- Data: | às
- Formato da atividade: online
- Local do evento: Microsoft Teams
- Ticket: gratuito
- Link- ID: task-42904
-
Inclua na agenda do Google
Inclua na agenda do Outlook
BORDERLESS – Conectando Futuros Indígenas Globais
BORDERLESS conectando Futuros Indígenas Globais
Esta edição de BORDERLESS focará em histórias e vozes indígenas por meio de uma lente transmídia contemporânea. Nosso objetivo é fornecer uma platafor- ma para as narrativas indígenas.
Da preservação de sementes ao futurismo indígena, exploraremos as possibilidades de um futuro que aprende com o passado. Em 2025, o evento se expande globalmente, conectando Ahmedabad, Quito, São Paulo e Miami — cidades em quatro países com uma rica herança indígena e tribal.
12h – 13h30 — Palestras virtuais de líderes de pensamento indígena (online)
Com Manari Ushigua, Amelia Winger-Bearskin, Edson Kayapó e Sudhir Horo
18h – 19h — Exibição de 3 Curtas Indígenas (Presencial no Senac Lapa Scipiao)
- O verbo se fez carne – Ziel Santos
- Aguyjevete Avaxi’ – Natalie Mamani
- Guardiões da Floresta – Alberto Alvares (também disponível on-line)
19h45 – 21h – Mesa Redonda
O papel do cinema indígena na Preservação e Reinvenção Cultural, com Edwin Perez, Cris Flória e Alberto Alvares.
Palestrantes

Edson Kayapó
Edson Kayapó, pertencente ao povo Mebengokré. É doutor em Educação pela PUC-SP, graduado em História pela UFMG, com pós-graduação Lato Sensu em História e Historiografia da Amazônia pela Universidade Federal do Amapá. É escritor premiado pela Cátedra de Literatura da UNESCO, vencedor do Prêmio Tamoios pela Fundação Nacional do Livro Infanto-Juvenil e vencedor do Prêmio Jabuti na categoria Infanto-Juvenil (obra coletiva).É professor de História Indígena na Licenciatura Intercultural Indígena do Instituto Federal da Bahia, curador de arte e membro do Parlamento indígena do Brasil.

Cristina Flória
Documentarista, produtora cultural e fotógrafa. Pós-Graduação em Gestão Cultural, pelo Centro Universitário Senac/SP, Graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela PUC/SP, Proprietária da A 2.0 Produções Artísticas, empresa cultural, que atua no mercado há vários anos na área da produção cultural.
Direção e produção dos filmes documentários:
Kunhangue Arandu: A Sabedoria das Mulheres, realizado na Terra Indígena Jaraguá, 2021.
A’uté A’uwê Uptabi – ser criança A’uwê, realizado na Aldeia Xavante Pimentel Barbosa, MT, 2017
Dasiwa’uburéze – nossa cultura, realizado na Aldeia Xavante Pimentel Barbosa, MT, 2014.
Piõ Höimanazé – uma mulher Xavante em sua Arte, realizado na Aldeia Xavante Etenhiritipá, MT, 2008. Vencedor de vários prêmios.
A’uwê Uptabi: povo verdadeiro, realizado na Aldeia Xavante Pimentel Barbosa, MT, 1988. Vencedor de vários prêmios

Alberto Alvares
Mestre no Programa de Pós-Graduação em Cinema de Audiovisual na Universidade Federal Fluminense. Cineasta indígena da etnia Guarani Nhandewa, nascido na aldeia Porto Lindo, Mato Grosso do Sul. Professor e tradutor de Guarani, ministra curso de formação de cineastas indígenas.
Desde sua estreia em 2010, Alberto realizou mais de 20 documentários, entre eles “Karai ha’egui Kunhã Karai ‘ete”/”Os verdadeiros líderes espirituais” (2014), “O último sonho” (2019) e “Guardião das Memórias” que foi exibido na 21a Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil em 2020; os longas-metragem Kunhangue Arandu: a Saberdoria das Mulheres, (2021) Yvy Pyte -Coração da Terra, do Projeto Itaú Cultural/Rumos, 2023. Ganhador de vários prêmios: no Forumdoc, em Belo Horizonte; no Doclisboa, em Lisboa, em 2022.
Professor de curso de cinema audiovisual para o projeto Vidas Indígenas no Maranhão entre povos Ka’apor e Awa Guaja, Maranhão – Pelo Museu da Pessoa.
Um dos autores Falas da Terra Especial, em 2021, da TV Globo. Direção de documentário longa-metragem Motyrõ, em andamento. Participou do Projeto Financiado Mondes Americains – EHESS (França/Paris), 2023.
Direção de filmagem do Projeto Futuro da Terra, série de 3 episódios, para o Itaú Cultural Play, 2023.
Professor de Oficina de Produção de cinema audiovisual na TI Ava Guarani do Ocoy, entre 15 e 21 de abril de 2024. São Miguel do Iguaçu – PR. Projeto,CI-PBA da IE Ivaí.
Professor de Oficina de Produção de cinema audiovisual na TI Ava Guarani na Tekoha Guasu Guavira, entre 16 e 21 de julho de 2024. Terra Roxa – PR. Projeto,CI-PBA da IE Ivaí.
Professor de Oficina de Produção de cinema audiovisual na TI Ava Guarani na Tekoha Guasu Guavira, entre 18 e 22 de novembro de 2024. Guaíra – PR. Projeto,CI-PBA da IE Ivaí.

Edwin Perez
Roteirista e produtor de conteúdo audiovisual. Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, e formado em Cinema pela ECA-USP, atua na formação profissional da área audiovisual no Senac Lapa Scipião e em diversas instituições de referência no mercado.

Manari Ushigua
Da Nação Sapara, Equador. Líder visionário e defensor da proteção da Amazônia e dos direitos indígenas.

Amelia Winger-Bearskin
Da Nação Seneca-Cayuga, EUA. Artista premiada, tecnóloga e fundadora que explora como a inovação indígena molda a era digital.

Sudhir Horo
Da Tribo Oraon, Índia. Organizador comunitário e historiador cultural que preserva o patrimônio Oraon enquanto promove futuros indígenas no Sul da Ásia.
Mediação

Ana Laura Maria Gamboggi Taddei
Ana Laura Maria Gamboggi Taddei possui graduação em Comunicação Social pela Fundação Armando Álvares Penteado (1997), mestrado em Antropologia – Universidad Autonoma Metropolitana – Iztapalapa (2004) e doutorado em Antropologia – Universidad Autonoma Metropolitana – Iztapalapa (2010). Atualmente é professor do Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação, professora da disciplina marketing social – Universidad Católica del Uruguay, bord of director, member – Media For Change, professor titular do Centro Universitário Senac e coordenador acadêmico pós em gestão cultural do Centro Universitário Senac. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: participação política, identidade, teatro, gestão cultural e globalização.

Gisele Souza Neuls
Jornalista Ambiental e Acadêmica de Mídia Indígena.