Contagem regressiva
Fique atento! O evento vai começar em:
Vamos expandir e fortalecer o debate sobre a educação no país e no mundo, trazendo para o centro das discussões temas atuais e relevantes para avanços na área. Convidamos especialistas em educação para compartilharem suas experiências e olhares, provocando assim reflexões e a conexão de ideias. A sua participação é importante e ajuda a enriquecer o debate.
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A escola é um importante caminho para a compreensão, a promoção e a defesa dos direitos humanos, que dão base para a conquista de todos os outros direitos. Por meio dela, se dá a vivência do currículo, as primeiras experiências cidadãs e o preparo para o convívio e a participação no mundo do trabalho. Esta mesa propõe abordar o relevante papel da educação profissional para a construção de uma sociedade livre, plural, ética e equânime, que valoriza o ser humano e a sustentabilidade do planeta.
Superintendente Executivo do Instituto Unibanco e presidente do Conselho de Administração da Anistia Internacional Brasil.
Foi Secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) do Ministério da Educação e Secretário Executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família.
No Rio de Janeiro foi Secretário Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e Presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), quando desenvolveu e implantou o Programa UPP Social.
Professor de filosofia, cientista político, escritor e colunista brasileiro. Foi ministro da Educação do Brasil, entre abril e setembro de 2015. Foi eleito presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência em junho de 2021.
É Professor-titular da cadeira de Ética e Filosofia política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Recebeu o Prêmio Jabuti de Literatura, graças à obra “A Sociedade Contra o Social”, bem como foi condecorado com a Ordem Nacional do Mérito Científico, e com a Ordem de Rio Branco.
Diretor do Escritório OIT Brasil (Organização Internacional do Trabalho), economista e mestre em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília (UnB), possui educação avançada na Harvard Kennedy School of Government, na University of Chicago Booth School of Business e no Instituto de Empresa.
Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Católica de Santos (1982), mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, e doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Atualmente, é superintendente de Operações do Senac São Paulo.
Quais transformações, relações e emoções que as novas tecnologias trazem? Como a inteligência artificial, a automação e a realidade virtual, entre outras, impactam os formatos de trabalho? Qual o papel da educação profissional no desenvolvimento de competências necessárias para este mundo em evolução? O objetivo desta mesa é fazer uma reflexão crítica sobre o papel da educação profissional, as novas tecnologias e os novos formatos de trabalho, considerando os direitos humanos como uma camada elementar nesse contexto.
Coordenador de Projetos Educacionais no Senac São Paulo. Atua na Frente Pedagógica do Posicionamento Educacional e Representação Política.
Presidente nacional da Central Única das Favelas (CUFA), mestra de cultura popular do Hip Hop, jornalista, executiva social e ativista cultural.
Escritor, professor titular da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pesquisador 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). É engenheiro mecânico, mestre em Política de Ciência e Tecnologia pela COPPE/UFRJ e doutor em Sociologia pela Université René Descartes, Paris V, Sorbonne.
Analista de Sistemas especialista em Desenvolvimento para Internet, com mais de 10 anos de experiência em desenvolvimento de sistemas e sites para internet. Consultor em projetos para internet, com passagem por empresas de níveis multinacionais até startups e Docente nos cursos de Desenvolvimento e Design para internet do Senac Americana.
Os meios de comunicação, em especial as redes sociais, exercem profunda influência no comportamento social. Assim, surge a necessidade, por meio da escola, de promover o letramento midiático de seus estudantes. Nesta mesa, traremos reflexões a respeito da educação midiática e seus recortes éticos, a fim de instigar o senso crítico de estudantes frente a produções de conteúdos diversos e, principalmente, fake news.
Professor titular da Escola de Comunicações e Artes (USP), coordenador acadêmico da Cátedra Oscar Sala e superintendente de Comunicação Social da USP. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto Vladimir Herzog, do Conselho Administrativo do Colégio Santa Cruz de São Paulo e do Conselho Consultivo da Aberje.
Jornalista, professora e pesquisadora do Núcleo de Design e Comunicação da Universidade Federal de Pernambuco (NDC/UFPE). É colunista do The Intercept.
Docente na área de Comunicação Digital no Senac Scipião.
Profa Dra pela Unicamp/Université de Lille (França) e pesquisadora do grupo MiDiTeS /Unicamp.
Atua com os temas da aprendizagem ao longo da vida e letramentos midiáticos, digitais e informacionais.
Graduado em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo. Especialista em Gestão Educacional, mestre em Letras e doutor em Educação, Arte e História da Cultura. É pesquisador na área de comunicação, formação cultural e gestão educacional. Há mais de 15 anos atua como gestor educacional no Senac São Paulo.
Como a História explica o Brasil de hoje? Como se dá o apagamento nos currículos de diferentes narrativas sobre a colonização? Como isso reflete na educação profissional? Participe desta reflexão, fundamental para educadoras e educadores que atuam na formação educacional e profissional de pessoas críticas.
Jornalista, criador do projeto Querino (revista Piauí). Gerente de criação na Rádio Novelo, idealizador e apresentador dos podcasts narrativos Vidas Negras. É um dos diretores da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (2022-2023).
Engenheiro eletrônico, mestre em Psicologia Cognitiva e doutor em Ciências da Educação pela Université de Paris V. Atua nas áreas de informática na educação e interação humano-computador. Professor titular no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), líder do grupo de pesquisa Ciências Cognitivas e Tecnologia Educacional.
Graduada em Letras, é atriz, poetisa, produtora, arte educadora, coordenadora educacional do Senac Franca e cofundadora do Grupo de Teatro Corpo Negro. Pós-graduada em Arte Educação Terapia e Coordenação Pedagógica pela UNINA.
Educador e formador de professores há mais 37 anos, trabalha no Senac São Paulo há 21 anos. Atualmente coordena o Programa de Inclusão e Diversidade na instituição, destinado a promover a construção de uma cultura inclusiva e diversa, com ênfase na empregabilidade, na representatividade e no desenvolvimento de pessoas em situação de vulnerabilidade e/ou que não tiveram as mesmas oportunidades.