O evento é uma grande oportunidade para quem busca se aprofundar na área, conversar com especialistas e fazer networking nos setores de Alimentação, Hospitalidade e Turismo. O evento ocorre em diversas unidades do Senac São Paulo.
Participe de um circuito interativo que convida à reflexão sobre conhecimentos, valores e atitudes essenciais para um estilo de vida mais equilibrado e saudável. Em diferentes estações, os participantes vivenciam experiências práticas sobre comportamento preventivo, controle do estresse, nutrição, atividade física e relacionamentos.
Estações da Jornada:
Ao final de cada estação, os participantes recebem uma peça de um jogo da memória, com desenhos e mensagens que representam os pilares de um estilo de vida saudável.
A inscrição deve ser feita para a atividade “Jornada Estilo de Vida”, na qual grupos de cinco participantes percorrem todas as oficinas, com duração de 30 minutos em cada estação. Para iniciar o circuito, basta se identificar no tótem da Jornada, localizado no andar térreo da unidade.
Graduada em Administração com ênfase em Hotelaria. Pós-graduada em Panificação e Confeitaria Profissional. Pós-Graduanda em Desenvolvimento de Novos Produtos Alimentícios. Docente e Coordenadora do curso de especialização Panificação e Confeitaria Profissional. Fundadora da marca Bolando Arte.
Fisioterapeuta, pós-graduada em Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa. Pós-graduada em Dermato Funcional. Pós-graduanda em Liderança e desenvolvimento humano no Senac. Cursos complementares em práticas integrativas, como Tuiná, Aromaterapia, Mindfulness, Ozonioterapia, Constelação Sistêmica e Medicina Germânica, com ênfase na saúde física e mental. Docente nos cursos de Pós-Graduação em Acupuntura e Pós-graduação em Práticas Integrativas no Senac Aclimação.
Coordenadora do curso de Pós-Graduação em Acupuntura do SENAC Osasco e Aclimação. Mestre pelo Programa de Neurologia e Neurociências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Terapeuta formada pelo CEMETRAC em Medicina Tradicional Chinesa com atuação em Acupuntura, Tui Ná e Fitoterapia. Graduada em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, FMU.
Mestre em Hospitalidade, Pós graduada em Planejamento e Marketing Turístico, Bacharel em Administração de Empresas. Com experiência de 25 anos no ensino superior, atualmente coordena as pós graduações Gestão de Meios de Hospedagem e Gestão de Negócios em Food Service no Senac Aclimação.
Doutoranda e Mestra em Ciências pela USP, com especializações em Administração de Centros de Lazer (FESP) e em Lazer e Animação Sociocultural (Senac São Paulo). Coordenadora e docente em cursos de pós-graduação nas áreas de gestão, eventos e metodologias ativas. Certificada em Project Management for Development Professional (PMD Pro), possui mais de 35 anos de experiência em projetos de educação, lazer e eventos. Autora do livro Gestão do Lazer e do Entretenimento e premiada com a Thomas and Ruth Rivers Scholarship no World Leisure Congress 2016.
Sandro Dias é historiador, mestre em história e historiografia literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp e doutor em ciências (ecologia aplicada) pela Esalq/USP, com pós-doutorado pela mesma instituição. Atua como professor no Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, no Colégio Técnico de Limeira (Unicamp) e como professor colaborador, na Esalq/USP Piracicaba. É pesquisador associado dos grupos de pesquisa Agriculturas Emergentes e Alternativas (Agremal) e Os Sentidos como Alimento (Geosca). Autor dos livros “História da Alimentação” e “Hospitalidade e Interculturalidade”, ambos pela Editora Senac São Paulo.
Professora do componente curricular Empreendorismo em Eventos e Gestão Financeira em Eventos das pós-graduações Gestão e Design de Eventos e Gestão Cultural do Senac.
O Guia Mapa da Cachaça reúne quase 200 rótulos avaliados às cegas, com notas de degustação e pontuação que destacam a diversidade da nossa bebida. Neste encontro, o autor Felipe Jannuzzi convida o público a provar alguns dos grandes rótulos do livro e a conhecer a metodologia de análise sensorial que ajudou a descrever e pontuar cada cachaça, traduzindo suas qualidades em palavras de forma clara e acessível.
