomes Sampaio

Antonio Luis Gomes Sampaio

Pós graduado em Higiene Ocupacional; Graduado em Direito; Técnico de Segurança do Trabalho; Docente dos cursos de Especialização em Higiene Ocupacional, Enfermagem do Trabalho e Técnico de Segurança do Trabalho do Senac Jabaquara; Atuação em cursos livres de Segurança do Trabalho; Consultor Técnico da empresa Opus-Smart; Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho; Ex-Diretor de gestão ocupacional; Assistente Técnico em Perícia de Insalubridade e Periculosidade; 15 anos de experiência em ações preventivas de proteção à saúde do trabalhador e gestão de riscos ocupacionais.

Elaine Simionato

Elaine Simionato

Mestre em Engenharia Mecânica, Graduada em Química e Engenharia de Produção, Pós-graduada em Direito Ambiental, Gestão e Manejo Ambiental e Engenharia de Segurança do Trabalho. Auditora Líder; Atuou em Gestão Ambiental, Saúde e Segurança do Trabalho e Sustentabilidade; Ampla experiência em organização, implantação, manutenção de certificações e treinamentos; Foco na otimização de aspectosambientais, redução de riscos em processos industriais e sustentabilidade do negócio.

Heber Braida

Heber Braida

Mestre em Tecnologias Ambientais; Especialização em Gestão Ambiental e Saúde e Segurança do Trabalho; Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados e Gestão de Energia;

Professor e Coordenador dos cursos de Pós-graduação (especialização): Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias do Senac Jabaquara. Atuou como Gestor em empresas de grande porte nas áreas de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, no Brasil e no exterior

Rodolfo Luigi Poletto Luvizutto

Rodolfo Luigi Poletto Luvizutto

Docente no curso Técnico em Segurança do Trabalho e em Higiene Ocupacional no Senac Jabaquara; Engenheiro de Segurança do Trabalho pelo Senac SP e pelo Centro Paula Souza;

Perito em Segurança do Trabalho com experiência em elaboração de laudos, programas e documentação; Realização de estudos do ambiente de trabalho, identificação, controle e gerenciamento de riscos; Especialista em Higiene Ocupacional, reconhecimento de riscos e avaliação quantitativa de agentes nocivos à saúde do trabalhador.

Ronildo Aparecido Pavani

Ronildo Aparecido Pavani

Mestrado em Gestão Integrada de Qualidade, Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente; Especialização em Ergonomia;

É Professor e Coordenador do curso de pósgraduação em Ergonomia do Centro Universitário Senac; É Membro e Ergonomista certificado pela Associação Brasileira de Ergonomia – ABERGO; É perito judicial e assistente técnico na especialidade de Ergonomia e Acidentes de Trabalho.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Saneamento, Meio Ambiente e Saúde

Nesta aula aberta, da pós-graduação do Senac Jabaquara, você participará de um debate fundamental para compreender as consequências geradas pela falta de saneamento, assim como a importância da infraestrutura, sistemas de água, coleta e tratamento de esgotos e procedimentos adequados para a destinação correta de resíduos.

Este encontro com especialistas ressalta a importância do Saneamento para o Meio Ambiente e a Saúde, promovendo a conscientização sobre novas práticas e atitudes.


Palestrantes

Aristides Almeida Rocha

Aristides Almeida Rocha

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo, Mestrado e Doutorado em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo.

Atualmente é professor titular aposentado da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, tem experiência na área de Engenharia Sanitária com ênfase em Saneamento Ambiental, atuando principalmente nos
seguintes temas: Educação, Ambiental, Saneamento, Limnologia e Hidrobiologia Sanitária, Impactos Ambientais e Saúde Pública. É autor de diversas obras, entre elas o livro: História do Saneamento (Editora Blucher).

Roque Passos Piveli

Roque Passos Piveli

Possui graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1978), Mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Escola de Engenharia de São Carlos da USP (1983) e Doutorado em Engenharia Hidráulica e Sanitária pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1991).

Atualmente é professor titular da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, tem experiência na área de Engenharia Sanitária, atuando principalmente em assuntos relacionados à poluição das águas e tratamento de esgoto sanitário e de efluentes industriais.

Silene Bueno

Silene Bueno de Godoy Purificação

Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.

 


Atividade encerrada

Gestão dos requisitos ambientais nas organizações

Você sabe como funciona a gestão dos requisitos ambientais nas organizações?

  • Convidamos você a conhecer a importância de identificar e avaliar, assim como a gestão e aplicação desses requisitos.
  • Serão apresentados também os detalhes da ferramenta SOGI, da AMBIPAR VG, muito utilizada nesses processos.

O conteúdo é parte integrante dos cursos de Pós-graduação:

  • Especialização em Perícia Ambiental e Especialização em Direito
  • Gestão do Meio Ambiente
  • Especialmente na disciplina Compliance Ambiental ministrada pelo Docente Heber Braida, o mediador deste evento.
  • A participação do nosso convidado, Elias Temponi Alves Junior, será transmitida de forma on-line e gratuita via aplicativo Microsoft Teams diretamente da sede da empresa AMBIPAR VG (Belo Horizonte).
  • Os participantes poderão assistir ao evento, de forma presencial e gratuita, no Auditório do Senac Jabaquara. Inscreva-se!

Palestrantes

Heber Braida

Heber Braida

Mestre em Tecnologias Ambientais; Especialização em Gestão Ambiental e Saúde e Segurança do Trabalho; Auditor Líder em Sistemas de Gestão Integrados e Gestão de Energia;

Professor e Coordenador dos cursos de Pós-graduação (especialização): Gestão Ambiental, Sistemas de Gestão Integrados e Auditorias do Senac Jabaquara. Atuou como Gestor em empresas de grande porte nas áreas de Meio Ambiente, Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho, no Brasil e no exterior

Elias Temponi Alves Junior

Elias Temponi Alves Junior

Advogado, Graduado em Direito pela Universidade Fumec; PósGraduado em Gestão Ambiental e em Direito do Trabalho e Previdenciário; Auditor Líder na ISO 14001:2015; ISSO: 45001 e ISO 9001; Auditor e Consultor Especialista em EHS Compliance, com 15 anos de experiência no mercado de Sustentabilidade/ESG. Coordenador Jurídico da Área de Auditorias e Consultorias de Conformidade Legal; Professor no Curso MASTER ESG – Pilar Social da VG/Ambipar e membro do Comitê de ESG na AMBIPAR VG.


Atividade encerrada

Estocolmo: 50 anos depois

Nesta aula aberta, da pós-graduação do Senac Jabaquara, você participará de um debate mediado por especialistas que apresentarão temas centrais, como: Sustentabilidade e Desenvolvimento Humano.

Oportunidade de conhecer mais sobre a Conferência de Estocolmo ou 1a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio ambiente em 1972. Envolverá também temas como o Relatório Brundtland e os pilares do Desenvolvimento Sustentável, a ECO92, RIO+20, Agenda 2015 – ODM, Agenda 2030 – ODS e ESG.


Palestrantes

Eduardo Trani

Eduardo Trani

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo, mestrado em Urbanismo e Planejamento Urbano, mestrado em Estudos Teatrais e Cinematográficos, doutorado em Arquitetura e Urbanismo. É Subsecretário de Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

Rosa Ramos

Rosa Ramos

Bacharel em Direito. Advogada. Professora. Consultora Ambiental. Membro da plataforma anticorrupção da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. Conselheira Seccional e Presidente da Comissão Permanente de Meio Ambiente da Ordem dos Advogados do Brasil, no Estado de São Paulo.

Silene Bueno

Silene Bueno de Godoy Purificação

Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.

 


Atividade encerrada

Biomas brasileiros e sua importância: conhecer para proteger

Nesta aula aberta, da pós-graduação do Senac Jabaquara, você acompanhará um debate sobre os biomas brasileiros e sua importância. O objetivo é despertar o conhecimento sobre os biomas e as principais ferramentas de proteção.

