Contagem regressiva
Fique atento! O evento vai começar em:
A educação é uma ferramenta poderosa de transformação da sociedade, e é preciso despertar educadores para a produção colaborativa de conhecimento. Convidamos você a debater o nosso atual momento histórico e o que está por vir na Educação. Participe desta série de encontros on-line e ao vivo com especialistas do Brasil e de outros países. A sua presença é importante neste debate.
Fique atento! O evento vai começar em:
Vamos fazer a conexão entre educação e cultura, do ponto de vista das mudanças que o distanciamento social e o isolamento provocaram na Educação. A pandemia evidenciou nossas desigualdades sociais, e a mudança global deixa cicatrizes, além de importantes alertas.
Em um mundo que se transforma e nos desafia, a perspectiva da formação para educar não pode ser um paradigma fixo, pois estamos sempre descobrindo como ser. Afinal, como educadores podem fazer a leitura de seu papel na contemporaneidade?
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente, é superintendente de Operações do Senac São Paulo.
Doutor em Ciências da Educação (Universidade de Genève), em História (Universidade de Paris IV-Sorbone), e doutor Honoris Causa por seis universidades portuguesas e brasileiras. É professor do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, foi reitor da Universidade de Lisboa (2006-2013) e embaixador de Portugal na UNESCO (2018-2021).
Designer de serviços e consultor em projetos que trabalham com educação e inovação. Em 2013, viajou de ônibus pelo Brasil para conhecer projetos educacionais inovadores. É autor ou co-autor de 7 livros sobre o tema e continua mapeando e conversando com educadores de todo o país.
Graduada em Pedagogia pela UFSCAR (1991) e Mestre em Educação pela UFSCAR (1996), é Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar pela UFSCAR; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduanda em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos, E Doutoranda em Educação.
No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.
O debate promoverá uma reflexão sobre a formação integral e plural da pessoa, considerando o contexto de mudanças permeado pelas transformações sociais vivenciadas nos últimos anos.
A partir de temas como arte, gênero e sexualidades, educação, educação antirracismo, educação social e educação não formal, e com base em suas pesquisas e experiências profissionais, a mesa debatedora colocará luz sobre a inserção de práticas inclusivas nos espaços onde a educação acontece.
Graduada em Letras (UNESA) e Pedagoga (UERJ). Doutoranda em Educação (GESDI-FFP/UERJ), mestra em Educação (GENI/ProPEd / UERJ), especialista em Gênero e Sexualidades (CLAM / Instituto de Medicina Social – UERJ) e especialista em Orientação, Supervisão e Inspeção Escolar (ISV). É membro da ANTRA e professora em Informática na Educação no curso de Pedagogia / Ensino à Distância, na UERJ.
Cientista social finlandesa, doutora em Educação pela University of Tampere, Finlândia e professora e pesquisadora em Pedagogia Social com ênfase em movimentos sociais artísticos. Leciona Pedagogia Social na University of Eastern Finland (Kuopio, Finlândia).
Doutoranda do Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFMG. Professora de História da Educação Básica, têm se dedicado à Formação Inicial e Continuada de Professores.
Jornalista graduado e pós-graduado pela Faculdade Cásper Líbero, e autor do livro “Viva (e entenda) a diferença”, pela Editora Senac SP. É co-autor da coleção Integramundo, pela Editora Tulipa, aprovada no PNLD 2020. Foi editor-chefe no jornalismo diário por dez anos. Trabalha como professor no Centro Universitário Senac Santo Amaro.
Debate sobre as formas de ensinar e aprender em uma sociedade diversa e multicultural, refletindo sobre as múltiplas dimensões da formação docente diante da complexidade e dos desafios da prática pedagógica.
Vamos abordar situações, metodologias e efeitos vivenciados no ensino decorrentes do período de pandemia. Assim, será possível pensar sobre a relação entre educação e tecnologias digitais, e também como a educação pode contribuir com as transformações sociais de hoje e do futuro.
Advogada, especialista em Teoria Crítica Racial. Professora e superintendente do Fundo de Direitos Humanos do Brasil. Integra o movimento de mulheres negras no Brasil, sua trajetória é ligada a direito e políticas públicas, direitos humanos, organizações da sociedade civil e movimentos sociais, interseccionalidade, equidade racial e de gênero, diversidade e inclusão.
Pedagoga, agricultora, escritora e liderança Guarani Mbyá da Terra Indígena Tenondé Porã, no extremo sul de São Paulo, onde realiza projetos culturais de fortalecimento da tradição. Foi professora e diretora da Escola Estadual Indígena Gwyra Pepó
Filósofo, pedagogo, professor de pós-graduação em Educação com pesquisas no uso das tecnologias na aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Educação de São Paulo. Integra os conselhos do Museu da Língua Portuguesa, do futebol, da Companhia de Dança e é honorário da Academia Paulista de Educação.
Pedagoga com especialização e experiência profissional em Educação e Gestão Administrativa. Foi secretária de Educação de Votuporanga, São Paulo. Atua no Senac há 29 anos e atualmente é gerente do Senac Votuporanga.
No dia de encerramento, a mesa tem por finalidade fazer uma conexão entre os temas discutidos nos três dias do Fórum, com enfoque na aprendizagem ao longo da vida, as intervenções sociais e as relações com as diferentes formas de aprender.
Graduada e Licenciada em Psicologia pela UNESP – Bauru. Mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba. Atua com gestão de pessoas há 25 anos. Em sua trajetória no Senac São Paulo, foi professora de cursos de Habilitação Técnica nas áreas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, e coordenadora de cursos da unidade em Itapetininga. Atualmente, é gerente do Senac Campinas.
Graduado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas – SP, mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutor em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo.
Economista e professor titular de pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Foi consultor de diversas agências das Nações Unidas, governos e municípios, além de várias organizações do sistema“S”. Atua como Conselheiro no Instituto Polis, IDEC, Instituto Paulo Freire, Conselho da Cidade de São Paulo e outras instituições
Empresário aos 17 anos. Estudante do segundo ano no Ensino Médio Técnico em Administração, do Senac Campinas. Criador do App Afrocrow, aplicativo vencedor da 14º edição do Empreenda Senac.
Mestre e doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, e pós-graduado em Gestão Escolar pelo Senac São Paulo. Tem atuado na área de Educação por 27 anos e, atualmente, é Gerente do Senac Tatuapé e Senac Serra de Bragança.