Local:Sala Bar
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Felipe Jannuzzi é pesquisador, escritor e empreendedor, fundador do Mapa da Cachaça, principal referência na valorização da Cachaça e dos produtores artesanais brasileiros.
É autor do livro bilíngue Guia Mapa da Cachaça (Editora Senac, 2025), que apresenta ferramentas inéditas de análise sensorial e reúne cerca de 200 Cachaças avaliadas às cegas. Também é criador do Virga, o primeiro gin artesanal brasileiro e único no mundo a levar doses de cachaça em sua composição. Atua na criação de conteúdo, consultoria e curadoria de experiências que unem turismo, gastronomia e cultura, com o propósito de fortalecer o orgulho e o conhecimento sobre os produtos e saberes brasileiros.
Já parou para reparar que o mercado de lácteos está mudando?
As pessoas estão mais atentas à origem dos produtos e às escolhas que fazem no dia a dia.
Neste encontro, vamos conversar sobre o comportamento do consumidor, o consumo consciente e as novas oportunidades que surgem com a valorização da produção responsável. Você também vai descobrir como as certificações agregam valor, fortalecem a comunicação com o mercado e reforçam o leite como um alimento completo e essencial.
Médica veterinária, diretora técnica e sócia da FairFood. Mais de 20 anos de experiência no mercado de leite e derivados. Atuando atualmente no mercado de certificações para alimentos como forma de agregação de valor e conexão com o consumidor.
Você já parou para pensar na importância da mandioca na nossa história e no nosso dia a dia?
Este encontro convida você a mergulhar nos sabores e saberes que fazem da mandioca a rainha do Brasil.
Com uma mesa expositiva repleta de farinhas e produtos derivados, vamos celebrar a arte ancestral de produzir farinhas e valorizar os conhecimentos transmitidos de geração em geração. Uma experiência para reconhecer, preservar e saborear tradições que alimentam corpo, memória e identidade.
Paraense, Mestre em Ciências da Saúde, Nutricionista, Chef de cozinha com especialização em Cozinha Brasileira e Ativista dos movimentos da gastronomia amazônica. Idealizadora e mantenedora do Instituto Laurinda Amazônia, na Vila de Mangabeira-PA. Defende e divulga os pilares da tradição e ancestralidade de cozinhas regionais, com valorização de ingredientes locais e dos pequenos agricultores. Usa a gastronomia como ferramenta para apresentar uma cozinha tradicional, criativa, afetiva e inclusiva.
A atividade propõe uma investigação colaborativa entre estudantes sobre como a alimentação oferecida em cafés da manhã de hotéis pode refletir aspectos culturais e identitários das regiões brasileiras, além de funcionar como uma prática de hospitalidade. Por meio de encontros de pesquisa, será definido em conjunto com os estudantes quais regiões serão exploradas, com foco na identificação de elementos culturais presentes ou que poderiam estar presentes nas refeições matinais oferecidas aos hóspedes.
No dia da atividade, os estudantes compartilharão os resultados de suas pesquisas em uma breve exposição, destacando as conexões entre cultura, alimentação e hospitalidade no contexto da hotelaria. Em seguida, os participantes serão convidados a vivenciar essas descobertas por meio de uma degustação de pratos que representam traços culturais das regiões estudadas.
O formato da degustação será definido conforme o desenvolvimento do cardápio, podendo assumir a forma de um café da manhã estilo room service ou uma mesa coletiva no estilo brunch, reforçando a experiência sensorial e simbólica da hospitalidade.
Local: sala 51 – 5° andar
Vagas limitadas: 10, por ordem de inscrição
Formação técnica em Segurança e Saúde do Trabalho na ETEC, Graduada em Gastronomia pela UNIMEP – Piracicaba, realizou um curso de aperfeiçoamento de Educação em sistemas prisionais na FEUSP.
Pós-graduada em Panificação e Confeitaria pelo Senac, por 10 anos atuou em diferentes segmentos do ramo de alimentação, buffets, cafés, restaurantes, eventos e consultorias e desde 2015 na área da educação, em projetos sociais de capacitação de mão-de-obra para o mercado de trabalho no área de alimentos em 2018, ingressou como docente no Senac e desde 2022, atua como docente do Curso Técnico em Panificação no Senac São Miguel Paulista.
Professor de gastronomia, jornalista e produtor cultural especialista em Gastronomia: História e Cultura pelo Senac. Mestrando em Estudos Culturais pela EACH-USP. Docente da área de Gastronomia e Sala, Bar e Restaurante do Senac São Miguel Paulista. Pesquisador de educação alimentar, comida vegetariana, jornalismo gastronômico e cultura e história da gastronomia. Foi coautor e coordenador do Prato Firmeza: guia gastronômico das quebradas de SP, vencedor do Prêmio Jabuti 2021.
Graduada em Turismo com especialização em Hospitalidade, concluída na Austrália. Inglês e Espanhol fluentes. Experiência de 20 anos na Hotelaria, com vivência internacional e em diferentes estados do Brasil, ocupando cargos em Hotéis Diferenciados como Governanta Executiva e Gerente Operacional, experiência em implantações, aberturas, operações e formação de brigada hoteleira. Atualmente docente de Hospedagem dos cursos técnicos e livres do Senac São Miguel Paulista.
Você já pensou em como uma receita pode guardar lembranças, afetos e tradições? Nesta atividade da Jornada de Hospitalidade, os participantes são convidados a compartilhar receitas, registrar memórias e, juntos, construir um caderno coletivo repleto de significados.
Mais do que trocar modos de preparo, este é um encontro para celebrar histórias e conexões que se renovam a cada prato — tudo isso em meio a um acolhedor café da tarde, com bolo, café e boas conversas.
Paulo é Nutricionista desde 2008, com especializações em Saúde, Obesidade e Emagrecimento pela UNIFESP, Nutrição Esportiva e Fitoterapia pela Estácio de Sá. Tem ampla experiência em treinamento de equipes, atendimento clínico (longa experiência no Hospital das Clínicas da FMUSP com pessoas vivendo com HIV/AIDS) e docência na área de Nutrição, onde atua desde 2015 no SENAC São Paulo. Acredita no atendimento humanizado, na ciência e Nutrição e Segurança Alimentar como um direito para todos.
Mestre em Nutrição do Nascimento à Adolescência pelo Centro Universitário São Camilo, graduada em Nutrição pela Universidade do Grande ABC, Especialização em Gestão da Qualidade e Segurança dos Alimentos pela UNICAMP e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Atua com professora de Ensino Superior e Ensino Técnico Profissionalizante nas modalidades presencial e EAD. Desenvolve atividades na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Alimentação Escolar e da Família, Educação Alimentar e Nutricional e Gastronomia.
Uma volta ao mundo através dos doces sabores de diferentes partes do mundo. A turma de confeitaria, dividida em 6 grupos, criará sobremesas inspiradas em 6 países. Ao entrar na sala, a pessoa convidada viajará pelas mesas degustando as sobremesas e aprendendo um pouco mais da gastronomia mundial.
Local: sala 52 – 5° andar
Vagas: 24, por ordem de inscrição
Mulher, cidadã da cozinha, das artes e dos sonhos. Docente de gastronomia no Senac São Miguel Paulista. Graduada em Gastronomia -SENAC, 2008, Pós graduada em Gestão de Negócios em Serviços de Alimentação – SENAC, 2020. Trabalha na área de alimentos e bebidas desde 2005 passando por diferentes seguimentos como: restaurantes, buffets, UANs atuando em diferentes funções passando pelos cargos de ajudante de cozinha, auxiliar, cozinheira, chefe e gerente de unidade, acreditando sempre no poder transformados da alimentação.
Graduada em Gastronomia pelo Senac em 2010, Pós-graduada em gastronomia funcional na Anhembi Morumbi em 2019. Atua desde 2010, em diferentes seguimentos da gastronomia como: hotéis, buffets, restaurante e confeitaria e durante 6 anos na área da docência em organizações sociais, com formação de jovens e adultos no ramo de alimentação. Leciona no Senac à 1 ano e 4 meses.
O Guia Mapa da Cachaça reúne quase 200 rótulos avaliados às cegas, com notas de degustação e pontuação que destacam a diversidade da nossa bebida. Neste encontro, o autor Felipe Jannuzzi convida o público a provar alguns dos grandes rótulos do livro e a conhecer a metodologia de análise sensorial que ajudou a descrever e pontuar cada cachaça, traduzindo suas qualidades em palavras de forma clara e acessível.
Fundou em 2010 o Mapa da Cachaça, projeto premiado e referência global sobre cachaça. Ele é sócio da Espíritos Brasileiros, pioneira na produção de gin no Brasil, responsável pelo premiado Virga. Em 2024, lançará o Guia Mapa da Cachaça, pela Editora Senac, destacando a história e avaliações das principais marcas de cachaça do Brasil.
Você já parou para pensar em como o ovo está presente no nosso dia a dia?
Neste encontro, vamos conhecer mais sobre a produção, os tipos e as curiosidades desse alimento tão simples e, ao mesmo tempo, cheio de possibilidades.
Uma experiência para despertar o olhar sobre a importância dos ovos na alimentação e nas tradições culinárias do Brasil.
Aline é confeiteira, professora de confeitaria e empresária – fundadora da Amê de Chocolat. Além disso, foi vencedora do episódio 20 da 9ª temporada do programa “Que Seja Doce”.
Anny é sócia da Raiar Orgânicos, responsável por marketing, novos negócios e sustentabilidade.
Mergulhe na diversidade natural e cultural do nosso país em uma experiência que une conhecimento e paladar. Nesta atividade, você vai descobrir como os biomas brasileiros influenciam a alimentação, as tradições e a cultura gastronômica de cada região.
Após a apresentação, prepare-se para uma degustação sensorial única! Os participantes experimentarão alimentos típicos de diferentes biomas, explorando ingredientes, aromas e técnicas tradicionais. O desafio será adivinhar de qual bioma vêm as preparações, em uma dinâmica divertida e educativa que celebra a riqueza dos sabores do Brasil.
Nutricionista pela Universidade de São Paulo (USP). Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Nutrição em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (USP). Especialização em Nutrição aplicada ao Exercício Físico pela Universidade de São Paulo (USP). Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-FMUSP). Nutricionista clínica e docente de Nutrição no Senac São Paulo.
A Bebida Ancestral que Conectou Culturas ao Redor do Mundo.
O chá é muito mais do que uma bebida, é uma tradição milenar. Tão comum no dia a dia em diferentes partes do mundo, vamos apresentar sua origem, lendas e curiosidades. Vamos apresentar técnicas e ervas para um delicioso chá.
Local: sala 52 – 5° andar
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Formada em Turismo, Guia de Turismo Regional São Paulo e America do Sul, especialista Receptivo São Paulo em atrativos Culturais junto a Secretaria Municipal Turismo (SMTUR).
Docente de Sala, Bar e Restaurante do Senac São Miguel Paulista. Graduado em Hotelaria pela Anhembi Morumbi e em Gestão Ambiental pela Unifai . Pós Graduando em Didáticas e Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faveni. Bartender, Barista e Sommelier de Vinhos pelo Senac – SP.
Em um mundo cada vez mais conectado e acelerado, a hospitalidade transcende o ambiente hoteleiro e se torna uma prática essencial em espaços de saúde, bem-estar e convivência. Esta palestra propõe uma reflexão sobre o papel da hospitalidade como ferramenta de acolhimento, conforto e cuidado.
Graduação em Fisioterapia pela PUCCAMP, Pós-Graduação em Fisioterapia em Unidade de Terapia Intensiva pela UNICAMP, Pós-Graduação em Obesidade e Emagrecimento pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduação em Gestão de Qualidade e Segurança do Paciente pelo SENAC, Mestrado em Ciências do Movimento Humano pela UNIMEP, ex-coordenadora do departamento de Fisioterapia da Santa Casa de Piracicaba, aromaterapeuta pelo SENAC.
Beatriz Ribeiro é Mestre em Direito Constitucional, advogada por 25 anos e docente há 18 anos no ensino superior. Possui experiência consolidada em Direito e em práticas de prevenção e saúde no trabalho. Terapeuta naturopata formada e estudante de Biomedicina, integra sua vivência acadêmica e prática jurídica à promoção do bem-estar e da qualidade de vida, oferecendo uma visão abrangente que une legislação, gestão e saúde ocupacional.
Mestre em Saúde Coletiva e especialista em Atendimento Interdisciplinar na Primeira Infância, ambas pela UNICAMP, tem especialização também em Nutrição Clínica pela Universidade Gama Filho. É graduada em Nutrição pela UNIMEP e atualmente trabalha como docente no Centro Universitário Senac.
Em um mundo onde viajar vai muito além de visitar lugares, a palestra convida o público a mergulhar no universo do Turismo de Experiência, uma abordagem que transforma roteiros em narrativas vivas e momentos em memórias únicas. O encontro propõe uma reflexão sobre como experiências autênticas, culturais e sensoriais podem enriquecer a jornada do viajante e fortalecer o vínculo com os destinos e comunidades. A apresentação explora tendências e casos reais, mostrando como o turismo pode ser uma ferramenta de transformação pessoal e coletiva.
Mestra em Turismo pela USP, Turismóloga pela Unesp e Guia de Turismo formada pela Etec. Possui experiência com políticas públicas, consultoria turística e gestão de equipes, atuando como coordenadora das centrais de informações turísticas da cidade de São Paulo. Atuou como agente local de inovação pelo SEBRAE. Atualmente é docente do curso técnico guia de turismo do Senac de Águas de São Pedro e agente territorial de cultura na região de Piracicaba pelo Ministério da Cultura.
A “Roda dos Sabores” é uma atividade prática e interativa que tem como objetivo aproximar os participantes da alimentação como expressão de hospitalidade e identidade cultural. A proposta será conduzida em formato de dinâmica em grupo, com duração aproximada de 50 minutos, e será dividida em três etapas principais:
1. Acolhida e Apresentação da Atividade
A equipe responsável fará uma breve introdução explicando o propósito da ação: mostrar como a alimentação pode ser uma forma de acolher, conectar e representar culturas. Será apresentada a roleta temática, que guiará a dinâmica.
2. Dinâmica da Roleta
A roleta (física ou digital) será girada a cada rodada para sortear um dos quatro temas:
• Comida de infância: os participantes compartilham memórias afetivas relacionadas à alimentação e provam uma das duas preparações que remetem a esse tema.
• Sabores do mundo: são apresentadas curiosidades sobre ingredientes ou pratos típicos de outras culturas, seguidas da degustação de duas preparações inspiradas em diferentes países.
• Alimento surpresa: um participante prova um alimento de olhos vendados e tenta adivinhar o que é. Em seguida, todos provam e conversam sobre a experiência.
• Você sabia?: é apresentada uma curiosidade nutricional ou cultural sobre algum alimento, seguida da degustação de uma preparação relacionada.
Em cada rodada, os alunos do curso de Nutrição terão um papel ativo: eles apresentarão as preparações (duas por tema, totalizando oito no evento), explicando de forma simples o valor nutricional dos alimentos e como eles se conectam com a identidade cultural e o conceito de hospitalidade.
3. Encerramento e Reflexão
Ao final, será feita uma breve conversa com os participantes sobre o que mais chamou atenção, o que aprenderam e como a alimentação pode ser uma forma de acolher e criar vínculos. A ideia é fechar com uma mensagem leve e inspiradora.
Local: sala 52 – 5° andar
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Técnica em administração pelo Centro Paula Souza. Graduada em nutrição pela Universidade Nove de Julho. Pós-graduada em Formação Profissional para o Ensino Médio pela FATEC (Licenciatura). Pós-graduada em Gestão da Qualidade e Controle Higiênico-Sanitário de Alimentos pelo Instituto Racine. Consultora em food service, qualidade e rotulagem nutricional; Diretora voluntária no comitê técnico científico da Associação Paulista de Nutrição (APAN); Docente em nível técnico no SENAC- SMP, Docente convidada na graduação da Universidade Cruzeiro do Sul, Docente convidada na pós-graduação de Gestão em Unidades de Alimentação na Plenitude Educação. Vivência em Gestão de negócios em alimentação (escolas, restaurantes, hospitais, clínicas, bares, hotéis) nos últimos 20 anos.
Graduado em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e docente do curso Técnico em Nutrição e Dietética no Senac São Miguel Paulista.
Doutora em Ciências pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo – ICB/USP. Especialista em Nutrição Aplicada ao Exercício Físico pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo – EEFE/USP. Graduada em Nutrição pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo – FSP/USP. Tem experiência em docência no ensino superior em diferentes cursos da Saúde, como Nutrição, Educação Física, Farmácia e Enfermagem, nas áreas de Biologia Celular e Tecidual, Patologia Clínica, Bromatologia, Unidades de Alimentação e Nutrição, Nutrição Clínica e Esportiva. Atualmente é Monitora de Educação Profissional da equipe de Nutrição, Gastronomia e Sala Bar do Senac de São Miguel Paulista e Pós-doutoranda pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP.
Docente de Sala, Bar e Restaurante do Senac São Miguel Paulista. Graduado em Hotelaria pela Anhembi Morumbi e em Gestão Ambiental pela Unifai . Pós Graduando em Didáticas e Metodologias Ativas de Aprendizagem pela Faveni. Bartender, Barista e Sommelier de Vinhos pelo Senac – SP.
Oferecer aos participantes uma experiência sensorial que une café e bolo de mandioca com calda de cambuci, enquanto apresentam-se, de forma integrada, informações sobre os valores nutricionais dos ingredientes (Nutrição), sua preparação e origem (Gastronomia), e o contexto histórico dos povos originários da região de São Bernardo do Campo (Turismo), promovendo conhecimento e valorização da cultura alimentar local.
Local: Sala Bar
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Nutricionista com pós-graduação em Marketing Nutricional e especialização em Gerontologia. Atua há mais de 30 anos na área de Nutrição, com ampla experiência em atendimento clínico nutricional e consultoria em centro de longevidade ativa para idosos.
Docente no Senac São Bernardo do Campo há 18 anos, contribuindo diretamente na formação de Técnicos em Nutrição, com forte atuação na promoção da saúde e da alimentação consciente.
Mestre em Mudança Social e Participação Política pela USP, com pesquisa em Dimensão Socioambiental, Patrimônio Cultural e Políticas Territoriais. Graduada em Turismo (Universidade Nove de Julho) e especialista em Gestão Pública de Turismo e Desenvolvimento Regional (UFJF). Com experiência como docente no Senac São Bernardo do Campo, atua no Eixo de Turismo, Hospitalidade e Lazer, além de ministrar cursos de Guia de Turismo Regional, Nacional e América do Sul. Possui vivência em formação de professores e especialização em Atrativos Naturais
Profissional com sólida trajetória na área de alimentos e bebidas desde 2005, atuando como docente desde 2007 nas áreas de confeitaria, panificação e cozinha. Também atua como autônoma na produção de bolos e doces personalizados, unindo técnica, criatividade e cuidado artesanal.
É graduada em Gastronomia pela Hotec, pós-graduada em Docência pelo Senac, e especialista em Chocolates pela FAAP e pela tradicional escola Cailler, na Suíça. Apaixonada pelo universo gastronômico e pela educação, valoriza a troca de experiências como forma de aprendizado mútuo e crescimento profissional.
Uma imersão nos valores culturais e na essência da hospitalidade local. Este encontro vai mostrar como a gastronomia e a identidade regional fortalecem o turismo, despertando pertencimento e autenticidade em cada experiência. Ideal para quem deseja compreender a importância de valorizar as raízes como diferencial competitivo no setor.
A alimentação é um dos pilares do turismo, mas também pode ser um grande desafio quando se trata de inclusão. Nesta atividade, você vai descobrir como o Técnico em Nutrição atua para promover acessibilidade alimentar, respeitando restrições, crenças e necessidades específicas. Um debate sobre como o turismo pode ser mais inclusivo e acolhedor por meio da nutrição.
Participe de um bate-papo que combina turismo gastronômico, cultura e degustação! Descubra como a culinária paulistana preserva as memórias e tradições do Estado de São Paulo, compreenda sua importância para o turismo e aproveite para saborear algumas das delícias mais icônicas da região.
*** Link para inscrições em breve ***
Formada em Rádio e Tv, foi produtora de merchandisings de Tv por 17 anos, ingressou na Secretária de Turismo e Viagens há 14, dedicando-se à execução de eventos e shows e também à criação de programa de Turismo Gastronômico, o Sabor de SP. Do SBT e Record, aprendeu a lidar com o público e entender a importância de ouvi-lo. Atualmente organiza os eventos de gastronomia da Setur, na capital e em 35 regiões turísticas do Estado e participa de gravações de conteúdos sobre os mesmos.
Tecnóloga em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac Águas de São Pedro, pós-graduanda em Docência de Ensino Superior no Senac EAD. Atuação como chefe de Cozinha em Restaurante Italiano, Sous Chef em Cozinha Industrial e Chefe de Criação de Confeitaria. Experiência como docente no Centro Universitário Senac Águas de São Pedro.