Essenciais para o equilíbrio ecológico de todo o Planeta, conhecer os biomas e seus habitats são o primeiro passo para garantir a valorização, o cuidado e preservação dessas riquezas naturais.


Palestrantes

Marcos de Castro Simanovic

Marcos de Castro Simanovic

Doutor em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, possui graduação em Direito, especialização em Técnicas de Ensino, pós-graduação em Perícia do Meio Ambiente, Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública (Centro de Altos Estudos de Segurança Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo). É Presidente do ICMBIO.

 

Elisangela Ronconi Rodrigues

Elisangela Ronconi Rodrigues

Graduada em Ciências Biológicas. Mestre em Engenharia Florestal e Doutora em Biologia Vegetal. Possui experiência na área de Recursos Florestais, com ênfase em Ecologia e Recuperação de Áreas Degradadas.

Docente em tempo integral do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU) e membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de Engenharia Ambiental e Gestão Ambiental.

Silene Bueno

Silene Bueno de Godoy Purificação

Doutora e Mestre em Saúde Pública. Mestre em Direito. Especialista em Gerenciamento de Projetos e Gestão Escolar. Advogada e Consultora ambiental. Coordenadora e Professora dos cursos de Pós-graduação no Senac Jabaquara. Consultora no desenvolvimento de cursos e projetos na área ambiental no Senac São Paulo.

 


Atividade encerrada

Geoprocessamento na Sociedade 4.0: impactando positivamente nosso planeta

Neste evento vamos participar da celebração internacional da tecnologia de sistemas de informação geográfica (SIG) com apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos do curso de pós-graduação em Geoprocessamento do Senac JBQ em painel presencial e, em painel remoto síncrono, apresentação da modelagem da informação na construção com modelos 3D inteligentes conhecido como BIM (Building Information Modeling), aplicada aos sistemas de água e esgotos (infraestrutura de saneamento).


Palestrantes

Abimael Cereda Junior

Abimael Cereda Junior

Geógrafo, Mestre e Doutor em Engenharia Urbana, Especialista em Geoprocessamento, PSPO I, atua há mais de 20 anos na área de Inteligência Geográfica Territorial como docente em cursos de pós-graduação e graduação, além de participação e liderança em projetos/consultorias no Agronegócio 4.0, Cidades Inteligentes e Controle Governamental.

 

Juliana-da-costa-mantovani

Juliana da Costa Mantovani

Geógrafa graduada pela Universidade de São Paulo-USP, com Doutorado em Geografia Física. Pós-graduada em Perícia Ambiental pelo SENAC-SP. Possui 10 anos de experiência em geoprocessamento e cartografia digital aplicada a estudos ambientais e projetos de engenharia, sensoriamento remoto e elaboração de mapas temáticos, além de condução de atividades de campo e treinamentos em geoprocessamento. Atua, também, no desenvolvimento de estudos ambientais na área de geografia física, geomorfologia e gerenciamento ambiental.

Lucas-Tafarello

Lucas Tafarello

Formado em Geografia pela USP e com pós-graduação em Geoprocessamento Aplicado pela Univ. Federal de São Carlos, possui mais de 15 anos de experiência em bancos de dados espaciais e em softwares de geoprocessamento corporativos. Já participou de diversos projetos multidisciplinares, nos setores público e privado, atuando como coordenador técnico, como consultor e ministrando treinamentos focados em geoprocessamento. Atualmente possui foco no desenvolvimento de atividades relacionadas à integração entre GIS e BIM, o GeoBIM, junto a instituições como o Sabesp, Saneago, MRS, Sanepar, DER/SP e EixoSP

nagib-abrahao

Nagib Abrahão

Engenheiro Civil, Especialista em Geoprocessamento, pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCar, com MBA em Gestão Executiva, pela Fundação Instituto de Administração – FIA. Autor do livro “Aplicações GIS para Empresas de Saneamento Básico”, publicado pela ABES-SP. É gestor de Geoinformação da Sabesp.


Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *