4º Fórum Internacional Senac de Educadores

até

Evento on-line gratuito

Vamos expandir e fortalecer o debate sobre a educação no país e no mundo, trazendo para o centro das discussões temas atuais e relevantes para avanços na área. Convidamos especialistas em educação para compartilharem suas experiências e olhares, provocando assim reflexões e a conexão de ideias. A sua participação é importante e ajuda a enriquecer o debate.

Atividade encerrada

Direitos Humanos na Escola: contribuições para a construção de uma sociedade plural

A escola é um importante caminho para a compreensão, a promoção e a defesa dos direitos humanos, que dão base para a conquista de todos os outros direitos. Por meio dela, se dá a vivência do currículo, as primeiras experiências cidadãs e o preparo para o convívio e a participação no mundo do trabalho. Esta mesa propõe abordar o relevante papel da educação profissional para a construção de uma sociedade livre, plural, ética e equânime, que valoriza o ser humano e a sustentabilidade do planeta.


Palestrantes

Ricardo Henriques

Ricardo Henriques

Superintendente Executivo do Instituto Unibanco e presidente do Conselho de Administração da Anistia Internacional Brasil.

Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família.

No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social.

Renato Janine Ribeiro

Renato Janine Ribeiro

Professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. Foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em junho de 2021.

É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura, graças à obra “A Sociedade Contra o Social”, bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, e com a Ordem de Rio Branco.

Vinícius Carvalho Pinheiro

Vinícius Carvalho Pinheiro

Diretor do Escritório OIT Brasil (Organização Internacional do Trabalho), economista e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), possui educação avançada na Harvard Kennedy School of Government, na University of Chicago Booth School of Business e no Instituto de Empresa.

Foto de Lucila Mara Sbrana Sciotti

Lucila Mara Sbrana Sciotti

Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestrado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004) e doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente é superintendente de operações no Senac.


Atividade encerrada

A Educação Profissional na Era das Novas Tecnologias e dos Novos Formatos de Trabalho

Quais transformações, relações e emoções que as novas tecnologias trazem? Como a inteligência artificial, a automação e a realidade virtual, entre outras, impactam os formatos de trabalho? Qual o papel da educação profissional no desenvolvimento de competências necessárias para este mundo em evolução? O objetivo desta mesa é fazer uma reflexão crítica sobre o papel da educação profissional, as novas tecnologias e os novos formatos de trabalho, considerando os direitos humanos como uma camada elementar nesse contexto.


Palestrantes

Gabriel Dualiby Pinto de Souza Lourenço

Gabriel Dualiby Pinto de Souza Lourenço

Coordenador de Projetos Educacionais no Senac São Paulo. Atua na Frente Pedagógica do Posicionamento Educacional e Representação Política.

Kalyne Lima

Kalyne Lima

Presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), mestra de cultura popular do Hip Hop, jornalista, executiva social e ativista cultural.

André Lemos

André Lemos

Escritor, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É engenheiro mecânico, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne.


Mediação

Guto Rodrigo de Souza Xavier

Guto Xavier

Analista de Sistemas especialista em Desenvolvimento para Internet e graduando em pedagogia. Consultor em projetos para internet, com passagem por empresas de níveis multinacionais até startups e Docente nos cursos de Desenvolvimento e Design para internet do Senac Americana.


Atividade encerrada

Educação Midiática: pensamento crítico e compromisso ético da escola frente ao papel da mídia

Os meios de comunicação, em especial as redes sociais, exercem profunda influência no comportamento social. Assim, surge a necessidade, por meio da escola, de promover o letramento midiático de seus estudantes. Nesta mesa, traremos reflexões a respeito da educação midiática e seus recortes éticos, a fim de instigar o senso crítico de estudantes frente a produções de conteúdos diversos e, principalmente, fake news.


Palestrantes

Eugênio Bucci

Eugênio Bucci

Professor titular da Escola de Comunicações e Artes (USP), coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala e superintendente de Comunicação Social da USP. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Consultivo da Aberje.

Fabiana Moraes

Fabiana Moraes

Jornalista, professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE). É colunista do The Intercept.

Cátia Lassalvia

Docente na área de Comunicação Digital no Senac Scipião.
Profa Dra pela Unicamp/Université de Lille (França) e pesquisadora do grupo MiDiTeS /Unicamp.
Atua com os temas da aprendizagem ao longo da vida e letramentos midiáticos, digitais e informacionais.


Mediação

Foto de Wilson Krette Júnior

Wilson Krette Júnior

Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Especialista em Gestão Educacional, mestre em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. É pesquisador na área de comunicação, formação cultural e gestão educacional. Há mais de 15 anos atua como gestor educacional no Senac São Paulo. Atualmente, é Diretor Escolar da unidade Senac Lapa Scipião.


Atividade encerrada

Educação Decolonial e o Papel do Educador: uma revisão crítica para fortalecimento da democracia

Como a História explica o Brasil de hoje? Como se dá o apagamento nos currículos de diferentes narrativas sobre a colonização? Como isso reflete na educação profissional? Participe desta reflexão, fundamental para educadoras e educadores que atuam na formação educacional e profissional de pessoas críticas.


Palestrantes

Tiago Rogero

Tiago Rogero

Jornalista, criador do projeto Querino (revista Piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo, idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras. É um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (2022-2023).

Alex Sandro

Alex Sandro

Engenheiro eletrônico, mestre em Psicologia Cognitiva e doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris V. Atua nas áreas de informática na educação e interação humano-computador. Professor titular no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.

Josiana Carolina Martins Silva

Josiana Martins

Graduada em Letras, atriz, poetisa, produtora, arte educadora, coordenadora educacional do Senac Franca e cofundadora do Grupo de Teatro Corpo Negro. Pós-graduada em Arte Educação Terapia e Coordenação Pedagógica pela UNINA. Atua há onze anos na área da educação e a sete na área cultural. Teve diversas contribuições sociais, é atuante! Acredita no grande potencial transformador da educação e cultura. No ano de 2023 foi convidada para compor o Fórum Internacional Senac de Educadores e do PodCast Liderança Feminina no Mundo Corporativo. “Não dá pra acreditar que nós mulheres pretas não podemos, existimos, por isso estou aqui”


Mediação

Mário Augusto Costa Valle

Mário Augusto Costa Valle

Educador e formador de professores há mais 37 anos, trabalha no Senac São Paulo há 21 anos. Atualmente coordena o Programa de Inclusão e Diversidade na instituição, destinado a promover a construção de uma cultura inclusiva e diversa, com ênfase na empregabilidade, na representatividade e no desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou que não tiveram as mesmas oportunidades.


Links Relacionados

Ok, entendi.
Utilizamos cookies para personalizar sua experiência aqui no site, de acordo com nossa política de cookies. *