Do Morro Para A Tela: O Processo De Luciana Bezerra Em Seu Primeiro Filme Exibição do filme A Festa de Léo e conversa com a diretora e roteirista Luciana Bezerra
Luciana Bezerra fala sobre os desafios do seu primeiro filme A Festa de Léo, e o processo de trazer para a tela (e atrás dela) a realidade do Morro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Luciana fala também sobre sua trajetória no Grupo Nós do Morro.
Palestrante
Luciana Bezerra
Luciana Bezerra é roteirista, diretora, atriz e integrante do Grupo Nós do Morro, onde se formou artista multiplicadora de saberes. Atuou como pesquisadora de elenco para o filme Cidade de Deus (2002). Seu curta Mina de Fé (2004) recebeu Melhor Ficção no 37º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, Melhor Ficção no Festival Curta Cinema, e foi exibido em mais de 10 países. Dirigiu o episódio autoral Acende a Luz no filme 5x Favela, Agora por Nós Mesmos (2009), exibido em Cannes Hors-Concours. É autora do livro Meu Destino era o Nós do Morro , coleção de tramas urbanas da editora Aeroplano. Em 2012, participou da Rio Occupation London com o projeto Diário London. Colaboradora em roteiros como: Praça Paris (Taiga filmes), Tinted Glass (Blanche filmes), As Lendas de Dandara (TV Globo). Participou da equipe de direção da série How to Be a Carioca (2022, Star+) junto a Carlos Saldanha. Recebeu a Menção Honrosa do Júri no Festival do Rio com o documentário 7 Cortes de Cabelo no Congo (2022) e também melhor filme documentário no Festival Olhar de Cinema de Curitiba. Recentemente, foi roteirista do filme Vidro Fumê (2024), dirigido por Pedro Varela e estreou seu longa-metragem autoral A Festa de Léo (2023) no Festival do Rio, primeiro filme produzido pelo núcleo de cinema do grupo Nós do Morro, que rodou festivais internacionais e agora se encontra disponível no Globoplay.
Apresentadores
Lika Rosá
Lika Rosá é artista da cena e pesquisadora. Doutoranda em Artes pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP/SP), Mestra em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui graduação em Direção Teatral pela Universidade Federal de Ouro Preto (2007), graduação em Artes Cênicas – Licenciatura pela Universidade Federal de Ouro Preto (2006) e graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano. É docente no Senac Lapa Scipião na Área de Comunicação e Artes e fundadora da Cia Impar de Teatro. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Cênicas, atuando principalmente em educação, direção, espetáculo, pesquisa, performance e vídeo-performance.
Cleber Rohrer
Doutor e Mestre em Comunicação Semiótica pela PUC-SP, especialista em Criação de Imagem e Som em Meios Eletrônicos pelo Centro Universitário Senac. Atua como docente nas áreas de comunicação e audiovisual no Senac Lapa Scipião, na FIAP e na Fecap. Trabalhou em produções de eventos culturais e documentários na Associação Cultural Videobrasil e na Associação Brasileira de Cinematografia. Atualmente faz produções de vídeos institucionais e pesquisas na área de audiovisual e convergência das mídias.