1° Fórum Educadores Senac

1° Fórum Internacional de Educadores

até

Evento on-line gratuito

A educação é um bem de todos: pertence a cada um de nós e é construída coletivamente dia a dia. Mas, diante dos desafios da metamorfose da escola e do contexto da pandemia, é preciso encontrar soluções criativas e efetivas para estreitar laços e romper barreiras. Para compartilhar experiências e discutir caminhos, o Senac São Paulo promove a série de bate-papos Senac ao Vivo: Fórum Internacional de Educadores. Se você quer refletir sobre novas formas de trabalho que conduzam à aprendizagem significativa diante das necessidades educacionais do século 21, aproveite todo conteúdo que vamos trazer em cada encontro.

Atividade encerrada

A Realidade Educacional Durante a Pandemia: Brasil e Moçambique

A pandemia da Covid-19 trouxe grandes impactos no contexto das escolas no Brasil e no mundo, exigindo adaptações rápidas a partir da busca por novas formas de trabalho.

Neste encontro, vamos conversar sobre a realidade educacional durante a pandemia no Estado de São Paulo e em Moçambique a partir das experiências dos nossos docentes e de professores convidados. Você também vai conhecer as ações que o Senac São Paulo tem realizado durante esse período.


Palestrantes

Foto de Lucila Mara Sbrana Sciotti

Lucila Mara Sbrana Sciotti

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.

Antonio Xavier Tomo

Antonio Xavier Tomo

Graduado em Filosofia, mestre em Educação e Ensino de Filosofia pela Universidade Pedagógica de Moçambique. Doutorando em Filosofia Social e Política na Universidade do Minho. Possui doutorado em Filosofia pela Universidade Pedagógica e Universidade de Minho.

Petronilha Beatriz Golçalves e Silva

Petronilha Beatriz Golçalves e Silva

Licenciada em Letras – Português e Francês. Possui mestrado em Educação e é doutora em Ciências Humanas – Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É pesquisadora e professora emérita da UFSCar.

Zefanias Augusto Chihulume

Zefanias Augusto Chihulume

Graduado em Licenciatura em Teologia pela Africa University (Zimbabwe) e mestre em estudos Teológicos pela Eden Theological Seminary (EUA). É docente da Universidade Pedagógica – Maputo.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

A Realidade Educacional Antes, Durante e Pós-pandemia: Brasil e Finlândia

Neste bate-papo, vamos ampliar a discussão de como é estabelecida a educação na escola técnica e vocacional da Finlândia e no Senac São Paulo, levando-se em consideração o protagonismo dos sujeitos e o trabalho por projetos.
Também vamos discutir o que está sendo feito e proposto para as ações de retorno dos alunos aos espaços escolares pós-pandemia nestes diferentes contextos.
A proposta do encontro é ser ainda um espaço de escuta ativa dos pais destas realidades, principalmente diante da pandemia.


Palestrantes

Hanna Azevedo

Hanna Azevedo

Formada em Design Gráfico pela Lahti University of Applied Sciences (Finlândia) e em Design de Mídia pela Faktia, Vocational College for adults. É Master of Art pela University of Art and Design (Finlândia) e possui formação pela Escola Superior Artistica do Porto (Portugal) e pelo Institute of Art (Finlândia). É professora de mídia e design gráfico em curso técnico.

Gilberto Garcia da Costa Jr.

Gilberto Garcia da Costa Jr.

Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, trabalha no Senac há 24 anos e há 15 atua como Gerente de Operações responsável pela coordenação de unidades do Senac no interior do Estado de São Paulo.

Aime Virkkila Accorsi

Aime Virkkila Accorsi

Mora na Finlândia desde 2007 e é mãe de uma adolescente de 17 anos que foi alfabetizada lá e está iniciando o 3o ano do ensino médio em um curso técnico de negócios. Atuou em eventos culturais, empresariais e educacionais em parceria com as iniciativas pública, privada e de ONGs. É coordenadora e co-fundadora do Instituto Isokoti, em Penedo, RJ.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

A Pandemia e o Uso de Novos Métodos e Tecnologias Diante dos Desafios da Educação

O avanço da tecnologia e a convivência com as novas gerações em sala de aula trazem o desafio constante de buscar novos métodos e estratégias contemporâneas e assertivas para o trabalho docente.

Nesse bate-papo, vamos apresentar e ampliar a discussão sobre o uso de metodologias ativas e diferentes ferramentas tecnológicas em contextos educacionais para o processo de ensino-aprendizagem e a avaliação.