Uma conversa inspiradora sobre como a gastronomia e o turismo se conectam para gerar impacto social, cultural e econômico. O evento vai trazer reflexões sobre empreendedorismo, inovação e desenvolvimento regional, mostrando como iniciativas locais podem se tornar grandes motores de transformação.
O Guia Mapa da Cachaça: aprendendo a degustar Cachaças reúne quase 200 rótulos avaliados às cegas, com notas de degustação e pontuação que destacam a diversidade da nossa bebida. Neste encontro, o autor Felipe Jannuzzi convida o público a provar alguns dos grandes rótulos do livro e a conhecer a metodologia de análise sensorial que ajudou a descrever e pontuar cada cachaça, traduzindo suas qualidades em palavras de forma clara e acessível.
Fundou em 2010 o Mapa da Cachaça, projeto premiado e referência global sobre cachaça. Ele é sócio da Espíritos Brasileiros, pioneira na produção de gin no Brasil, responsável pelo premiado Virga. Em 2024, lançará o Guia Mapa da Cachaça, pela Editora Senac, destacando a história e avaliações das principais marcas de cachaça do Brasil.
Palestra com a Fiscal do Conselho Regional de Nutrição sobre a regulamentação da profissão, abordando os caminhos já trilhados e os obstáculos que ainda persistem.
Este encontro tem como objetivo promover uma reflexão crítica sobre o processo histórico de regulamentação, os avanços conquistados e os desafios atuais que impactam diretamente o exercício profissional, proporcionando aos participantes uma visão ampla e atualizada sobre o tema, além de fomentar o debate sobre a valorização e reconhecimento da profissão no cenário nacional.
Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Paraná.
Com MBA em Marketing pela UNINOVE e especializada em Nutrição Clínica com ênfase em Endocrinologia e Formação Profissional em Ayurveda pela Faculdade Faesda. Pós-graduanda em Aromaterapia Clínica.
Nutricionista Fiscal do CRN3 há 13 anos.
Promover uma reflexão sobre a importância dos frutos e plantas nativas na alimentação, destacando como esses ingredientes carregam saberes ancestrais e representam a identidade cultural da região do ABC Paulista . O painel busca valorizar a conexão entre Nutrição, Gastronomia e História, mostrando como os alimentos locais contribuem para a preservação de tradições e para uma alimentação mais consciente e sustentável.
Local: Auditório
Vagas: 50, por ordem de inscrição
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo, com pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac Francisco Matarazzo e em Nutrição Clínica e Marketing de Alimentos pelo Instituto Racine.
Atuou por 10 anos na área clínica hospitalar e, há 19 anos, dedica-se à docência, sendo 15 deles no Senac, onde leciona no curso técnico em Nutrição e Dietética e em cursos livres.
É autora do e-book “Marketing aplicado à Nutrição”, escrito em colaboração com o docente César Fernando Dias, obra que se destaca como guia essencial para profissionais da área.
Culinarista e agricultora baiana, atua há mais de 30 anos à frente do Restaurante da Marlene, onde desenvolve receitas e produtos a partir de frutos nativos da Mata Atlântica. Aos 60 anos, mantém viva a conexão entre tradição, sustentabilidade e alimentação saudável.
Cultiva no Recanto dos Pereiras e contribui diretamente para a produção agrícola local, integrando insumos orgânicos ao restaurante por meio de parcerias com agricultores da região. Sua trajetória inspira práticas alimentares conscientes e valorização da sociobiodiversidade brasileira.
Uma vivência cuidadosamente planejada, que percorre todas as etapas de um evento: desde a chegada e recepção até a ambientação e apresentação dos pratos e bebidas. Cada detalhe é pensado para despertar os cinco sentidos — visão, olfato, paladar, tato e audição — proporcionando uma experiência completa e memorável.
Temas envolvidos: gastronomia, bebidas e eventos.
Local:Sala Bar
Vagas: 20, por ordem de inscrição
Gastrônomo e Chef de cozinha, é gestor do projeto Socorro Chef!, voltado ao desenvolvimento de produtos de panificação, consultoria gastronômica para bares e restaurantes e mentoria profissional.
Atualmente é Chef executivo da rede Accor no ABC, com formação em Gastronomia e especialização em Tecnologia dos Alimentos, Administração e Marketing. Possui certificações como barista, bartender, padeiro profissional pelo SENAI, e é Empreteco certificado pelo Sebrae e pela ONU.
Como docente, ministra temas como gastronomia e alta cozinha, panificação, barista e bartender, gestão de alimentos e bebidas, eventos, marketing gastronômico e empreendedorismo.
Formada em Turismo com ênfase em Hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Gestão de Pessoas, possui mais de 22 anos de atuação no setor.
Docente no Senac São Bernardo do Campo nas áreas de Turismo, Hospitalidade e Eventos, participou de iniciativas relevantes do Governo Federal, como o programa Viaja Mais Melhor Idade, organizando treinamentos e eventos voltados ao público final e ao trade turístico em diversas regiões do país.
É idealizadora da Viajar Melhor, agência especializada em turismo para o público 60+, promovendo experiências de viagem que estimulam o envelhecimento ativo e a sociabilização do idoso.
Docente de Gastronomia, Confeitaria e Panificação no Senac São Bernardo do Campo há 8 anos, é formada em Gastronomia e Técnica em Nutrição, com especialização em Cozinha Brasileira, Cozinha Internacional e Confeitaria Nacional e Internacional.
Atualmente cursa licenciatura em formação pedagógica para cursos técnicos e também atua como Coordenadora e professora de Gastronomia em outra instituição de ensino.
Em 2022, participou e venceu todas as etapas do episódio Confeitaria Internacional – Grécia no reality show Que Seja Doce.
Sua trajetória une educação, tradição e inovação, com forte atuação na valorização da culinária brasileira e na formação de novos profissionais.
O Guia Mapa da Cachaça reúne quase 200 rótulos avaliados às cegas, com notas de degustação e pontuação que destacam a diversidade da nossa bebida. Neste encontro, o autor Felipe Jannuzzi convida o público a provar alguns dos grandes rótulos do livro e a conhecer a metodologia de análise sensorial que ajudou a descrever e pontuar cada cachaça, traduzindo suas qualidades em palavras de forma clara e acessível.
Evento exclusivo para participantes com 18 anos ou mais.
Felipe Jannuzzi é pesquisador, escritor e empreendedor, fundador do Mapa da Cachaça, principal referência na valorização da Cachaça e dos produtores artesanais brasileiros.
É autor do livro bilíngue Guia Mapa da Cachaça (Editora Senac, 2025), que apresenta ferramentas inéditas de análise sensorial e reúne cerca de 200 Cachaças avaliadas às cegas. Também é criador do Virga, o primeiro gin artesanal brasileiro e único no mundo a levar doses de cachaça em sua composição. Atua na criação de conteúdo, consultoria e curadoria de experiências que unem turismo, gastronomia e cultura, com o propósito de fortalecer o orgulho e o conhecimento sobre os produtos e saberes brasileiros.
Conduzida por Paula Regina da Fonseca e Cesar Fernando Dias, autores do e-book marketing aplicado à Nutrição, publicado pela Editora Senac São Paulo, a atividade tem como objetivo demonstrar, de forma prática e interativa, como os conceitos de marketing aplicados à Nutrição podem ser utilizados para criar conteúdos atrativos e responsáveis para redes sociais, valorizando o papel do profissional da área.
Local:Auditório
Vagas:50, por ordem de inscrição
Nutricionista formada pelas Faculdades Integradas São Camilo, com pós-graduação em Administração Hoteleira pelo Senac Francisco Matarazzo e em Nutrição Clínica e Marketing de Alimentos pelo Instituto Racine.
Atuou por 10 anos na área clínica hospitalar e, há 19 anos, dedica-se à docência, sendo 15 deles no Senac, onde leciona no curso técnico em Nutrição e Dietética e em cursos livres.
É autora do e-book “Marketing aplicado à Nutrição”, escrito em colaboração com o docente César Fernando Dias, obra que se destaca como guia essencial para profissionais da área.
Docente dos cursos de Comunicação e Design no Senac Largo Treze, é formado em Comunicação Social e Design Gráfico, com especialização em Comunicação e Mídia, além de MBA em Marketing e Marketing Digital.
Sua formação multidisciplinar proporciona uma atuação estratégica e criativa nas áreas de comunicação, marketing e design.
É autor do livro Marketing Aplicado à Nutrição e consultor especialista na elaboração de cursos no Senac São Paulo