Palestrantes

José Pablo Zatti

José Pablo Zatti

Licenciado em Letras pela FMU e especialista em Tecnologias Aplicadas à Educação pela PUC SP. É mestrando em Educação, Arte e História da Cultura, na Universidade Mackenzie e atua como coordenador de projetos e cursos de educação corporativa no Senac São Paulo, com foco na formação docente.

Fabiana Raulino da Silva

Fabiana Raulino da Silva

Fisioterapeuta e ergonomista, especialista em Educação e mestre em Engenharia de Produção. É CEO da Trampolean e consultora pedagógica da T4 Interactive Games. Membro da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e da Iniciativa Gamificação Criativa.  No Senac, atua como coordenadora pedagógica.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Compreendendo o Papel da Educação a Distância x Ensino Remoto: A metamorfose do Trabalho Docente

Você sabia que educação a distância e ensino remoto não são sinônimos? Entenda, neste bate-papo, as diferenças que existem entre eles e o papel do docente diante do cenário remoto.
Vamos discutir também a importância de políticas públicas que levem em consideração a metamorfose da escola e a importância do acesso e da inclusão digital.


Palestrantes

Ana Luiza Marino Kuller

Ana Luiza Marino Kuller

Mestre em Educação pela USP, especialista em Economia e Gestão das Relações do Trabalho e em Tecnologias na Aprendizagem e psicóloga pela PUC-SP. Pesquisadora nas áreas de inovação educacional e currículo, metodologias e formação de professores para educação profissional e tecnológica. Atua como coordenadora de educação do Senac São Paulo.

Tânia B. Martins

Tânia B. Martins

Graduada em História pela Universidade Federal de Ouro Preto e mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Possui doutorado em Educação pela UFSCar e é professora no programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Metodista de Piracicaba.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

Políticas Públicas Educacionais: Desafios e Dilemas Num Contexto Pandêmico

Diante do contexto da pandemia, como garantir o acesso à educação e reduzir os impactos dessas mudanças no processo de ensino-aprendizagem? Neste encontro, vamos ampliar a discussão sobre o direito universal à educação de qualidade e o pleno desenvolvimento dos estudantes.


Palestrantes

Foto de Wilson Krette Júnior

Wilson Krette Júnior

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Especialista em Gestão Educacional, mestre em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. É pesquisador na área de comunicação, formação cultural e gestão educacional. Há mais de 15 anos atua como gestor educacional no Senac São Paulo. Atualmente, é Diretor Escolar da unidade Senac Lapa Scipião.

Gabriela Pimentel

Gabriela Pimentel

Pós-doutora pela Universidade Católica do Salvador (UCSal) e doutora em Educação pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Tem doutorado Sanduiche na Universidade de Lisboa. É mestre em Educação pela UCB e especialista em Gestão de Sistemas Educacionais pela PUC-MG e em Planejamento e Gestão de Cursos de Educação a Distância pela Uneb.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Atividade encerrada

O Diálogo entre Família e Escola e a Sensibilidade do Não Visível

Todos os dias, escolas e docentes pedem permissão para estarem presentes, mesmo que indiretamente, nos lares de inúmeros e diferentes alunos, diante de suas singularidades, diferenças e reais necessidades.

Esse diálogo é parte importante para que estabeleçam compromissos com o ensino-aprendizagem de qualidade, inclusivo e que leva em consideração os princípios de equidade.

Neste bate-papo, vamos ampliar a discussão sobre a importância da empatia e da sensibilidade nessa participação da escola na vida das famílias, que muitas vezes não é visível.


Palestrantes

Andrea dos Santos Pereira Nunes

Andrea dos Santos Pereira Nunes

Graduada em Comunicação Social e pós-graduada em Gerenciamento de Projetos. Atua na educação corporativa do Senac São Paulo, cuidando do Programa Cultura de Paz e estudando as diversas tecnologias de convivência livres de violência.

Nana Haddad Ferreira

Nana Haddad Ferreira

Docente e pesquisadora da Universidade Metodista de Piracicaba e doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas.


Mediação

Márcia Cristina Fragelli

Márcia Cristina Fragelli

Doutora em educação, na área de formação de docentes, práticas educacionais e políticas públicas, Mestre em Educação, Pedagoga , Psicopedagoga, Habilitada em Gestão Escolar; Especialista em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Pós-graduada em Diversidades e Inclusão Social em Direitos Humanos. No momento, atua como Coordenadora Educacional no Senac São Carlos.


Links Relacionados

Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *